A energia solar possibilita a geração de energia elétrica tendo os raios solares como fonte de alimentação. Foi descoberta no século 18, e hoje é considerada uma das melhores fontes de energia, pois é de fonte renovável e sua exploração não polui ou agride o meio ambiente. 

Além disso, investir em energia solar pode reduzir em até 95% o valor da conta de luz. Mas você sabe como é produzida a energia solar? Confira no artigo a seguir! 

Como funcionam os painéis solares? 

O setor de energia fotovoltaica vem crescendo muito no Brasil e no mundo nos últimos anos. Esse tipo de energia é produzida a partir de painéis solares, que podem ser utilizados para a construção de usinas solares para produção de energia em massa, ou até mesmo instalados nos telhados de casas e empresas.

campo de placas de energia solar
Entenda como funcionam os painéis solares

Os painéis são feitos de silício, que pode ser monocristalino ou policristalino, e são instalados em uma armação de metal. Quando a luz do sol atinge os módulos do painel, libera elétrons dos átomos de silício, criando uma corrente elétrica que é capturada pela fiação do sistema. 

Como a geração de energia depende da incidência da radiação solar, quanto mais raios solares forem captados por esses painéis, mais energia elétrica será gerada. A incidência direta de radiação solar é fundamental para a eficiência do sistema.

Os módulos que compõem os painéis solares captam a luz do sol, que é transportada para o inversor. Neste aparelho ocorre a conversão da radiação em energia elétrica adequada às características de uso para cada edificação. 

É um método bastante versátil, que pode ser explorado em projetos industriais, comerciais e residenciais, tanto para a geração de energia elétrica quanto para o aquecimento de água. 

O sistema precisa ser instalado levando em consideração a localização e inclinação dos painéis, para que os raios solares incidam adequadamente e sejam aproveitados da melhor forma.

Os módulos devem ser implantados para conseguir receber a maior incidência direta de luz do sol possível, sem sombras ou qualquer outro aspecto que possa interferir na geração de energia. Com o sistema instalado adequadamente é possível garantir a liberação de corrente elétrica constante pelas placas.

Para garantir a instalação adequada dos painéis solares e melhor aproveitamento do sistema, procure por profissionais qualificados, que saberão avaliar a melhor posição para a acomodação dos módulos fotovoltaicos. 

Continue a leitura para compreender melhor como a energia solar é transformada em energia elétrica adequada para o uso.  

Como a energia solar é convertida em energia elétrica? 

Uma vez que os raios solares são absorvidos através dos painéis fotovoltaicos, a corrente é enviada para o inversor solar. Esse aparelho é projetado para transformar a energia continuada obtida pelos painéis em corrente alternada, adequada para o consumo da rede elétrica. 

foto de uma lampada e placas solares
Entenda a transformação da energia solar em energia elétrica

É fundamental que o sistema conte com um inversor solar de qualidade, pois esse equipamento garante a segurança na geração de dados de monitoramento do sistema. Um aparelho de baixa qualidade pode comprometer a geração da energia fotovoltaica, e até mesmo poluir a rede de distribuição da concessionária. 

Agora que você já sabe como a energia solar é produzida e convertida em energia elétrica para o uso, outras dúvidas devem estar surgindo. Confira a seguir a resposta para os questionamentos mais comuns acerca desse assunto.  

Quais equipamentos compõem o sistema fotovoltaico?

Se você está interessado em implementar um sistema fotovoltaico em sua residência, é preciso saber o que é necessário e os equipamentos que fazem parte dele. 

O kit de energia solar é formado principalmente pelas placas solares, que têm o objetivo de captar e converter a luz solar em energia elétrica, por meio das células fotovoltaicas.

Além dos painéis, o kit também é composto por inversor solar, cabeamentos, estrutura de fixação, conectores, controlador de carga e banco de baterias, para casos onde é preciso implantar o sistema sem conectá-lo à rede elétrica.

Para garantir mais segurança na implantação do sistema de energia solar, é fundamental seguir as recomendações das normas regulamentadoras NR 35 e NR 10. Por isso, certifique-se de contratar uma empresa de confiança, que tenha plenas condições de assegurar toda a qualidade e segurança na instalação dos painéis fotovoltaicos.

É possível armazenar a energia solar? 

Como vimos anteriormente, o sistema fotovoltaico depende da incidência de raios solares para geração da energia elétrica. Sendo assim, períodos do dia ou épocas do ano nos quais a incidência solar não é tão intensa podem afetar o funcionamento.

casa com placas solares
Saiba se é possível armazenar energia solar produzida

Da mesma forma, é possível ter um excedente da energia gerada em momentos de pico. Em alguns casos, nem toda energia produzida é consumida pelo imóvel.

Assim, a energia que excede é lançada na rede elétrica e convertida em créditos energéticos, que podem ser consumidos nos momentos em que o sistema não consegue gerar energia por falta de raios solares. 

Esse sistema de créditos energéticos foi regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) por meio da resolução normativa 482, que estabelece condições para que mini e microgeradores de energia possam compensar a energia solar produzida em créditos energéticos.

No sistema de compensação de energia elétrica, toda energia ativa aplicada no sistema gerador de um determinado imóvel, é emprestada para a distribuidora local. Depois, pode ser compensada sobre o consumo dessa mesma unidade consumidora ou em outra, desde que pertença ao mesmo CPF ou CNPJ.

Como é o mercado de energia solar no Brasil? 

O ramo de energia solar no Brasil tem as condições climáticas ideais para se expandir e ser um dos mais promissores no setor de energia elétrica no país. Os níveis de radiação são maiores do que em muitos outros lugares que já utilizam essa tecnologia, como a Alemanha, por exemplo, que já possui 15% de suas residências adeptas a este tipo de fonte de energia.

Algumas regiões brasileiras possuem melhor desempenho na captação dos raios solares. O Nordeste apresenta alto potencial para a eficiência do sistema, devido a sua localização mais próxima da linha do Equador.

Não à toa é onde ficam localizadas as maiores usinas solares do Brasil, como a de São Gonçalo e a de Nova Olinda, ambas no estado do Piauí. Em seguida, temos o Centro-Oeste e o Sudeste. Já o Norte do país tem características geográficas e climáticas que reduzem a emissão de radiação.

Casa com placas de energia solar
Veja o mercado de energia solar no Brasil

Ainda que os fatores climáticos favoreçam a sua exploração, a energia solar ainda não é tão utilizada no Brasil. Isso se deve a uma série de razões.

O alto custo de aquisição de um sistema fotovoltaico próprio, a falta de incentivos governamentais que facilitem esse tipo de investimento, a falta de informação a respeito do assunto e a interferência das concessionárias de energia são algumas delas. 

O fato é que a energia solar é uma das melhores soluções para quem busca economia e pretende ter atitudes mais sustentáveis.

Apesar dos entraves para sua expansão no Brasil, a tendência é que essa demanda aumente cada vez mais, principalmente pelas mudanças nos hábitos de consumo e pelos benefícios financeiros que a energia solar garante, como o retorno em alguns anos do investimento realizado.

Cada vez mais conscientes sobre a importância de atitudes sustentáveis, as pessoas têm procurado a produção de energia renovável como alternativa mais viável.

Posts Similares