Embora hoje em dia a fonte de energia mais usada nas usinas elétricas no Brasil seja a água, a quantidade de usinas solares tem crescido cada vez mais em nosso país.

Depois da crise hídrica severa sofrida em meados de 2021, o país tem investido cada vez mais em usinas que buscam outras fontes para gerar eletricidade. Mas você sabe quantas usinas solares tem no Brasil atualmente?

A usina solar, também chamada de Usina de Energia Solar Fotovoltaica – é um conjunto de módulos fotovoltaicos – chamadas popularmente de placas solares – que transforma a luz do sol em energia em parques solares ou fazenda solares.

Normalmente, são campos verdes com uma grande área de placas, a fim de captar a maior quantidade possível de luz solar.

Veja a seguir mais sobre as usinas solares e veja quantas delas existem em nosso país!

Quantas usinas solares tem no Brasil atualmente?

De acordo com dados da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica -, o Brasil conta hoje com aproximadamente 4.300 unidades de usinas fotovoltaicas operando em potência de aproximadamente 3,84 GW.

Fora essas unidades, existem também algumas que estão em construção e mais de 500 projetos de usinas solares que não foram iniciados, totalizando 24,8 GW.

Quais as principais usinas solares do Brasil?

Usina solar São Gonçalo – São Gonçalo do Gurguéia, PI

Localizada na cidade de São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí, a Usina Solar São Gonçalo possui uma capacidade de geração de aproximadamente 475 MW, e tem como expectativa a redução da emissão de pelo menos 860 mil toneladas de CO2 por ano.

Usina solar São Gonçalo
Usina solar São Gonçalo.

Ela é formada por placas solares bifaciais que captam a luz solar pelos dois lados, diferente do sistema de energia solar fotovoltaico residencial que normalmente capta a luz apenas por sua superfície.

Usina Solar Pirapora – Pirapora, MG

Em Minas Gerais, a usina de Pirapora conta com mais de um milhão de placas solares que operam em uma geração média de 321 MW, gerando uma energia totalmente renovável e limpa. Ela atua desde 2017 e sua extensão equivale a 1500 estádios de futebol.

Usina Solar Nova Olinda – Ribeira do Piauí, PI

Com capacidade de gerar 292 MW, a usina Nova Olinda tem uma estrutura de mais de 6,5 km², o equivalente a 3 usinas nucleares de Angra dos Reis.

Com centenas de painéis fotovoltaicos, a usina funciona há quase 4 anos.

Parque Solar Ituverava – Bahia, BA

Com uma grande abundância de sol, a Bahia hoje abriga uma das maiores usinas solares do país, construída em 2017 com também quase 4 anos de funcionamento. A usina ainda é considerada uma das maiores de toda a América Latina, e produz 550 GW anualmente, com capacidade de abastecimento de aproximadamente 268 mil residências.

Complexo Solar Lapa – Bom Jesus da Lapa, BA

A usina Solar de Bom Jesus da Lapa gera aproximadamente 150 MW de energia com 80 MW de potência. Isso representa um total de energia gerada capaz de abastecer mais de 160 mil residências, em um total de 230 GWh todos os anos.

Leia também É possível trocar toda energia por solar nas residências e no país?

Central Fotovoltaica Juazeiro Solar – Juazeiro, BA

A usina de Juazeiro foi finalizada em 2019, e de lá para cá seu funcionamento já atingiu os 156 MWp com uma capacidade de gerar 257 GWh por ano, podendo abastecer a residência de mais de 200 mil famílias.

Central Fotovoltaica Juazeiro Solar
Central Fotovoltaica Juazeiro Solar.

Na usina, foram instalados mais de 470 mil painéis solares em uma área de 350 hectares de extensão.

Usina Solar Guaimbê – Guaimbê, SP

São Paulo também abriga uma das maiores usinas solares do Brasil atualmente, localizada na cidade de Guaimbê e com uma área total de mais de 230 hectares. A usina tem capacidade para gerar uma energia solar equivalente a 150 MW, com suas 550 mil placas solares instaladas por toda a fazenda solar.

Usina Solar Apodi – Quixeré, CE

Com 132 MW em funcionamento e localizada a 200 km da capital de Fortaleza, a usina Apodi hoje é consdierada uma das seis maiores usinas solares de todo o país, e possui uma vasta área de painéis solares capazes de gerar energia para milhares de residências.

Parque Solar Paracatu – Paracatu, MG

Situada no município de Minas Gerais, o parque Solar Paracatu possui 4 usinas com 22 MW de potência cada, que juntas produzem uma potência média de mais de 130 MW.

O parque foi finalizado em 2019, e desde então, vem funcionando para prover energia para milhares de famílias.

Parque Solar Paracatu - Paracatu, MG
Parque Solar Paracatu.

Usina Solar de Tauá – Tauá, CE

A cidade de Tauá abriga hoje a primeira usina solar do Brasil, fundada em 2011 no sertão do Ceará. Desde então, a unidade abastece pelo menos 650 casas populares, e gera uma energia de 1 MW com suas dezenas de placas solares.

Agora que você viu quantas usinas solares tem no Brasil atualmente, ficou mais fácil entender como esse investimento tem crescido cada vez mais no país, não é?

Além das milhares de usinas já em funcionamento, o projeto de mais de 500 usinas solares têm previsão de aumentar a sustentabilidade do país e gerar ainda mais energia para suprir a demanda de muitas famílias por um valor mais baixo.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares