A Índia acaba de dar um ótimo exemplo de como tecnologia e cultura podem se conectar para o bem do planeta. Agora, a região próxima do Templo do Sol construído há milhares de anos conta com produção de energia solar.

Essa foi uma bela forma de incentivar a história e cultura local em harmonia com o desenvolvimento social. Assim, além da permanência do templo para os cidadãos, eles serão beneficiados com a produção e chegada de energia solar no local e na região ao redor.

Visita da ONU ao projeto de energia solar indiano

A primeira vila movida a energia solar da Índia está dando um exemplo de “reconciliação entre a humanidade e o planeta”, de acordo com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres.

O chefe da ONU visitou Modhera em Gujarat, como parte de uma viagem de três dias ao país. 

Um projeto de energia solar com início em 2021 forneceu a seus milhares de moradores energia renovável mais do que suficiente para abastecer suas casas.

Custou um total de 8,3 milhões de euros, metade pago pelo governo de Gujarat e metade pelo governo da Índia.

A vila agora tem cerca de 12 hectares de terra cobertos com painéis solares e telhados em cerca de 1.300 casas, gerando 1kW de energia. Isso é mais do que as pessoas que vivem lá usam diariamente, o que significa que a energia também pode ser realimentada na rede elétrica.

De acordo com o governo de Gujarat, os moradores da vila poderiam economizar entre 60 e 100 por cento de suas contas de eletricidade.

Em outubro, o primeiro-ministro Narendra Modi declarou Modhera a primeira vila da Índia alimentada por energia solar 24 horas por dia, sete dias por semana.

Impressões do local e sua história

Na quinta-feira, os moradores disseram a Guterres que estavam economizando em suas contas de energia e estão felizes em usar energia limpa que não prejudica o meio ambiente. O secretário-geral da ONU visitou o secular Templo do Sol de Modhera, fazendo referência à ligação entre sua história antiga e a inovação atual.

Energia solar e cultura na Índia
Energia solar e cultura na Índia.

“Há mais de mil anos, os ancestrais daqueles que vivem hoje nesta aldeia construíram este maravilhoso Templo do Sol. E eles fizeram isso reconhecendo que a origem de toda a energia que temos na Terra vem desta estrela.” disse ele.

Ele acrescentou que neste local onde o Templo do Sol foi construído há mais de mil anos, havia um novo “Templo do Sol” que foi baseado na energia solar e no fato de que a energia solar está transformando a vida das pessoas desta vila.

Guterres disse que o projeto de energia solar está tornando Modhera mais saudável, dando-lhes mais prosperidade, mas ao mesmo tempo contribuindo para resgatar nosso planeta de uma mudança climática que ainda está aumentando sem controle.

Quer ficar atualizado?

Quer ficar atualizado sobre as últimas notícias e tendências sobre energia solar? Então siga o blog da Solfácil que oferece o que há de melhor de conteúdo para o consumidor final ou integrador sobre a geração de energia distribuída!

Posts Similares