O Instagram é atualmente uma das redes sociais mais utilizadas e com maior nível de engajamento em todo o mundo, com cerca de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente. Por conta dessas e outras características, tornou-se uma importante ferramenta para marcas e empresas de diferentes segmentos do mercado.

Devido à grande presença de empresas na rede social, seus desenvolvedores criaram o Instagram Business, com recursos exclusivos para priorizar a divulgação de produtos e serviços. 

Confira a seguir qual a diferença entre o Instagram normal e uma conta Business, e porque você deve aproveitar as oportunidades que a plataforma oferece exclusivamente para empresas e negócios. 

Instagram normal X Instagram Business: qual a diferença? 

Não é difícil imaginar porque o Instagram se tornou uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo: ela favorece a interação entre seus usuários e oferece uma infinidade de recursos para isso, desde os posts realizados no Feed até o que é postado nos Stories.

Isso faz do Instagram uma plataforma indispensável para empresas que desejam criar uma relação de maior proximidade com seus clientes. 

A maioria dos usuários do Instagram utiliza o Instagram normal, ou seja, por meio de uma conta pessoal. Essa é uma opção mais simples, que oferece apenas as funções mais básicas da rede social.

Toda conta criada no Instagram é configurada inicialmente como uma conta pessoal. Para ter uma conta do tipo Business, é preciso alterar as configurações.

Tudo o que você precisa saber sobre a diferença entre o Instagram pessoal e o profissional
Tudo o que você precisa saber sobre a diferença entre o Instagram pessoal e o profissional.

Com uma conta pessoal, é possível trancar o perfil e deixar suas publicações disponíveis apenas para seus seguidores.

Esse, no entanto, é o único diferencial desse tipo de conta. Há uma série de recursos de monitoramento de audiência e de desempenho das publicações aos quais as contas pessoais não têm acesso. Para usufruir dessas ferramentas, é preciso ter uma conta Business.

Migrar de uma conta pessoal para uma conta Business é um processo bem simples, realizado pelas configurações do próprio aplicativo. Para te ajudar com isso, criamos um passo a passo de como abrir uma conta profissional. 

Ter uma conta Business é definitivamente uma opção mais interessante para quem tem uma empresa e gostaria de promovê-la no Instagram.

Dessa forma, você poderá contar com um pacote amplo de ferramentas exclusivas para criação de publicações, anúncios e acompanhamento de estatísticas. 

Confira a seguir mais detalhes sobre os recursos oferecidos. 

Quais os recursos do Instagram Business? 

Um dos principais diferenciais do Instagram Business é o acesso à aba Insights, que reúne informações sobre alcance de publicações, gráficos com evoluções do número de seguidores e interações, e quais os dias e horários com melhor desempenho de postagens.

Assim, é possível ter maior compreensão a respeito do comportamento da sua audiência. 

As principais métricas disponibilizadas são: 

  • Alcance;
  • Impressões;
  • Atividades dos seguidores;
  • Visualizações de vídeos;
  • Cliques do link na bio;
  • Posts salvos;
  • Respostas de stories;
  • Dados demográficos.

São indicativos importantes para compreensão sobre o que funciona ou não para manter seu público interessado e engajado nas suas publicações. Com esse tipo de informação, você pode aprimorar suas estratégias constantemente e otimizar os seus resultados.

Confira os recursos que a conta profissional do Instagram oferece
Confira os recursos que a conta profissional do Instagram oferece.

Com isso, você diminui os erros cometidos, pode aproveitar melhor as oportunidades e se destacar no segmento de energia solar. 

Otimizar suas ações de marketing e conteúdo é fundamental para garantir uma comunicação mais assertiva com seus clientes. Por meio da análise de dados, você saberá exatamente quais ajustes precisa fazer para melhorar seus resultados no Instagram. 

Como também oferece dados valiosos sobre seu público, possibilita que você conheça melhor quem acompanha seu trabalho pelo Instagram. A partir disso, você pode construir e otimizar a persona do seu negócio. 

As principais informações sobre o público que a plataforma disponibiliza são:

  • Seguidores;
  • Localização;
  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Dia/hora de acesso.

Por meio desses dados, você tem condições de avaliar qual público está engajando mais para adaptar o foco das publicações e tirar melhor proveito das oportunidades.

O acesso a essas informações é um grande diferencial para desenvolver sua estratégia de marketing de conteúdo, pois assim pode tomar decisões mais assertivas e inteligentes, de modo a atingir seu público de maneira eficaz.

Outra vantagem da conta profissional é o acesso ao Creator Studio, uma ferramenta de gerenciamento feita pelos desenvolvedores do Facebook que facilita a publicação e o agendamento de conteúdos, a interação com seguidores e a possibilidade de monetizar páginas mais qualificadas.

Usando esse recurso, você ganha tempo, melhora a produtividade e a organização e obtêm melhor suporte para a análise de resultados.

Os anúncios e as publicações patrocinadas também são possibilidades interessantes oferecidas nas contas profissionais, e podem ser realizadas em integração com o Facebook.

Principais dados que o Instagram Business oferece ao usuário
Principais dados que o Instagram Business oferece ao usuário.

Como conteúdos orgânicos dificilmente conseguem efeitos expressivos, o impulsionamento é sempre uma opção para quem busca melhores resultados.

Pelo Instagram Ads, você pode promover publicações a partir da segmentação do público, e posteriormente conferir os relatórios sobre o desempenho. 

Os usuários da conta Business também podem habilitar o Instagram Shopping para venda de produtos, o que é interessante especialmente para quem tem um e-commerce. A ferramenta funciona ao taguear os produtos nas postagens, o que é indicado pelo ícone da sacolinha.

Essa função facilita a visualização de preços e outros detalhes, atraindo clientes para sua loja virtual e aumentando as chances de conversão. 

Ao clicar na foto, os usuários do Instagram podem conferir os produtos que foram marcados e informações sobre os itens. Se houver interesse em saber mais, podem clicar para serem direcionados à página do e-commerce e finalizar a compra.

Assim, é como ter uma vitrine interativa digital, criada diretamente no perfil do Instagram.

Além disso tudo, um perfil comercial pode adicionar informações estratégicas à sua bio, como um botão que direciona para os principais canais de atendimento da empresa (como e-mail ou WhatsApp) e um link para o site. 

Com todos esses recursos a seu dispor, não usar o Instagram como uma ferramenta comercial é um tremendo desperdício. Vale pontuar que o que surte efeito em uma conta na rede social não necessariamente terá os mesmos resultados em outras contas.

Para tirar o melhor proveito do Instagram, é preciso estar sempre disposto a explorar todos os recursos oferecidos e fazer testes contínuos para descobrir o que dá mais certo para a sua empresa. 

Viu só como vale a pena migrar do Instagram pessoal para o Business? Essa é uma excelente e estratégica forma de conectar seus negócios às pessoas que possam se interessar pelo que você tem a oferecer. 

Você, integrador solar, deve migrar agora mesmo para a versão Business e aproveitar todas as ferramentas que ele oferece
Você, integrador solar, deve migrar agora mesmo para a versão Business e aproveitar todas as ferramentas que ele oferece.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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