Para ter prosperidade em seu negócio, definir metas e objetivos é fundamental. Essa definição ajuda na escolha dos caminhos a serem tomados e, posteriormente, no monitoramento do progresso da sua empresa.
Sendo assim, metas são essenciais para guiar e adaptar suas estratégias, visando alcançar melhores resultados. Estipular prazos e determinar receitas são alguns exemplos de metas que você pode escolher para o seu negócio de energia solar.
Tendo suas metas organizacionais bem definidas, torna-se mais fácil identificar as ações que precisam ser tomadas para alcançar um objetivo final. Recomendamos estipular metas a curto, médio e longo prazo, a fim de melhorar a sua gestão e processos.
Confira a seguir algumas dicas de como definir suas metas.
Quais os principais critérios para definir metas?
Respeitar alguns critérios pode te ajudar a estabelecer suas metas enquanto integrador solar com mais facilidade.
Para começar, é importante que elas sejam mensuráveis. Ou seja, baseadas em números, por exemplo.
Em seguida, é necessário escolher uma maneira de medir os resultados obtidos, o que pode ser feito por meio de anotações e planilhas para garantir o monitoramento e controle do processo.
Suas metas também precisam ser alcançáveis. Isso significa que é preciso ter pé no chão e conhecer o segmento de energia solar a fundo, tendo dados e informações concretas para saber quais são as possibilidades a serem exploradas.
Em terceiro lugar, as metas precisam ser relevantes, para que você e toda sua equipe se sintam naturalmente estimulados a fazer o que é necessário para alcançá-las. Defina metas motivadoras, que façam sentido para todos os envolvidos.
Como diminuir a emissão de gases poluentes na sua cidade, por exemplo, a partir do aumento de sistemas fotovoltaicos instalados em residências e empresas.
Por fim, as metas precisam ter um tempo limite para serem alcançadas. Estabeleça prazos e assim será possível mensurar se foram cumpridas a tempo do que foi estipulado.
Agora que você já sabe os princípios básicos que suas metas devem seguir, confira a seguir os principais métodos para defini-las.
Métodos estratégicos para definir de metas
Fazer o planejamento do seu negócio envolve diferentes tarefas, e pode ser considerado um verdadeiro desafio para gestores de diferentes setores do mercado.
Nesse sentido, adotar alguns métodos específicos pode te ajudar a definir suas metas com mais facilidade. Veremos a seguir sobre as técnicas de mapa mental e método SMART.
Mapa mental
Essa técnica pode ser aplicada para desenvolver vários tipos de processos em uma empresa, o que vale também para a definição de metas e objetivos.
Todo mapa mental deve ter início com uma ideia central, que deve ser o objetivo do seu negócio. Posicione-o ao centro e, em seguida, puxe setas partindo dele em direção a outros termos relacionados com o assunto.
Os termos e palavras escolhidos devem ser um indício das metas. Como, por exemplo, fazer investimentos, treinar ou contratar funcionários e o que mais fizer sentido para a realidade do seu negócio de energia solar.
Conforme os demais termos forem surgindo, identifique quais exigências devem estar atreladas às metas, e puxe mais setas para definir que quesitos são esses. Assim, você vai desenvolvendo uma linha de raciocínio para alcançar seu objetivo.
Se a contratação de funcionários foi estabelecida como uma das metas, mensure um prazo para que isso aconteça, defina a quantidade de colaboradores e o que será necessário para treiná-los.
A partir das metas definidas e dos prazos estabelecidos para alcançá-las, desenvolva um processo para dar andamento ao seu planejamento.
Como cada empresa funciona de uma forma e tem seus próprios procedimentos e métodos de trabalho, pode ser necessário refazer as etapas ao longo do processo até obter um mapa mental que corresponda à realidade do seu negócio.
Sempre que for preciso, atualize essas metas e aprimore o caminho que precisa ser percorrido para atingi-las.
Método SMART
Outra técnica muito interessante para decidir as metas do seu negócio é o método SMART. A palavra significa “inteligente” em inglês, mas é também uma sigla, formada pelas palavras Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Attainable (Alcançável), Relevant (Relevante) e Time-Based (Temporal).
Não é à toa que esses termos remetem ao que vimos logo no primeiro tópico deste artigo, uma vez que esse método segue sistematicamente os critérios que mencionamos. Essa técnica é uma das mais eficientes para definir metas empresariais e comerciais, visando atingir objetivos de forma inteligente, como a própria sigla já sugere.
Confira a seguir o significado específico de cada letra e palavra que compõem a sigla SMART.
S – Specific
O integrador solar precisa saber exatamente do que se trata a meta a ser alcançada. Por conta disso, o primeiro quesito do método SMART é que ela seja específica (ou “specific” em inglês).
Ao definir uma meta, é importante traçar algumas perguntas, como o que você deseja obter com ela, quem vai contribuir para que ela seja alcançada, e onde, como e por que ela deve ser concluída.
Fazer esse tipo de questionamento é importante para evitar estabelecer metas vagas. Ou seja, seguindo essa linha de raciocínio, você conseguirá definir finalidades específicas, cujos resultados sejam objetivos.
M – Measurable
Além das metas do seu negócio de energia solar serem específicas, também precisam ser mensuráveis. Isso significa que será necessário impor um valor de medida que torne possível fazer seu monitoramento e verificar o desempenho de cada ação.
Nessa etapa, também é importante fazer algumas perguntas, como qual é o resultado esperado e quanto tempo será necessário para alcançá-lo. Assim, você estabelece suas próprias métricas, que vão ajudar a verificar se a meta está ou não perto de ser alcançada.
Um exemplo de meta mensurável é estabelecer um número de vendas a serem fechadas por mês, uma quantidade de novos seguidores nas redes sociais, e assim por diante.
A – Attainable
O terceiro quesito das suas metas é que sejam atingíveis, ou seja, realistas dentro do cenário em que você atua como integrador solar. Isso é importante até mesmo para que você adquira confiança na sua atuação profissional.
Do contrário, as metas correm o risco de ter o efeito oposto e acabar servindo como um fator desmotivador para o seu trabalho.
Alguns dos principais pontos a serem levados em consideração são o cenário atual da sua empresa de energia solar, sua posição em relação ao mercado fotovoltaico, a possibilidade de atingir as metas traçadas a partir desse contexto e se os demais membros da equipe (se houver) também acreditam que essas metas são possíveis de serem alcançadas.
R – Relevant
As metas precisam transparecer os valores da sua empresa, para que sejam tratadas com a importância que merecem. Por isso, precisam ser relevantes.
Quanto mais importantes e conectadas aos propósitos da cultura organizacional forem as suas metas, mais motivadoras elas serão. Além disso, elas também precisam contribuir para a realização do seu objetivo.
Portanto, metas relevantes são aquelas que contribuem com o objetivo do seu negócio, transmitindo os valores e princípios que você preza enquanto profissional.
Se o seu objetivo é se tornar uma referência em energia sustentável em sua cidade, uma das metas pode estar relacionada com o fomento acerca do consumo consciente entre os moradores locais.
T – Time based
Chegando ao fim dos termos que compõem o método SMART temos o quesito de que as metas sejam temporais. Portanto, ao estabelecer uma meta, pense também no tempo limite para que ela seja atingida (como daqui a um mês ou um ano, por exemplo).
Definir cronogramas para cada meta ajuda a manter a motivação e o foco. Lembre-se de estabelecer metas a curto, médio e longo prazo.
Para colocar essa última exigência em prática, será preciso lembrar que suas metas também precisam ser específicas, mensuráveis, atingíveis e relevantes.
Assim, todos os 5 quesitos são intrínsecos, garantindo uma cobertura completa e estratégica às metas que você escolher para a sua empresa de energia solar.
Seja por meio do mapa mental ou pelo método SMART, qualquer uma das estratégias que você escolher aplicar para estabelecer as suas metas será de grande serventia para que elas sejam eficientes e assertivas.
Se esse artigo foi útil para você, então continue acompanhando nosso blog e fique sempre por dentro das ferramentas e recursos mais eficazes para sua atuação enquanto integrador solar. Até a próxima!
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.