Aderir à conta comercial do WhatsApp pode ser uma boa ideia para integradores de energia solar que buscam formas de aprimorar o atendimento prestado aos clientes. Afinal, 87% dos brasileiros usuários de smartphones usam mensagens instantâneas para se comunicar, e esse é o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil.

Empresas e prestadores de serviço que utilizam ferramentas de mensagem como o WhatsApp reduz o tempo de atendimento e estreitam o relacionamento com o cliente de  maneira  eficiente, personalizada e segura. 

Confira a seguir tudo o que você precisa saber para ter uma conta comercial no WhatsApp.

O que é o WhatsApp Business e como ele funciona? 

Essa é a versão do WhatsApp que é exclusiva para empresas. Se diferencia da conta pessoal por oferecer algumas ferramentas e recursos interessantes para quem tem seu próprio negócio. 

Está disponível para aparelhos Android e iOS e pode ser obtido pela loja de aplicativos. Nessa versão, é possível adicionar a descrição do seu negócio e dos serviços oferecidos, horário de atendimento, localização no mapa, e-mail para contato e link do seu site, se houver. 

Entenda melhor o Whatsapp comercial ou Business
Entenda melhor o WhatsApp comercial ou Business.

A ferramenta também conta com um sistema automático de mensagens, que possibilita programar uma saudação quando um cliente entra em contato e informar ausência ou tempo estimado para resposta de acordo com o horário de atendimento ou fluxo de mensagens. 

Atualmente, o WhatsApp disponibiliza dois tipos de contas comerciais: a oficial e a padrão. 

A conta comercial oficial é também conhecida como conta verificada, pois disponibiliza que o contato da sua empresa no WhatsApp apareça com o nome visível na lista de transmissão, tela de bate-papo, grupo de bate-papo e na visualização de contatos no lugar do número de telefone.

Esse modo de visualização independe se os outros contatos têm ou não seu número salvo em seus smartphones. 

Além disso, contatos que têm a versão oficial da conta comercial também contam com um selo verde ao lado do nome de exibição na visualização de contatos, o que indica que esse é o contato oficial da empresa em questão.

O Whatsapp é uma ferramenta crucial para o atendimento dos seus clientes
O WhatsApp é uma ferramenta crucial para o atendimento dos seus clientes.

Essa verificação da conta é concedida pelo próprio WhatsApp, que não revela os critérios utilizados para que isso aconteça. Sendo assim, a versão oficial é direcionada para poucas empresas, que já possuem certa notoriedade com sua marca. 

A conta comercial padrão é também chamada de conta confirmada. O nome da empresa fica visível na visualização de contatos, em uma letra menor, enquanto todas as outras visualizações exibirão o número de telefone.

As informações comerciais da empresa, como site, endereço e horário de atendimento, podem ser preenchidas, oferecendo um perfil completo a respeito do negócio ou do serviço oferecido. 

Confira a seguir porque vale a pena para você, enquanto integrador solar, aderir à conta comercial do WhatsApp.

Por que é importante o integrador solar ter uma conta comercial?

Apesar de ser majoritariamente utilizado por usuários comuns, o WhatsApp se tornou também uma importante ferramenta de trabalho. E certamente pode ser muito útil também para você, integrador solar. 

Entenda porque é importante ter uma conta comercial
Entenda porque é importante ter uma conta comercial.

Quando o WhatsApp Business foi lançado em 2018, uma pesquisa feita pela consultoria Morning Consult a pedido do Facebook mostrou que 4 entre 5 empresas já usavam o aplicativo para se comunicar com seus clientes.

Foi assim que a versão do WhatsApp pensada especificamente para uso nas empresas foi lançada, como iniciativa para sua entrada oficial no mercado de comunicação empresarial.

Segundo o que consta no site do próprio aplicativo, sua versão Business foi desenvolvida para atender a demanda de pequenos empreendedores, que precisavam de um meio de comunicação mais direto e eficiente com seus clientes e público-alvo.

Os principais diferenciais que essa versão oferece e que podem ser aproveitados pelos integradores de energia solar são as possibilidades de personalizar conversas e de organizar as compras e serviços fechados com cada cliente. Assim, se torna também uma ferramenta para auxiliar na gestão do seu trabalho e da sua carteira de clientes. 

Pensando pela perspectiva do cliente, conversar com uma conta profissional passa mais confiança e credibilidade. Além disso, também oferece diretamente ao cliente as principais informações a respeito do seu trabalho, possibilitando que ele saiba o essencial antes mesmo de entrar em contato. 

Quais os motivos para usar uma conta comercial
Quais os motivos para usar uma conta comercial.

Com a ferramenta para programar mensagens automáticas, a conta comercial torna a interação inicial entre empresa e cliente mais rápida e prática, informando também sobre os horários de atendimento.

Isso é útil principalmente quando as mensagens são enviadas fora do seu horário de trabalho ou você precisa de um tempo para respondê-las. 

Para ter uma conta no WhatsApp Business, basta ter um empreendimento (embora não seja necessário ter CNPJ), possuir um número de celular que não esteja vinculado ao seu WhatsApp pessoal e informar endereço de e-mail, site ou rede social. 

Confira a seguir quanto custa ter uma conta comercial do WhatsApp. 

Quanto custa uma conta comercial?

As versões do WhatsApp são gratuitas, o que vale também para a conta comercial. Sendo assim, você pode aderir ao WhatsApp Business sem qualquer preocupação com gastos extras no orçamento de seu negócio. 

Em breve, entrará em funcionamento o WhatsApp Premium, uma versão paga que será implementada no modelo Business.

Veja quanto você precisa investir para ter uma conta comercial
Veja quanto você precisa investir para ter uma conta comercial.

A Meta, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, está desenvolvendo essa novidade para oferecer alguns recursos ainda mais diferenciados aos clientes que têm contas comerciais. 

Assim, o aplicativo passará a cobrar uma assinatura para um público mais restrito. O empresário ou empresa escolhe se deseja aderir ao plano ou não. Alguns detalhes da modalidade já estão disponíveis nas atualizações beta para Android, iOS e desktop.

Essa versão vai permitir a vinculação da conta em até 10 dispositivos, e a criação de links comerciais personalizados (que já estão liberados, mas com o plano de assinatura passam a oferecer outras opções). 

Como essa versão ainda não foi lançada oficialmente, ainda não se sabe muitos detalhes sobre ela. Outros dados, como o valor e as funções incluídas e até mesmo a data de lançamento devem ser divulgadas futuramente. 

Independente disso, a versão atual do WhatsApp Business permanece gratuita. É hora de aderir a essa inovação e garantir a otimização do seu trabalho como integrador solar! Confira a seguir as principais ferramentas que podem ser exploradas na conta comercial.  

Quais as ferramentas do WhatsApp Business?

A conta comercial do WhatsApp oferece diversos recursos e ferramentas para ajudar você a gerenciar seu negócio de energia solar com eficiência e praticidade. 

Com a ferramenta Catálogo, por exemplo, é possível exibir e compartilhar seus produtos e serviços diretamente da sua conta comercial. Você pode adicionar foto, descrição, valores e links de redirecionamento para o site, caso tenha. 

Quais são as ferramentas que diferencial o Whatsapp comercial do comum
Quais são as ferramentas que diferencial o WhatsApp comercial do comum.

Através da criação de links curtos, você facilita o processo para que potenciais clientes entrem em contato com você para obter mais informações sobre seus serviços.

Há também o recurso das etiquetas. Com elas, você pode organizar as conversas com seus clientes em  categorias, como “Novos clientes” ou “Pagamento pendente”, por exemplo. Assim, é possível priorizar as mensagens mais relevantes ou urgentes, e simplificar a organização de pedidos. 

As ferramentas de mensagem, como já mencionadas anteriormente neste artigo, são também de muita utilidade. Elas vão te ajudar a preparar suas respostas com antecedência, otimizando seu atendimento.

Você pode criar uma mensagem de saudação para ser disparada assim que o cliente entra em contato, e também uma mensagem de ausência, para ser enviada quando você não estiver disponível para responder, informando seu horário de atendimento.

Além disso, há também a possibilidade de criar respostas rápidas para perguntas frequentes. 

Além dessas ferramentas utilitárias, é possível obter relatórios estatísticos a respeito do número de mensagens entregues, lidas, recebidas e enviadas. Isso pode ser útil para verificar se as campanhas de marketing estão tendo os resultados esperados, por exemplo. 

Confira no próximo tópico como criar sua conta comercial no WhatsApp. 

Como criar uma conta comercial? 

Criar uma conta no WhatsApp Business é muito simples. O primeiro passo é baixar o app na Google Play Store ou na App Store, buscando por “WhatsApp Business”.

Em seguida, abra o aplicativo e aceite as permissões solicitadas. Depois, é só fornecer o número da sua empresa e clicar em “Avançar”.  Autorize o aplicativo a ter acesso às mensagens SMS para confirmar o código de verificação enviado.

O próximo passo envolve a configuração do perfil da sua empresa. Adicione o nome e uma foto de sua preferência. O nome não pode ser alterado, portanto confirme os dados antes de prosseguir. 

Vamos lhe ensinar a criar uma conta comercial
Vamos lhe ensinar a criar uma conta comercial.

Na aba “Configurações” do aplicativo, é possível acrescentar e editar informações da empresa, como alterar a foto, adicionar uma descrição do seu negócio, definir a localização no mapa, informar o horário de atendimento, e-mail para contato e link de acesso ao site da empresa.

Essa é uma das etapas mais importantes, assegurando que potenciais clientes tenham acesso a todas as informações necessárias e corretas para conhecer o seu trabalho. 

Essas são as orientações para quem deseja começar uma conta empresarial do zero, mas também é possível transformar uma conta pessoal em uma conta comercial na versão empresarial do aplicativo.

Usando uma conta comercial, você notará como os recursos oferecidos pelo aplicativo vão otimizar seu trabalho e torná-lo mais prático e eficiente. 

Se procura ainda mais resultados como integrador solar, seja um parceiro Solfácil! Clique aqui e entre em contato conosco. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares