Investir em energia solar é um excelente caminho para conquistar autonomia energética e ter economia nas contas de luz. O tamanho do sistema fotovoltaico e a quantidade de módulos solares necessários varia de acordo com alguns aspectos, como a demanda de energia do imóvel e a incidência dos raios solares no local, por isso é importante saber fazer o dimensionamento do sistema solar. 

Cada um desses detalhes é imprescindível para garantir um sistema fotovoltaico eficiente, que de fato atenda as necessidades do consumidor. Esses fatores são avaliados e calculados pelo dimensionamento de energia solar, uma etapa de suma importância no projeto fotovoltaico, e que você vai conferir como é feita no artigo a seguir. Boa leitura! 

O que é o dimensionamento do sistema solar e por quem ele é feito? 

O dimensionamento de energia solar é o estudo e análise das especificidades do local onde o sistema fotovoltaico será instalado. É também nessa etapa que é feito o cálculo referente à quantidade de painéis solares de um projeto, envolvendo a escolha dos equipamentos que serão utilizados na produção de energia.

Confira o que é exatamente o dimensionamento do sistema solar
Confira o que é exatamente o dimensionamento do sistema solar.

Em outras palavras, o dimensionamento é basicamente um tipo de planejamento que visa garantir que a instalação do sistema fotovoltaico seja adequada e eficiente, segundo o que o cliente espera. 

É um procedimento importante e que vai determinar o bom desempenho do sistema. Como demanda um vasto conhecimento sobre energia solar, precisa ser realizado por empresas ou profissionais especializados em soluções para energia solar. 

Para definir o tamanho que o sistema fotovoltaico terá, é preciso estabelecer qual o investimento que o cliente está disposto a fazer e quanto ele deseja economizar nas contas de luz. O kit de energia solar é formado por cinco componentes principais:

  • Módulos solares: equipamentos que convertem a luz solar em energia elétrica; 
  • Inversor solar: converte a energia para ser usada e direciona o excedente para a rede da concessionária responsável; 
  • Caixa de junção: protege o sistema contra instabilidades e falhas elétricas; 
  • Estruturas de suporte e ancoragem: utilizadas para fixar os módulos sobre o telhado;
  • Cabeamento: cabos e conectores que fazem a conexão elétrica entre os componentes do sistema. 
Este trabalho deve ser feito por um profissional capacitado
Este trabalho deve ser feito por um profissional capacitado.

Como um projeto fotovoltaico exige um alto investimento financeiro, o consumidor deve contar com o profissional mais capacitado na área, de modo a garantir que o melhor serviço possível seja realizado. Esse profissional é o projetista solar.

O projetista é geralmente o profissional responsável por desenvolver o projeto fotovoltaico e todas as etapas referentes a ele, inclusive o dimensionamento. É preciso fazer os cálculos técnicos a respeito da potência e análises de faturas e estimativas de retorno financeiro para o consumidor. 

Para isso, precisa escolher equipamentos com potências capazes de suprir o consumo elétrico mensal do cliente, dessa forma otimizando o rendimento energético do seu imóvel. Além dessa questão técnica, o projetista também fica encarregado com a parte de documentação, que envolve a homologação do sistema fotovoltaico junto à concessionária de energia.

Um bom projetista precisa ter conhecimentos aprofundados em elétrica, para dimensionar projetos através de softwares específicos. Além disso, é indispensável que o profissional esteja por dentro das regulamentações que envolvem a geração distribuída e a fonte fotovoltaica.

O trabalho do projetista precisa ser valorizado, pois espera-se que um sistema solar fotovoltaico dure por pelo menos 25 anos. Para garantir uma instalação segura e bem feita, com funcionamento eficaz e que atenda às expectativas do consumidor, é preciso contar com um bom projetista solar

O projetista é responsável por enquadrar seu projeto dentro das normas  e obter uma melhor funcionalidade
O projetista é responsável por enquadrar seu projeto dentro das normas e obter uma melhor funcionalidade.

Agora que você já sabe a importância do dimensionamento de energia solar, confira a seguir como o projetista executa essa etapa do projeto fotovoltaico. 

Como o projetista faz o dimensionamento do sistema solar? 

O dimensionamento envolve os cálculos da energia que será produzida pelos equipamentos conforme a incidência de radiação solar no lugar escolhido para a instalação. Ao realizar visitas técnicas, o projetista desenvolve uma análise preliminar do projeto e coleta informações para fazer o cálculo do dimensionamento.

Depois de obter estimativas aproximadas, precisará determinar a potência do sistema, a tensão e o número de módulos fotovoltaicos necessários para alcançá-la.

Outros aspectos que precisam ser avaliados são os equipamentos de suporte e ancoragem necessários de acordo com o tipo de cobertura, a orientação e inclinação do telhado, o tipo de ligação elétrica do imóvel, a incidência de sombras e o cálculo da área onde as placas solares serão acomodadas.

Entenda melhor como trabalha um projetista solar
Entenda melhor como trabalha um projetista solar.

Ao reunir essas informações, o profissional responsável consegue avaliar qual será o retorno financeiro segundo o rendimento energético do sistema.

No Brasil, recomenda-se que os painéis solares sejam instalados em direção ao norte geográfico. Já a inclinação deve ser a mesma da localidade onde o sistema será implementado. Todos esses dados devem ser registrados no documento que, futuramente, será enviado à distribuidora de energia. É preciso incluir:

  • o consumo médio anual do imóvel
  • quanto de energia o sistema irá produzir;
  • a eficiência dos módulos fotovoltaicos;
  • a especificação do inversor e outros equipamentos; 
  • a orientação, localização e espaço físico dos módulos solares; 
  • os cálculos do dimensionamento, com características sobre os módulos, sua quantidade e como serão configurados; 
  • informações solarimétricas disponíveis a respeito da área de instalação.
Veja os detalhes que deve se atentar o projetista para realizar o cálculo necessário para seu sistema
Veja os detalhes que deve se atentar o projetista para realizar o cálculo necessário para seu sistema.

Com essas informações, será realizada a próxima etapa, que é a homologação do sistema fotovoltaico. Se quiser saber mais sobre ela, clique aqui. Para conferir as principais variáveis que interferem no dimensionamento, continue a leitura. 

Quais os principais pontos considerados no dimensionamento?

São muitos os fatores considerados nessa etapa, mas é possível destacar três principais e que surtem maior impacto no resultado final de um projeto fotovoltaico. São eles a média de radiação solar local, a potência do painel solar e o consumo elétrico do imóvel. Veja sobre cada um deles a seguir. 

Média de radiação solar local

A energia solar é gerada a partir da incidência da luz do sol que chega à superfície dos painéis solares. Portanto, quanto maior a média de radiação solar no local de instalação, menos painéis solares serão necessários para suprir o volume de energia que a residência consome.  

A média varia de acordo com a disponibilidade diária de luz do sol, com a época do ano e a regularidade das chuvas. Por isso é tão importante considerar o local e região onde a tecnologia será instalada.

Diversos são os fatores que devem ser observados ao realizar o dimensionamento de um sistema solar
Diversos são os fatores que devem ser observados ao realizar o dimensionamento de um sistema solar.

Como o Nordeste é o mais privilegiado nesse sentido, um sistema fotovoltaico instalado nessa região pode precisar de menos módulos fotovoltaicos em comparação com projetos localizados no Norte, Centro-Oeste, Sudeste ou Sul. 

No Sul, pode ser necessário instalar uma quantidade maior de painéis solares para dar conta da produção de energia para uma residência com os mesmos parâmetros.

Se no Nordeste uma residência com consumo de 300 kWh por mês pode ser atendida por cerca de seis módulos solares, ocupando em torno de 16 metros quadrados, no sul a média seria de oito módulos, ocupando cerca de 22 metros quadrados. 

É claro que a radiação solar também pode apresentar diferença de um estado para outro, mesmo que na mesma região. Estados como Alagoas, Sergipe e Bahia possuem uma média inferior de radiação solar diária em relação aos demais localizados no Nordeste, e por isso instalações nessas localidades podem precisar de um número maior de painéis. 

Potência do módulo solar

Além da incidência da luz do sol, outro fator de suma importância a ser considerado na hora de realizar o dimensionamento de um projeto fotovoltaico é a potência dos módulos escolhidos. A potência do módulo determina a maior quantidade de energia que ele é capaz de gerar, considerando condições climáticas favoráveis. 

A potencia do modulo solar influencia diretamente no dimensionamento
A potencia do módulo solar influencia directamente no dimensionamiento.

Esses equipamentos apresentam uma potência de geração de fábrica. Esse dado pode variar de acordo com seu modelo, composição e a tecnologia usada para a sua fabricação. Atualmente, as instalações residenciais que geram energia solar costumam utilizar painéis fotovoltaicos com potência a partir de 340 Watts-pico (Wp). 

Consumo elétrico do imóvel

Os projetos fotovoltaicos são geralmente elaborados para suprir todo o consumo elétrico da residência. Sendo assim, a quantidade de módulos solares a serem usados será determinada pela demanda elétrica do imóvel. 

Uma residência com um consumo mensal médio de 300 kWh, por exemplo, precisará de em torno 7 painéis solares para conseguir uma economia de até 95% na conta de luz. Quanto maior o consumo, maior precisará ser a quantidade de painéis para atendê-lo. 

Mas o cliente não precisa necessariamente investir de modo a suprir toda a demanda elétrica do local. Também é possível optar pela instalação de um número menor de painéis, garantindo só uma parte do consumo da residência.

O consumo do imóvel é um fator determinante para o dimensionamento
O consumo do imóvel é um fator determinante para o dimensionamento.

Essa é a solução para quem deseja garantir apenas o abastecimento dos aparelhos que consomem mais energia, como o ar-condicionado ou o chuveiro elétrico, por exemplo.

Você viu neste artigo que há uma série de dados e fatores que precisam ser analisados para realizar o dimensionamento de energia solar. Tudo isso pode variar de acordo com cada projeto. Sendo assim, contratar um bom projetista é imprescindível para ter um serviço de qualidade e assegurar que seu investimento valha a pena.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares