Existe uma ferramenta potente que vai auxiliar os atendentes da sua empresa a prestarem os melhores serviços para os seus clientes: o gerenciador de WhatsApp.
Ela é uma das principais ferramentas de atendimento por WhatsApp que vão ajudar a ter mais sucesso na busca por engajamento e contato com os clientes. Graças a uma simples plataforma, será possível permitir que vários atendentes utilizem o aplicativo simultaneamente e centralizem todos os canais do negócio (WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, chat, e-mail, etc.) em uma única plataforma.
Além disso, um gerenciador de WhatsApp conta com recursos como chatbots (robôs de conversação), mensagens automáticas e relatórios de desempenho detalhados para auxiliar na gestão dos atendimentos.
Neste post, você vai entender melhor por que é importante ter um gerenciador de WhatsApp na sua empresa, quais seus benefícios e vantanges competitivas e descobrir qual é o melhor gerenciador de WhatsApp. Continue a leitura para saber mais!
A importância do WhatsApp nos negócios
O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados do Brasil. E sabendo que muitas pessoas o utilizam diariamente, seria uma forma de desperdício usá-lo apenas para fins pessoais, não concordam? Aos poucos, o aplicativo se tornou mais uma forma de comunicação entre clientes e empresas. Afinal, é muito fácil — e ágil — entrar em contato com uma empresa por meio de uma simples mensagem no WhatsApp.
Assim como também é útil que uma empresa utilize seus contatos no aplicativo para estreitar a relação com seus consumidores, desta forma, catapultando as chances de vender e garantir a satisfação de quem consome seus produtos e serviços. Outra vantagem do aplicativo no mundo empresarial é a oportunidade de participar de grupos de interesse, como o da sua própria área de atuação.
Por exemplo, muitos empreendedores e empresário fazem parte de grupos de WhatsApp para trocar experiências, ideias, empreitadas. Desta forma, fortalecendo as estratégias de suas companhias.
Além de versátil, ágil e prático, o WhatsApp também permite que as empresas profissionalizem seu por meio de sua versão voltada para negócios, o WhatsApp Business: uma ferramenta bastante recomendável, já que facilita a performance de seu atendimento para com os consumidores.
WhatsApp Business
Lançado em 2009, o WhatsApp ganhou uma versão voltado para negócios em 2018, o WhatsApp Business. Por meio de seu uso, é possível criar um perfil empresarial com descrição de produtos e serviços, mensagens automáticas para tirar as dúvidas mais importantes dos consumidores, análise estátisticas sobre o envio de mensagens, recebimento, leitura de conversa e demais pontos.
Entre as principais métricas e taxas que podem ser analisadas pelo WhatsApp Business são:
- Recebimento de mensagens: exibe a relação percentual entre o número de pessoas que receberam uma mensagem e o número total de pessoas para as quais as mensagens foram enviadas;
- Aberturas de mensagens: exibe a relação percentual entre o número de pessoas que abriram uma mensagem e o total de pessoas para as quais as mensagens foram enviadas;
- Respostas de mensagens: exibe a relação percentual entre o número de pessoas que responderam às mensagens enviadas e o número total de pessoas para as quais as mensagens foram enviadas;
- Visualização do status: exibe o número de pessoas que visualizaram o seu status.
Com estas informações, será possível compreender o engajamento da sua base de contatos e clientes, além de ter a oportunidade de enxergar pontos de desenvolvimento (tanto para o texto da mensagem, como na qualidade da base de contatos e do conteúdo do seu status).
Além disso, graças a possibilidade de recebimento de tantas informações, se torna importante realizar o gerenciamento destes dados. E a forma de fazer isso é por meio da gestão do aplicativo, que pode ser feito com o auxílio de um gerenciador de WhatsApp.
Leia também: Qual a vantagem de usar o WhatsApp Business para o Integrador Solar?
O que é um gerenciador de WhatsApp?
Sabendo que o WhatsApp se tornou o aplicativo de mensagens mais popular do mundo, muitas atualizações foram aplicadas a ele para aumentar sua utilização. E uma delas o transformou em uma grande máquina para empresas. Por isso, se tornou primordial ter a sua empresa alocada no WhatsApp, como vimos anteriormente.
E um gerenciador de WhatsApp nada mais é que uma ferramenta que integra toda a comunicação feito dentro do aplicativo em um único lugar, para facilitar seu manuseio.
Por meio de um gerenciador de WhatsApp, uma empresa consegue organizar seus atendimentos, obter KPI’s estratégicos para tomadas de decisão importantes, distribuir chamadas, entre outros. E o melhor, sem precisar que todos os atendentes utilizem o mesmo ambiente virtual — algo que acontece hoje no WhatsApp Web, por exemplo.
Como funciona um gerenciador de WhatsApp?
Imagine só ter a possibilidade de conectar o WhatsApp da sua empresa com uma plataforma que o transforme em uma ferramenta de gerenciamento de interações com os clientes.
Pois, bem, isso é exatamente como um gerenciador de WhatsApp vai funcionar. Desta forma, será possível ter uma melhor visibilidade das mensagens que chegam, permitir que múltiplos atendentes utilizem um único número e tenham acesso a um mesmo painel, e que haja um atendimento mais assertivo e agilidade. Além disso, será uma maneira de agilizar a padronização da comunicação da sua companhia.
É assim que um gerenciador de WhatsApp funciona, em sua essencia — além de contar com diversos outros utilitários para facilidade o dia a dia da sua empresa.
Leia mais: Quanto custa uma conta comercial no WhatsApp?
Por que fazer gestão do WhatsApp da sua companhia?
Por si só, a ferramente do WhatsApp Business é um bom motivo para realizar a medição da dinâmica do seu WhatsApp, já que conta com métricas básicas essenciais e pode ser obtido de maneira gratuita. Ainda assim, existem outros motivos pelos quais você deve obter uma plataforma de gerenciamento de WhatsApp. A seguir, confira alguns motivos:
Auxílio no gerenciamento dos atendentes
A partir de dois ou mais atendentes, já é possível começar a considerar a possibilidade de aderir uma maneira de realizar a gestão do setor de atendimento. Isso porque vários atendentes com múltiplos números de WhatsApp podem tornar sua operação desgastante, improdutiva e até mesmo confusa — um grande desafio.
Ou, imagine o seu cliente tendo várias opções de contatos para um único destino. Isso será desorganização e, para piorar, não será uma boa experiência para o seu cliente! Com tantos canais, gerenciar o nível e a qualidade do seu atendimento vai precisar de uma plataforma que consiga simplificar essa tarefa.
Dessa forma, com um gerenciador de WhatsApp, você tem menos trabalho para analisar a performance do seu atendimento para com o cliente via o aplicativo. Além disso, será possível dar ao seus consumidores um atendimento mais rápido e padronizado, já que vários clientes utilizarão apenas um só número.
No mundo empresarial, tempo é dinheiro!
Uma tendência cada vez mais consolidade no mercado é a automatização de mensagens durante um atendimento ao cliente. No WhatsApp, também não é diferente.
Caso você não realize a gestão do seu WhatsApp, será difícil compreender em quanto tempo os atendimentos com os clientes são feitos — desta forma, possibilitando uma oportunidade para tentar reduzir e otimizar seus atendimentos, a partir da métrica de compreensão do tempo de atendimento médio de cada contato.
Isso é importante, pois, como mencionamos anteriormente, o WhatsApp é uma plataforma que requer rápido atendimento. Caso seu cliente tenha de esperar muito para um simples contato, é muito provável que ele busque algum concorrente em breve. Por isso, é hora de agir e aumentar a velocidade de envio das suas mensagens.
É difícil monitorar todas as mensagens e interações sem um gerenciador de WhatsApp
Se com apenas um atendente a gestão do atendimento da sua empresa já é difícil, imagine ter que lidar com múltiplos colaboradores para um só função? A vantagem de contar com uma ferramenta de gerenciamento de WhatsApp é a possibilidade de ter controle total de cada interação realizada dentro um de terminado período.
Desta forma, você conseguirá analisar todas as conversas, as respostas de seus atendentes e em quanto tempo tudo isso é feito. Com essas informações, será mais fácil propor novas abordagens e estratégias, reconhecer quais são os melhores atendentes (desta forma, podendo dar bônus de atividade para a equipe, entre outros) e resolver problemas na comunicação.
Claro, é possível fazer a gestão sem um gerenciador de WhatsApp, mas será uma medida que, a longo prazo, estará mais suscetível a erros e demandará mais esforços de sua parte.
Analise a produtividade da equipe
Sem o auxílio de uma plataforma de gerenciamento de WhatsApp, será quase impossível compreender as taxas de recebimento, abertura, leitura e envio de mensagens de comunicação para com seus clientes.
Em outro cenário, imagine que sua equipe de atendimento está enviando mensagens a mais ou mensagens para contatos inexistentes? Isso é perda de tempo e produtividade, que vai comprometer com o todo do seu negócio. Com uma plataforma de gerenciamento de WhatsApp, esses problemas poderão ser sanados com simples cliques!
Leia também: Como atrair consumidores para a energia solar?
Qual é o melhor gerenciador de WhatsApp?
Sabendo da importância de um gerenciador de WhatsApp para um negócio, o mercado passou a desenvolver múltiplas plataformas para otimizar e quantificar as interações da sua equipe de atendimento com seus clientes. Listamos aqui 8 das melhores opções para que você encontre uma ferramenta que case com sua proposta de negócio. Conheça-as a seguir:
1. Polichat
O Polichat consegue reunir vários atendentes em um único número de WhatsApp, ajudando a centralizar o atendimento digital da sua companhia. Com ele, também é possível distribuir conversas por departamentos, integrar canais de WhatsApp, Facebook e chat, programar o envio de mensagens automáticas fora do horário comercial e apurar pesquisas de satisfação com seus clientes.
Além disso, a plataforma conta com um painel de controle para monitoramento de métricas de atendimento e avaliação de desempenho dos colaboradores.
2. Maxbot
O Maxbot consegue combinar marketing e atendimento por WhatsApp em uma única plataforma. Com ele, é possível centralizar vários atendentes em um único número e sem um envio de mensagens limitado.
Além disso, ele dispõe de filtros de segmentação para clientes, que ajudam a organizar seus contatos com a base de números. A plataforma também oferece chatbots de interação com opções de programação de data e horário de envios de mensagens.
3. ChatPro
O ChatPro oferece uma solução de multiatendimento por WhatsApp, auxiliando na produtividade dos seus colaboradores. Seu sistema permite o envio de mensagens por imagem, áudio, vídeos e anexos, além de organizar o time por departamento e com opções de pré-atendimento automatizado.
Com uma interface muito semelhante ao do próprio WhatsApp Web, é possível reduzir o tempo com treinamento dos colaboradores. Nele também é possível obter relatórios completos com os principais indicadores de atendimento.
4. Anota AI
Já o Anota AI é conhecido como uma das ferramentas de atendimento por WhatsApp mais inovadoras do mercado, cuja especialidade é voltada para restaurantes e franquias de alimentação que atuam com delivery. Movido através de um atendente virtual por inteligência artificial (IA), será possível esclarecer as dúvidas mais frequentes dos clientes, enviar um cardápio digital ou notificar sobre o andamento do pedido, por exemplo.
Na prática, ele é, essencialmente, uma espécie de para WhatsApp — que pode ser integrado a outras plataformas, como o Instagram e o Facebook, por exemplo — automatizando todo o atendimento com o cliente. Graças à Inteligência Artificial, o Anota AI consegue interpretar as mensagens enviadas pelos clientes e gerar respostas precisas, poupando o tempo e esforço da equipe de atendimento.
5. SacDigital
A SacDigital dcria perfis com todos os dados dos clientes desde a primeira interação, permitindo o atendimento simultâneo de vários operadores, além de disponibilizar recursos de automação e um serviço para gestão de contatos. Outros destaques incluem envios de mensagem em massa e geração de relatórios detalhados das interações pelo WhatsApp.
6. Mktzap
A Mktzap é uma plataforma de relacionamento digital que unifica os canais de atendimento da empresa em um único canal. Com ela, você integrar o atendimento por WhatsApp com outros aplicativos e demais canais de comunicação utilizados pela empresa, com muitos recursos à disposição: como a distribuição automática de atendimentos, controle de desempenho de cada atendente, acompanhamento do andamento das conversas, além da obtenção de dados sobre seus clientes.
7. Plug Digital
A Plug Digital é uma solução de atendimento por WhatsApp para a gestão de múltiplos atendentes. Por meio do painel de controle, será possível acompanhar cada conversa, além de obter gráficos de desempenho para compreender o fluxo de atendimento geral. Esta ferramenta também oferece relatórios detalhados e opções de personalização de pesquisas e menus.
8. Sirena
Sirena é uma ferramenta que une vendas e atendimento pelo WhatsApp em uma única plataforma. Ele centraliza as conversas e oferece recursos como múltiplo atendimento, chatbots, algoritmos de atribuição automática e distribuição das conversas. Seu sistema também oferece lembretes e dicas para os atendentes, além de outras ferramentas para cotação e registro de vendas.
Leia também: Como encontrar clientes para instalação de energia solar?
Energia Solar em seu negócio com Solfácil
Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.
É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em seu negócio e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.