A telha solar é uma nova proposta no mercado, sendo composta da tradicional telha para cobertura de construções conjuntamente de célula fotovoltaica embutida.

Entretanto, na hora de adquirir a telha, é preciso analisar se há benefícios superiores à instalação de estrutura com painéis fotovoltaicos, razão pela qual trouxemos um breve panorama de cada uma.

O que é telha solar?

Assim mencionado anteriormente, a telha solar é composta pela tradicional telha de cobertura do imóvel, além de possuir uma célula fotovoltaica embutida ao material.

Promete garantir praticidade na instalação e melhor acabamento estético, vez que a geração de energia solar está acoplada na estrutura da telha.

telha solar da eternit

O funcionamento da telha solar ocorre no momento em que a luz solar atinge a célula fotovoltaica, possibilitando a geração de energia com a liberação dos elétrons ao contato com a radiação eletromagnética. Com isso, a corrente elétrica criada nesse momento permite que a recepção da energia solar.

Prós da Telha Solar

No ponto de vista da estética do imóvel, é favorável em razão da célula fotovoltaica estar integrada na telha, possibilitando a valorização da construção. Desse modo, não há necessidade de fixar uma estrutura no telhado, facilitando a sua instalação e também pelo peso ao ser comparada com o painel solar.

Por fim, a Eternit, pioneira no ramo de produção de telha solar no Brasil, disponibiliza cinco cores e dois modelos de acabamento para seus clientes.Talvez um dos principais pontos a favor seja para quem estiver reformando seu telhado, nesse momento ao optar por uma telha solar pode ser uma ótima opção para redução do tempo total de obra.

Resumo dos prós

  • Estética
  • Diversidade de modelos e cores
  • Agilidade para quem estiver reformando um telhado

Contras da Telha Solar

Considerando o tamanho da célula fotovoltaica, sendo uma área reduzida de concentração e armazenamento energético, diminui a eficiência da respectiva telha. Ainda, sendo novidade no mercado de construção e sustentabilidade, não há produção em grande escala – resultando em alto custo do produto.

Existem alguns imóveis que não comportam a telha solar, como em construções que utilizam de laje impermeabilizada ou placas de concreto no lugar do telhado aparente, sendo denominado como telhado embutido.

Resumo dos contras

  • Menor eficiência
  • Alto custo de aquisição
  • Menos opções de utilização

O que é painel solar?

O painel solar fotovoltaico é uma placa composta por células fotovoltaicas, garantindo a geração de energia elétrica com a exposição sob radiação solar direta. Sua estrutura é construída em 7 camadas: caixa de junção, backsheet, encapsulante, célula fotovoltaica, encapsulante, vidro e moldura.

painel solar
painel solar tradicional

Ao ser instalada na inclinação adequada, otimiza o seu funcionamento em razão da célula fotovoltaica utilizar do mesmo sistema supramencionado na liberação de elétrons. Com isso, além da melhor estrutura e acabamento, possui uma área maior de obtenção de energia e custo menor do que a telha.

Prós do Painel Solar

Com relação às telhas solares, o painel solar possuí uma área maior para absorção da energia solar o que confere maior eficiência e produção de energia.

O painel solar também já tem um bom tempo de mercado o que aumenta sua confiança em termos de durabilidade e aumenta a gama de opções, hoje existem garras para instalar ele em praticamente qualquer tipo de telhado.

Como já está bem difundido no mercado, seu custo de aquisição é menor em relação à telha solar e consequentemente seu retorno sobre o investimento será maior.

Resumo dos prós

  • Estética moderna
  • Maior eficiência
  • Durabilidade confirmada
  • Menor custo de aquisição
  • Pode ser instalado em diversos tipos de telhados

Contras do Painel Solar

Alguns não gostam do visual do painel solar, então a estética pode ser um ponto positivo ou negativo dependendo da sua opinião.

Diferente da telha solar, não existem diversos tipos de modelos e cores, seu painel solar provavelmente vai ser igual ao do seu vizinho, então se você quer se destacar na multidão não é a melhor escolha.

Em comparação com as telhas o painel solar pode ter uma manutenção ligeiramente mais complicada. Na telha pode-se andar sobre os micro-células enquanto não se pode andar sobre os painéis. Então é necessário pensar no local de instalação dos mesmos para ter espaço de executar a manutenção periódica como limpeza.

Resumo dos contras

  • Estética tradicional
  • Sem diversidade de modelos e cores
  • Manutenção

Qual a diferença entre telha e painel solar?

Ambas possuem o mesmo sistema de obtenção de energia, a célula fotovoltaica. Entretanto, há diferenças na hora da instalação, eficiência e custo, conforme demonstrado a seguir.

  1. Instalação: A telha possui uma instalação mais fácil em razão da pouca complexidade em sua estrutura. Por outro lado, o painel exige mão de obra especializada em razão da estrutura de fixação, no entanto, por causa desse último, permite que seja instalado em praticamente qualquer telhado.
  2. Eficiência: A telha possui, em média, 9,16 Wp de potência na geração de energia solar. Outrossim, um painel solar conta com inicialmente 100 Wp de potência, podendo atingir valores acima de 545 Wp dependendo da extensão e composição do módulo. Comparativamente com a mesma área de telhas se produz menos energia solar.
  3. Custo: A telha possui alto custo para sua aquisição, e não podemos afirmar acerca dos benefícios a curto e longo prazo em razão da novidade no mercado. Enquanto isso, o painel, apesar do alto investimento, é percebido o retorno do investimento a curto prazo (redução do valor da conta de energia) e longo prazo (compensação do valor despendido inicialmente), além de estar se tornando cada vez mais popular no Brasil.

Qual devo escolher para minha casa?

Haja visto que o principal objetivo na instalação de um sistema de energia solar em sua residência ou comércio é se livrar da conta de luz, o painel solar é a escolha mais adequada no momento devido a sua maior eficiência.

A telha tem alguns pontos prós, no entanto, não temos histórico suficiente para determinar fatores fundamentais como durabilidade e preço de aquisição com boa relação custo benefício a médio e longo prazo.

Energia Solar em sua Casa com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua residência e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Story referente ao post

Posts Similares