O WhatsApp se tornou uma ferramenta de comunicação amplamente utilizada em todo o mundo, incluindo também empresas e corporações em geral. Os muitos recursos que o aplicativo oferece possibilitam que sua equipe de vendas se comuniquem de forma eficiente e colaborativa, seja entre seus próprios colaboradores, seja em contato com potenciais clientes. 

O app é considerado atualmente uma das ferramentas mais valiosas para o gerenciamento de contatos, o que facilita o acompanhamento e o follow-up com os clientes.

Com o WhatsApp, a equipe de vendas podem se comunicar facilmente com seus leads, sempre em busca de melhores resultados com as vendas.

Confira a seguir algumas dicas que vão fazer do WhatsApp um verdadeiro aliado para melhorar a conversão da sua equipe de vendas.

Organize a lista de contatos da equipe de vendas

Manter uma boa organização da sua lista de contatos é essencial para garantir que a rotina do seu dia a dia profissional seja fluída e produtiva.

Mantenha seus contatos organizados
Mantenha seus contatos organizados

Por isso, antes mesmo de pensar em como abordar potenciais clientes pelo WhatsApp, organize seus contatos e salve-os de maneira que consiga encontrá-los facilmente depois.

Uma boa dica é identificar cada um de acordo com a etapa do funil de vendas em que se encontra, e renomeá-los conforme forem avançando no processo. Assim, além de organizar os contatos, você também agrupa aqueles que estão em um mesmo estágio da jornada de compras. 

Isso certamente vai facilitar seu trabalho na hora de enviar conteúdos segundo seu planejamento estratégico, evitando qualquer problema, como perder o histórico de conversas.

Crie listas de transmissão 

Listas de transmissão são listas de contatos configuradas pelo próprio usuário do WhatsApp, para envio de mensagens para grandes quantidades de pessoas de uma só vez. As mensagens são entregues para todos os contatos da lista que tenham seu número salvo no celular.

É um recurso muito interessante pois facilita a comunicação com mais pessoas, sem gerar os incômodos geralmente relacionados aos grupos de WhatsApp. 

Hoje em dia, ser abordado sem autorização prévia por uma empresa via WhatsApp  pode ser motivo suficiente para gerar uma má impressão. Para não ser invasivo e causar esse desconforto, o ideal é pedir autorização antes de adicionar um novo contato em uma lista de transmissão.

Listas de transmissão é um recurso importantíssimo
Listas de transmissão é um recurso importantíssimo

Mencione como isso pode ser interessante, isso aumenta as chances de você receber um retorno positivo. 

Pelas listas de transmissão, você pode organizar seus contatos de maneira segmentada, de acordo com as etapas do funil de vendas, por exemplo, ou conforme julgar mais prático. Assim, pode enviar mensagens personalizadas para diferentes grupos de pessoas, o que é muito útil para o marketing. 

Esse recurso vai facilitar e agilizar o trabalho da equipe de vendas, e, ao mesmo tempo, criar uma maior conexão e humanização no atendimento prestado. E lembre-se de focar na qualidade em vez da quantidade, para garantir que o diálogo seja o mais natural possível. 

Faça um planejamento de conteúdo 

Com seus contatos e suas listas de transmissão devidamente organizados, é hora de fazer um planejamento estratégico sobre os conteúdos que serão enviados por WhatsApp. Um cronograma vai te ajudar a ter um melhor direcionamento para guiar a persona da empresa pelas etapas do funil.

Pense o tipo de conteúdo que deve ser enviado em cada lista de transmissão, qual a frequência adequada e como variar os formatos para chamar mais atenção e manter seus contatos interessados no que sua empresa tem a oferecer.

Isso vai possibilitar que sua equipe de vendas construa uma conexão maior e de confiança com seus potenciais clientes.

Um bom planejamento de conteúdo, é crucial para sua equipe de vendas
Um bom planejamento de conteúdo, é crucial para sua equipe de vendas

Investir em estratégias de marketing é uma boa ideia nesse sentido, para ajudar a gerar mais valor à marca e educar pessoas interessadas em investir em energia solar sobre esse assunto.

Por meio do WhatsApp, você pode compartilhar textos de blogs, notícias e tendências do mercado de energia solar, vídeos com curiosidades, e assim por diante. 

Pense sempre em entregar algo que seja relevante para o público, e lembre-se de pedir feedbacks e sugestões de temas que seus contatos teriam interesse em saber mais. 

Use o app para fazer follow-up

O follow-up de vendas é o processo de manter contato com um potencial cliente durante a sua jornada de compra. É uma forma de manter o interesse do cliente, identificar suas necessidades, construir um relacionamento com ele e, assim, aumentar as chances de fechar a venda. 

Há várias maneiras de usar o WhatsApp para fazer follow-up, como por meio de lembretes configurados para te ajudar a lembrar dessa tarefa, sem deixar nenhum cliente para trás.

Veja como o Whatsapp ajuda a manter um bom Follow up
Veja como o Whatsapp ajuda a manter um bom Follow up

Também é possível integrar o WhatsApp com ferramentas de CRM, o que permite o gerenciamento e o follow-up de contatos de forma mais eficiente.

É importante que a equipe de vendas da sua empresa tenha uma estratégia clara de follow-up e que use os recursos disponíveis no WhatsApp de forma eficiente e consistente para maximizar as chances de conversão.

Explore outras versões do app 

Muitas pessoas estão acostumadas apenas com a versão convencional do WhatsApp, que é acessada diretamente pelo celular e usada para troca de mensagens entre amigos, familiares e colegas de trabalho.

Mas há outras versões do app que podem ser muito úteis para sua equipe de vendas, como o WhatsApp Business e o WhatsApp Web.

O WhatsApp Business nada mais é que uma versão comercial da ferramenta, criada para facilitar o atendimento de pequenas, médias e grandes empresas e seu relacionamento com os clientes.

Além disso, também ajuda a analisar métricas de desempenho para identificar quais estratégias dão melhores resultados.

Veja as versões que o Whatsapp tem, e as ferramenta que ele oferece
Veja as versões que o Whatsapp tem, e as ferramenta que ele oferece

Há diversos recursos interessantes que podem ser explorados pelo WhatsApp Business, como links e catálogos de produtos e serviços, possibilidade de automatização de mensagens e inserção de informações sobre a sua empresa. 

Já o WhatsApp Web é como uma extensão da sua conta no app, utilizada diretamente pelo computador. As mensagens que você envia e recebe são sincronizadas, e assim você pode visualizá-las no computador ou no smartphone.

Ao usar o WhatsApp Web, os integradores da sua equipe de vendas terão muito mais facilidade para gerenciar suas listas de transmissões e demais formas de contato, já que o formato oferece mais acessibilidade e flexibilidade. 

Divulgue as redes sociais e o WhatsApp da empresa

Você também deve usar o WhatsApp para divulgar as outras redes sociais da sua empresa e vice-versa, para assim conquistar resultados ainda melhores e manter todas as mídias bem movimentadas e em sintonia. 

Vale a pena divulgar o número de contato pelo WhatsApp tanto nos locais de destaque de cada rede (como na bio e nos stories fixados do Instagram, por exemplo), quanto nos posts, assim você deixa essa informação acessível e tem a oportunidade de reforçá-la com certa frequência.

Mantenha suas redes sociais sempre atualizadas, e faça uma divulgação frequente
Mantenha suas redes sociais sempre atualizadas, e faça uma divulgação frequente

Insira o número na assinatura do e-mail marketing e deixe em local acessível no site da empresa. Isso vai servir para que mais e mais pessoas percebam que seu negócio está disponível pelo WhatsApp também. 

E, sempre que tiver um contato novo pelo app de mensagens, lembre-se de divulgar as redes sociais da empresa também. Dessa forma, você mantém a divulgação de todas as plataformas onde sua empresa está presente digitalmente. 

Automatize processos 

Para facilitar ainda mais o trabalho da sua equipe de vendas e obter melhores resultados em relação às conversões, que tal automatizar alguns processos? 

Com a ferramenta para programar mensagens automáticas, o WhatsApp Business torna a interação inicial entre empresa e cliente mais rápida e prática, informando também sobre os horários de atendimento.

Isso é útil principalmente quando as mensagens são enviadas fora do seu horário de trabalho ou você precisa de um tempo para respondê-las. 

Automatize alguns processos, para lhe dar agilidade e organização
Automatize alguns processos, para lhe dar agilidade e organização

Além dos recursos que o próprio WhatsApp disponibiliza, há também a possibilidade de contar com sistemas de CRM, que também permitem a programação prévia de envios e uma análise mais completa e aprofundada sobre o desempenho individual e coletivo em cada canal de aquisição e vendas.

Essa é uma opção interessante para acessar as interações estabelecidas com o lead em todos os canais de contato e entender o que ele precisa, por exemplo.

Ofereça um atendimento diferenciado

Por fim (mas definitivamente não menos importante), vale a pena pontuar a importância do uso do WhatsApp para aprimorar o atendimento prestado pela equipe de vendas, principalmente quando aliado a um bom CRM. 

O aplicativo de mensagem oferece a oportunidade de estar mais próximo dos seus potenciais clientes e oferecer um atendimento mais humanizado e personalizado.

Não é à toa que muitos clientes prefiram enviar mensagens para as empresas em vez de ficar esperando para serem atendidos pelo telefone. É uma maneira de trocar mensagens de um jeito mais ágil e objetivo, e tirar dúvidas sem burocracias e com profissionalismo.

É importante dar ferramentas para que sua equipe de vendas possa oferecer um atendimento personalizado
É importante dar ferramentas para que sua equipe de vendas possa oferecer um atendimento personalizado

Gostou das nossas dicas para obter melhores conversões pelo WhatsApp? Coloque-as em prática, adaptando as técnicas para a sua realidade e características da sua empresa.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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