A indústria brasileira é responsável por quase 40% da eletricidade consumida no Brasil. O alto consumo é consequência dos requisitos do sistema elétrico, e também de equipamentos como motores, bombas e compressores. Para minimizar os gastos, é importante avaliar propostas para eficiência energética nas indústrias.

Confira no artigo a seguir algumas iniciativas que vão te ajudar a diminuir o consumo de energia em sua indústria. 

Realize adaptações no ambiente

Algumas modificações simples podem ser feitas como forma de economizar ainda mais energia, como pintar as paredes com cores claras, e escolher mobília e demais acessórios internos da mesma tonalidade.

Essas adaptações deixa o ambiente mais claro, demandando menos de luz elétrica
Essas adaptações deixa o ambiente mais claro, demandando menos de luz elétrica

Esse tipo de adaptação contribui para deixar o ambiente mais amplo e leve, demandando menos uso da iluminação artificial. Assim, há menos necessidade de manter as luzes acesas durante o dia.

Instale domus de iluminação natural

Essa é considerada a melhor solução para economizar energia nas indústrias, proporcionando maior sustentabilidade a um projeto. Essas estruturas com aberturas estratégicas, que favorecem a entrada da luz solar, com capacidade para iluminar até oito vezes mais do que janelas de abertura equivalente. 

Mas as vantagens desse tipo de estrutura não param por aí. Além disso, promove maior bem-estar aos trabalhadores do local e proteção aos equipamentos, pois a luz não incide diretamente na área interna. Alguns domos possuem a funcionalidade de filtrar os raios ultravioleta, contribuindo para a saúde dos funcionários.

Dessa forma, o investimento em soluções para a iluminação natural produz retornos não apenas no que diz respeito à eficiência energética e nas faturas de energia, mas também na produtividade das equipes, que se sentirão mais confortáveis e dispostas para realizar suas atividades laborais.

Prefira lâmpadas de LED na indústria

As lâmpadas de LED são as líderes de escolha em projetos industriais, garantindo aspectos como sustentabilidade, durabilidade e economia.

O mais recomendado é investir em LEDs dimerizáveis, que possibilitam controlar a intensidade do brilho conforme o que é necessário para cada setor ou atividade. 

Outra oportunidade de economizar é optar pela instalação de sensores complementares para acionar e desligar as lâmpadas automaticamente. Essa é uma forma de aliar o máximo desempenho com o mínimo de consumo, garantindo que as luzes só permanecerão acesas durante o tempo necessário. 

Invista em ventilação natural

Climatizar um ambiente pode sair muito caro para uma indústria, devido à grande extensão dos ambientes e à necessidade de eletricidade para manter equipamentos como ar-condicionado, ventiladores e sistemas de exaustão forçada, entre outros.

Isso pode gerar despesas muito altas, que podem comprometer o planejamento orçamentário da empresa. 

Por essa razão, a melhor solução é investir em alternativas que favoreçam a ventilação natural para possibilitar o conforto térmico. Assim, é possível reduzir a necessidade do uso de climatizadores. 

As venezianas ajudam a deixar o ambiente mais fresco dentro da indústria
As venezianas ajudam a deixar o ambiente mais fresco

Venezianas industriais e lanternins são algumas das opções disponíveis no mercado para quem deseja investir nesse tipo de solução, e a melhor parte é que podem se adaptar a todo tipo de projeto industrial. 

Aposte no isolamento térmico na indústria

Além da ventilação natural, o isolamento térmico pode fazer toda a diferença quando o assunto é economia de energia em indústrias. O detalhe é que esse tipo de solução é mais indicado para locais onde as condições climáticas são mais severas, como regiões de frio ou calor intenso com temperaturas extremas. 

Para esses casos, vale a pena isolar as paredes e reforçar a espessura dos vidros das janelas. Essas são algumas opções viáveis para tornar o ambiente interno mais agradável, menos suscetível às mudanças de temperatura, e assim dispensar a necessidade de aparelhos climatizadores ou ao menos diminuir consideravelmente seu uso. 

Faça revisões periódicas nos equipamentos da empresa 

Manter a revisão dos equipamentos em dia ou trocá-los quando necessário é fundamental para evitar desperdícios de energia. Máquinas descalibradas ou mal reguladas comumente apresentam queda no seu desempenho, e consequentemente o consumo de energia elétrica para manter essas ferramentas de trabalho acaba sendo bem maior. 

Isso interfere diretamente nas contas de luz, principalmente se levar muito tempo até que o problema seja identificado e solucionado.

A depender da situação, pode ser mais vantajoso realizar a substituição de máquinas velhas por versões mais modernas e econômicas. Isso traz diversos benefícios, como melhor desempenho, maior consumo e, naturalmente, mais economia.

Conscientize seus funcionários

Assim como nas residências, a economia de energia nas indústrias também pode ser alcançada a partir da mudança de alguns hábitos, o que nem sempre é fácil. Nesse caso, o maior desafio fica por conta da conscientização dos trabalhadores, mas o resultado vale a pena. 

A conscientização dos funcionários com relação ao consumo de energia é uma medida que precisa de fato ser levada a sério nas indústrias, até mesmo porque esse setor representa as taxas mais elevadas de consumo. 

Mais do que investir em instalações sustentáveis, é fundamental também alertar os funcionários a respeito do assunto. Isso pode ser feito através de campanhas educativas, que promovam o uso racional dos recursos, o que vale até mesmo para atividades realizadas fora da empresa, já que o interesse é de todos

Além disso, é interessante compartilhar com frequência dicas de economia de energia, para que possam aplicar não apenas na rotina de trabalho, mas também na rotina doméstica.  

Flexibilize a agenda sa sua indústria

Você, gestor, provavelmente já sabe que determinadas tarefas podem ser agendadas visando obter o desempenho ideal dos funcionários e também o melhor aproveitamento possível dos recursos. Isso tem tudo a ver com planejamento estratégico, que é essencial para garantir uma boa gestão para o negócio

Tenha sempre uma boa organização na indústria
Tenha sempre uma boa organização.

Para isso, considere flexibilizar a agenda da sua indústria, visando aproveitar os momentos de maior incidência da luz natural para realizar as tarefas que mais dependem de iluminação. Organize sua equipe para não correr o risco de sobrecarregar a linha de produção industrial nos horários de pico (que geralmente é entre as 17h às 22h). 

Considere implantar painéis solares

Por fim, uma solução interessante com potencial para revolucionar o consumo de energia em sua indústria é o investimento em um sistema solar fotovoltaico. Os painéis solares são excelentes opções para reduzir as despesas com energia elétrica em indústrias, pois são capazes de suprir até mesmo as grandes demandas. 

A tecnologia envolvida requer um grande investimento, mas o custo-benefício compensa, já que há retorno financeiro após alguns anos da instalação. A economia nas contas de luz é cumulativa e virá em médio e longo prazo, e um bom sistema fotovoltaico pode durar cerca de 25 a 30 anos.  

Energia Solar em sua Indústria com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua indústria e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Gostou das dicas trazidas neste artigo? Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre o assunto.

Posts Similares