Hoje em dia, ter um perfil comercial no Instagram pode servir como uma vitrine profissional online. Com mais de 95 milhões de usuários no Brasil, essa é uma das cinco redes sociais mais utilizadas em nosso país, e por isso é tão importante pensar em estratégias e ferramentas de gerenciamento da sua conta no aplicativo.

A facilidade de estabelecer uma conexão entre consumidores e empresas faz com que o Instagram seja muito mais do que uma simples rede social. É, também, uma poderosa ferramenta comercial, que pode até mesmo resultar em uma maior conversão de vendas. 

Além de ter um bom planejamento de conteúdo, ter uma presença eficiente nas redes sociais também envolve organização e análise de métricas. Além dos recursos que o próprio Instagram oferece, há outras ferramentas que são complementares em relação ao gerenciamento da conta. 

Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas ferramentas para gerenciamento de redes sociais que vão te ajudar a organizar seu perfil e melhorar o engajamento da sua empresa. Confira a seguir! 

Ferramentas de gerenciamento: Creator Studio

Essa é uma ferramenta desenvolvida pelo Facebook (que também é dono do Instagram) especialmente para criadores de conteúdo. É um gerenciador que atende ambas as redes sociais e possibilita a gestão de publicações diretamente do computador. 

Confira as principais ferramentas de gerenciamento para Instagram
Confira as principais ferramentas de gerenciamento para Instagram.

A ferramenta está disponível para quem possui uma conta comercial no Instagram, e fornece dados relevantes sobre o alcance e a interação do público com suas postagens.

Essas mesmas métricas podem ser conferidas no Instagram Insights, mas o diferencial do Creator Studio é disponibilizá-las para acompanhamento pelo PC. 

Além do acompanhamento de dados, seus recursos também incluem uma biblioteca de conteúdo, agendamento de posts, e acesso a mensagens diretas e comentários. Assim, todas as informações ficam reunidas em um só lugar, e diversas ações podem ser realizadas com apenas alguns cliques.

Como é um recurso desenvolvido e disponibilizado pelo próprio Facebook, é  totalmente gratuito.

Ferramentas de gerenciamento: mLabs

Essa é outra opção interessante para quem deseja otimizar o gerenciamento do seu Instagram comercial.

A mLabs é uma plataforma brasileira, que centraliza a gestão de várias redes sociais em um único lugar. Além do Instagram, é possível gerenciar contas no Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter e Pinterest. 

É uma ferramenta bem intuitiva e fácil de usar, e permite publicar no feed e nos Stories pelo PC. Ela organiza todas as publicações agendadas em um calendário, facilitando a visualização do seu cronograma de postagens, gera relatórios completos e analisa indicadores de desempenho do perfil. 

Diretamente da mLabs é possível também responder mensagens do Instagram e acompanhar a timeline, entre outras funções. O plano mais completo permite, inclusive, o monitoramento da concorrência.

Como o gerenciamento do seu Instagram pode otimizar seus resultados
Como o gerenciamento do seu Instagram pode otimizar seus resultados.

Você pode escolher entre dois planos que são cobrados mensalmente: um é mais básico e conta com menos recursos, e o outro conta com todas essas funcionalidades.

Há um período gratuito de testes por 7 dias, e as mensalidades custam a partir de R$ 4,13 no plano anual. É possível cadastrar outras pessoas para gerenciar um único perfil, sem custo adicional.

Ferramentas de gerenciamento: Planoly

A Planoly é a parceira oficial do Instagram, e é a plataforma ideal para quem gosta de manter um feed de publicações sempre organizado. Isso porque ela permite simular a exibição da grade de fotos ou vídeos do seu perfil antes que as postagens sejam realizadas. 

Outras funções interessantes incluem o agendamento de publicações, um calendário para conferir seu planejamento e uma área com estatísticas sobre o desempenho de cada conteúdo. 

A plataforma possui um plano gratuito, que permite o cadastro de uma conta no Instagram, limite de 30 envios por mês, encurtador de links e acesso a algumas estatísticas básicas. As assinaturas pagas custam a partir de 11 dólares por mês e disponibilizam mais recursos para o gerenciamento. 

Buffer

O Buffer é também uma das principais plataformas de gerenciamento para o Instagram. É todo em inglês e pode ser utilizado para diversos processos do monitoramento da conta, desde o planejamento de publicações até a análise do engajamento. 

Com essa ferramenta, é possível criar e agendar as suas opções para Feed e Stories e contar com recursos diferenciados, como para criar carrossel de imagens e mesclar fotos ou vídeos.

Neste artigo, trazemos as principais ferramentas de gerenciamento para o seu Instagram
Neste artigo, trazemos as principais ferramentas de gerenciamento para o seu Instagram.

O Buffer também fornece os melhores horários para publicações, a frequência ideal de postagens para um melhor engajamento e outras dicas importantes com base em estatísticas.

Sua versão gratuita oferece suporte para contas em três canais diferentes, com limite de 10 publicações agendadas por mês em cada um, mas não possibilita acesso às ferramentas de estatísticas.

A versão paga possui planos a partir de 5 dólares mensais e amplia os recursos de personalização e análise de dados. 

Ferramentas de gerenciamento: Buzzsumo

Outra ferramenta interessante para quem quer mais facilidade no gerenciamento da sua conta no Instagram é o Buzzsumo, que é focado em monitoramento de desempenho e geração de novos insights para a criação de conteúdos online. 

A ferramenta usa da coleta de artigos e do engajamento social para identificar tendências e reconhecer o que mais atrai o público, simplificando informações que possam ser úteis para produtores de conteúdo. Assim, contribui também com o monitoramento da reputação da empresa.

Um dos seus principais diferenciais é um recurso que ajuda a identificar influenciadores e personalidades ideais para suas campanhas de publicidade. Seu plano gratuito é limitado, mas há opções pagas a partir de 79 dólares ao mês na assinatura anual.

Ferramentas de gerenciamento: Quintly

A última ferramenta recomendada em nossa lista é a Quintly, focada em análise de dados de mídias sociais com API para integração.

A sigla API vem da expressão Application Programming Interface, que pode ser entendida como uma interface de programação de aplicação. É, basicamente, um recurso que possibilita a comunicação entre diversas plataformas.

Confira, como essas ferramentas otimizam o seu Instagram
Confira, como essas ferramentas otimizam o seu Instagram.

Na Quintly, você pode acompanhar o desempenho do perfil da sua empresa no Instagram e colher insights sobre clientes, concorrentes e até mesmo de influenciadores que podem ser interessantes para suas estratégias de marketing digital. 

A ferramenta oferece mais de 500 métricas em seus painéis, que são totalmente personalizáveis para que você possa analisar os dados relevantes para cada uma das suas redes sociais.

Além disso, a Quintly também conta com relatórios personalizados que podem ser criados e automatizados, com controle de acessos a informações privadas.

É uma plataforma paga, com teste gratuito por 14 dias, e planos personalizados a partir de 300 dólares por mês. A escolha das ferramentas ideais para o gerenciamento da sua conta comercial no Instagram vai depender dos objetivos traçados pelas suas estratégias de marketing.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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