A energia solar armazenada em “baterias de areia” pode ajudar os finlandeses a passar pelo longo inverno frio. Ainda mais após a Rússia interromper seu fornecimento de gás e eletricidade, tornando o inverno ainda mais difícil.

Assim, os jovens engenheiros Tommi Eronen e Markku Ylönen desenvolveram a nova tecnologia. Sendo, então, os fundadores da Polar Night Energy, mas que poderá ter uso em qualquer lugar do mundo.

Areia auxiliando a energia solar

No Brasil, as pessoas já se acostumaram a ligar as areias da praia com um material quente que queima os pés. No entanto, para a ciência, essa visão foi mais adiante, permitindo que esse material ajudasse na sustentabilidade.

Assim, vários grupos de pesquisa estão testando os limites da areia como armazenamento de energia solar. Contudo, a dupla é a primeira a montá-la com sucesso em uma usina comercial.

energia renovável

Dessa forma, cerca de 100 toneladas do material fino, empilhadas dentro de um silo, entraram em operação em uma usina na cidade de Kankaanpää, no sudoeste do país. Bem como, os testes se iniciaram no final de maio – assim como Putin cortou o país em retaliação por ingressar na Otan.

Como funciona a bateria de areia

A princípio, é uma estrutura bastante simples, sendo uma torre alta e cinzenta é preenchida com areia de baixa qualidade. Então, é carregada com o calor do excesso de eletricidade que veio da energia solar e eólica.

Assim, funciona por um processo de nome “aquecimento resistivo”. Ou seja, a geração de calor acontece através do atrito da corrente elétrica que passa por qualquer material que não é supercondutor. Então, o ar quente circula no recipiente através de um trocador de calor.

Além disso, a areia pode armazenar calor em torno de 500ºC por vários meses, fornecendo uma valiosa reserva de energia mais barata durante o inverno. Portanto, quando necessário, a bateria descarrega o ar quente.

baterias solar

Dessa forma, aquecendo a água na rede de aquecimento urbano que serve a cidade de Tampere. Bem como, residências, escritórios e até mesmo a piscina local tem os benefícios da bateria de areia para energia solar.

“Não há realmente nada de chique lá”, diz Markku sobre o armazenamento. “A parte complexa acontece no computador, pois precisamos saber como a energia, ou calor, se move dentro do armazenamento.  Para que, assim, saibamos o tempo todo quanto está disponível e a que taxa podemos descarregar e carregar.”

A areia é um material considerado sustentável?

A grande bateria instalada na usina de Vatajankoski usa areia de um poço de areia próximo. Contudo, a demanda pelo material de construção deve aumentar em 45% nos próximos 40 anos, de acordo com um estudo holandês do início deste ano. Além disso, a areia de construção é normalmente extraída de rios e lagos, e os “piratas da areia” estão acelerando sua perda desses ecossistemas.

Mas no que diz respeito aos engenheiros finlandeses, realmente não importa de onde vem a areia. Embora a areia do construtor tenha sido usada para o protótipo, as baterias de areia funcionam com qualquer tipo que tenha uma densidade alta o suficiente, dentro de certos parâmetros termodinâmicos.

Na verdade, o foco é menos na areia, e realmente tudo “sobre ajudar os setores de energia solar e eólica a crescer”, acrescenta. “Achamos que este é apenas um dos componentes-chave para fazer uma sociedade com uma produção realmente alta de energia eólica e solar.”

Posts Similares