Aspectos relacionados à crise energética têm feito com que a procura por sistema de armazenamento de energia solar tenha crescido nos últimos anos. Os ganhos oferecidos por esse tipo de sistema já são reconhecidos pelo mercado, e cada vez mais pessoas estão interessadas em usufruí-los.

Em casos de falhas no abastecimento e falta de energia por parte da distribuidora, as baterias podem fornecer energia de emergência e garantir o fornecimento de eletricidade em instalações residenciais. Isso promove maior autonomia energética e segurança em relação ao abastecimento.

Como o segmento de energia solar conta com diversos tipos de produtos para armazenamento, é normal surgirem dúvidas quanto à opção na qual realmente vale a pena investir. O descuido na hora de escolher pode levar a soluções inadequadas e pouco eficientes para as necessidades da residência em questão.

No artigo a seguir, vamos entender melhor como é um sistema de armazenamento de energia solar e o que deve ser levado em consideração na hora de fazer uma boa escolha para a sua casa. Confira! 

Como é um sistema de armazenamento de energia solar? 

A energia solar pode ser armazenada em baterias da mesma forma que a energia originada de outras fontes. Assim como qualquer outro tipo de sistema fotovoltaico, aqueles que contam com armazenamento também utilizam módulos fotovoltaicos para que a energia seja produzida durante o dia, quando há irradiação. Além disso, contam também com inversor híbrido e um banco de baterias.

Como é o funcionamento de um sistema de armazenamento de energia solar
Como é o funcionamento de um sistema de armazenamento de energia solar

O excesso de energia produzida nessas circunstâncias pode ser armazenado no sistema de armazenamento, para que seja utilizado em outro momento, como no período noturno, quando houver chuvas, ou durante o horário de ponta (quando a tarifa de energia da concessionária chega a ter preço triplicado devido ao aumento da demanda).

Sendo assim, consumidores que optam por investir em um sistema com armazenamento (também chamado de off-grid, já que não possui conexão com a rede pública) têm a vantagem de não depender da oferta de energia da concessionária. Assim, residências que contam com esse tipo de sistema possuem completa autonomia energética e estão imunes às falhas de distribuição

Esse tipo de sistema funciona da seguinte forma: a energia em corrente contínua (CC) é convertida em corrente alternada (CA) pelo inversor, passa pelo controlador de carga e em seguida é conduzida para o conjunto de baterias. O controlador é um dispositivo que serve para administrar a distribuição de energia entre as baterias. 

Caso o consumidor não queira optar por um sistema isolado, uma alternativa interessante são os sistemas híbridos (também chamados de nobreak solar), que são conectados à rede da distribuidora e, ao mesmo tempo, possuem um banco de baterias para armazenamento. Uma das suas principais vantagens em relação ao sistema off-grid é o custo-benefício.

O armazenamento de energia solar fotovoltaica em baterias pode ser uma ótima solução para diferentes usuários, principalmente para quem mora em locais onde a rede pública oferece abastecimento precário ou inexistente.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), esse assunto vem sendo abordado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) como uma forma de modernizar o setor elétrico brasileiro.

Se essa lhe parece uma opção interessante, continue a leitura para descobrir quais são as formas de armazenamento de energia solar que existem hoje em dia. 

Quais as opções de sistema de armazenamento de energia solar? 

Há diversos tipos de baterias que podem ser utilizados na instalação de um sistema fotovoltaico off-grid ou híbrido. Neste tópico, vamos falar sobre as baterias de chumbo-ácido, cádmio-níquel e íons de lítio. Acompanhe! 

Bateria de chumbo-ácido

As baterias de chumbo-ácido são pioneiras no armazenamento de energia solar, semelhantes às que são utilizadas em veículos automotivos convencionais. Elas são formadas por dois eletrodos: um de dióxido de chumbo em pó e outro de chumbo esponjoso.

Veja como funcionam as baterias de chumbo ácido e como ela se comporta armazenando energia solar
Veja como funcionam as baterias de chumbo ácido e como ela se comporta armazenando energia solar

Os custos para adquirir esse tipo de baterias são altos e não condizem com a sua durabilidade. Sendo assim, essa não é uma das melhores opções para fazer parte de um sistema fotovoltaico, já que a proposta da energia solar é justamente ser uma alternativa econômica e sustentável.

Bateria de níquel-cádmio

As baterias feitas de níquel-cádmio têm a possibilidade de serem recarregadas diversas vezes. São também utilizadas no funcionamento de outros equipamentos, como filmadoras e alguns tipos de celulares. 

Esse tipo de bateria também possui custos elevados quando comparados a sua durabilidade. Mesmo assim, cumpre a função de armazenar a energia excedente produzida pelo sistema fotovoltaico. O fato é que as baterias de níquel-cádmio não oferecem um custo-benefício tão atrativo, ainda que seja melhor do que as baterias de chumbo-ácido.

Bateria de íon de lítio

As baterias feitas a partir de íon de lítio são consideradas as opções mais viáveis atualmente, já que possuem maior potência e durabilidade. Elas também são utilizadas em carros elétricos e para carregar aparelhos de celular e notebooks. 

Esse tipo de bateria trabalha de maneira reativa, com muita quantidade de energia. Os avanços tecnológicos têm permitido que essas baterias sejam fabricadas em versões cada vez menores e mais leves. Elas podem ser carregadas parcialmente, sem que haja a necessidade de esperar até que atinja a carga total.

Baterias de Lítio são muito comuns de serem encontradas em equipamentos eletronicos
Baterias de Lítio são muito comuns de serem encontradas em equipamentos eletronicos

No Brasil, as primeiras baterias utilizadas foram as de níquel-cádmio e chumbo-ácido. Mesmo hoje em dia há muitos sistemas off-grid que fazem uso desse tipo de baterias, apesar do seu custo ser bastante elevado e sua durabilidade ser menor que a dos demais componentes do sistema fotovoltaico. 

Agora que você já está familiarizado com os tipos de bateria que existem, confira a seguir algumas dicas fundamentais para fazer uma boa escolha quanto ao sistema de armazenamento residencial.

Dicas para escolher um sistema de armazenamento residencial adequado

Na hora de escolher as opções de armazenamento para o seu sistema de energia solar, é possível que você se depare com muitas especificações complicadas. A seguir, vamos conferir as principais nas quais você deve ficar de olho.

Capacidade e potência

A capacidade de uma bateria diz respeito à quantidade total de eletricidade que ela consegue armazenar. Esse valor é medido em quilowatts-hora (kWh). Na maioria dos casos, é possível incluir várias baterias para atingir o nível desejado de capacidade.

Outro aspecto que precisa ser observado é a taxa de energia da bateria, que diz quanta eletricidade ela pode fornecer em um dado momento, o que é medido em quilowatts (kW). 

Confira mais informações técnicas sobre o sistema de armazenamento de energia solar
Confira mais informações técnicas sobre o sistema de armazenamento de energia solar

Uma bateria com alta capacidade e baixa potência forneceria uma quantidade baixa de eletricidade, que seria suficiente para abastecer alguns dispositivos por um longo tempo. Já uma bateria com baixa capacidade e uma alta taxa de potência pode abastecer toda a residência por apenas algumas horas.

Tensão

Para definir a tensão ideal de suas baterias, é preciso verificar se o medidor de eletricidade da residência é monofásico ou trifásico. Se a alimentação for monofásica, deve ser escolhido um inversor híbrido monofásico; se a entrada possuir três fases, é possível escolher inversores trifásicos ou híbridos monofásicos.

Ao utilizar baterias com a mesma capacidade, a corrente da bateria do sistema de armazenamento em alta tensão é menor. Isso causa menos perdas no sistema, aumentando a eficiência e reduzindo os custos de instalação. Ao optar por um inversor híbrido de alta tensão, é possível conceber um circuito mais simples, menor, mais leve e mais confiável.

Profundidade de descarga (PD)

A maioria das baterias para armazenamento solar precisa reter alguma carga, pois ao usar 100% da carga, sua vida útil será significativamente reduzida. Isso se deve a sua composição química.

A profundidade de descarga é um aspecto que se refere à capacidade de uma bateria que foi usada. Geralmente, os fabricantes especificam uma PD máxima para um desempenho ideal. 

Principais pontos a serem observados na hora de montar seu sistema de armazenamento de energia solar
Principais pontos a serem observados na hora de montar seu sistema de armazenamento de energia solar

Assim, se uma bateria de 10kWh tiver uma PD de 90%, o consumidor não deve utilizar mais de 9 kWh da bateria antes de recarregá-la. De maneira geral, podemos afirmar que uma PD mais alta significa a possibilidade de utilizar mais da capacidade da bateria.

Eficiência

Outro aspecto no qual você deve ficar de olho na hora de escolher uma bateria para sistema de armazenamento de energia solar é a eficiência do equipamento. Ela representa a quantidade de energia que pode ser usada como uma porcentagem da quantidade de energia necessária para armazená-la.

Ou seja, se você alimentar 5 kWh de eletricidade em uma bateria e puder obter apenas 4 kWh de eletricidade útil, a bateria terá 80% de eficiência. Quanto maior a eficiência do equipamento, maior será seu valor econômico.

Vida útil da bateria e garantia

Conforme o uso e o passar dos anos, a capacidade que uma bateria tem de manter determinada carga diminuirá gradualmente. Quando essa capacidade fica comprometida, dizemos que a bateria está “viciada”. 

Assim como acontece com a bateria de aparelhos celulares, a bateria solar tem determinado número de ciclos e/ou anos de vida útil. Como a tendência natural é que seu desempenho se degrade com o tempo, a maioria dos fabricantes oferece garantias de que a bateria manterá certa quantidade de sua capacidade ao longo de determinado período de tempo.

Uma bateria pode, por exemplo, ter 5 mil ciclos ou 10 anos a 70% de sua capacidade original. Isso significa que, ao final da garantia, a bateria não terá perdido mais do que 30% da sua capacidade de armazenar energia. 

Fabricante

Com o crescimento do setor de energia solar, estão surgindo cada vez mais empresas interessadas em fabricar equipamentos voltados para a produção desse tipo de energia. Os negócios envolvidos nesse tipo de produção envolvem até mesmo empresas automotivas e startups de tecnologia. 

A escolha do fabricante pode fazer toda a diferença no desempenho, confiabilidade e longevidade do seu sistema de armazenamento de energia solar. Fabricantes confiáveis geralmente oferecem garantias sólidas em seus equipamentos.

A Solfácil é pioneira em planejamento de sistemas de armazenamento e trabalha com as melhores marcas e equipamentos para a maxima eficiência do seu sistema fotovoltaico
A Solfácil é pioneira em planejamento de sistemas de armazenamento e trabalha com as melhores marcas e equipamentos para a maxima eficiência do seu sistema fotovoltaico

Uma garantia abrangente pode ser um indicativo da confiança que o fabricante tem em seus produtos. Vale verificar se a empresa em questão oferece suporte técnico e assistência pós-venda. Isso é importante caso você enfrente problemas ou precise de assistência durante a vida útil da bateria.

Lembre-se de que uma bateria solar é um investimento a longo prazo que deve durar muitos anos. Portanto, é fundamental escolher um fabricante confiável que ofereça um produto de alta qualidade

Ao considerar todos esses aspectos ao escolher sua bateria, você estará garantindo que seu sistema de armazenamento de energia solar seja eficiente, confiável e tenha uma vida útil prolongada. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares