Energia Solar. Uma parte do segredo para o setor do agronegócio seguir crescendo mesmo em momentos de crise econômica se deve à adoção de novas tecnologias que contribuem para o aumento da produtividade. 

A geração de energia solar é um excelente exemplo disso, e já há diversos exemplos espalhados pelo Brasil de como propriedades rurais estão se beneficiando ao adotarem esse tipo de prática.

Dados de 2020 da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) mostram que o setor rural responde por 13,2% da potência de energia solar instalada no Brasil e os investimentos nas propriedades passam de R$ 1,7 bilhão.

Para decidir se esse investimento de fato vale a pena, confira no artigo a seguir as principais vantagens que a energia solar fotovoltaica pode oferecer à sua propriedade rural. 

Aplicações e utilidades em propriedades rurais

Independente do porte, fazendas, sítios e propriedades rurais em geral têm encontrado na energia solar fotovoltaica uma grande oportunidade de economizar nas contas de energia e otimizar sua produção. 

A energia solar pode ser utilizada com grande êxito nas propriedades rurais
A energia solar pode ser utilizada com grande êxito nas propriedades rurais

Como os gastos com energia elétrica são altos e pesam significativamente nos custos de produção, a energia solar surge como uma alternativa interessante e viável, que atrai cada vez mais interessados. 

Um projeto fotovoltaico planejado a partir das especificações da sua propriedade pode ser capaz de atender boa parte da demanda de energia do local.

A energia solar é conhecida, principalmente, por gerar eletricidade para aparelhos eletrônicos, lâmpadas e aquecimento de água. Mas ela também pode ser utilizada por produtores rurais de diferentes formas, como, por exemplo:

  • Irrigação de plantações;
  • Monitoramento e auxílio no processo produtivo;
  • Fonte de energia para cercas elétricas;
  • Bombeamento de água;
  • Refrigeração;
  • Iluminação;
  • Motores em geral. 

Além disso, propriedades rurais geralmente contam com galpões para utilidades diversas, como estocagem de material, alimentos, maquinários e animais, e também podem ser abastecidos energeticamente a partir da energia gerada a partir dos raios solares. 

Fora as aplicações citadas, é possível fazer uso da energia solar de diversas outras maneiras de acordo com as necessidades específicas de cada propriedade ou residência. É uma ótima forma de economizar para aumentar a receita de lucro, e quem sabe redirecionar o valor economizado para investir em outras iniciativas. 

Desta forma, os produtores rurais deixam de ser tão dependentes da rede da distribuidora, já que os custos são altos e consomem uma boa parte do investimento de produção.

Casa rural com placas solares
Casa rural com placas solares

Agora que você já conhece várias utilidades possíveis da energia solar para a sua propriedade rural, confira no próximo tópico porquê você deve considerar investir nesse tipo de tecnologia. 

Por quê investir em energia solar no campo?

Que a energia solar é repleta de vantagens não há dúvidas, mas aqui separamos alguns aspectos especialmente vantajosos para a geração de energia em regiões rurais. 

Antes de tudo, vale pontuar que o preço dessa tecnologia está em constante queda: estima-se que o preço dos sistemas fotovoltaicos tenha tido uma redução de até 75% na última década. Ou seja, está cada vez mais viável investir em energia solar, o que se aplica também às necessidades do pequeno e do médio agricultor. 

É importante lembrar que, no campo, os gastos com energia elétrica são ainda mais altos, e as tarifas de energia tem aumentado de modo constante. A energia solar na zona rural é uma excelente solução para reduzir os custos, além de ser também uma fonte de energia renovável. 

Considerando que o setor do agronegócio tem grande responsabilidade com relação aos impactos ambientais, a energia solar também pode contribuir nesse sentido. Trata-se de uma energia totalmente limpa e inesgotável, que não agride a natureza.

Quando comparados às instalações em residências urbanas, os sistemas fotovoltaicos para zona rural possuem ainda mais possibilidades a serem analisadas.

Enquanto na cidade as opções se resumem a instalar os painéis no telhado, nas propriedades rurais é possível considerar a instalação no solo também, já que há mais espaço disponível e menos interferências de sombras por conta de prédios e outras construções. 

Placas solares térreas.
Placas solares térreas.

O custo no telhado é menor do que a instalação dos painéis no solo, mas é importante considerar que exige capacidade para suporte do peso dos painéis.

Existem ainda diferentes estruturas para fixação dos painéis solares, variando de acordo com o tipo de cobertura (telha de barro, fibrocimento e coberturas metálicas). Clique aqui para descobrir os melhores tipos de telhado para fixação dos módulos fotovoltaicos. 

Outro fator atrativo são as diversas linhas de financiamento disponíveis para instalação de sistemas fotovoltaicos em zonas rurais, com taxas e carências que possibilitam a solução de energia solar para o seu imóvel. Esse tipo de iniciativa torna essa tecnologia ainda mais acessível, mesmo se você não tiver o valor total do orçamento necessário. 

Para obter uma linha de financiamento, é preciso que o produtor rural que possui interesse em instalar um sistema fotovoltaico esteja com o CPF regularizado e sem dívidas, tenha a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) através do sindicato rural ou da empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

A declaração será emitida de acordo com a renda anual e as atividades exploradas pela propriedade, ajudando o agricultor a escolher entre as linhas especiais de crédito disponíveis. 

Quer saber mais a respeito das linhas de financiamento para implementação de um projeto solar fotovoltaico na sua propriedade rural? Entre em contato conosco hoje mesmo para tirar todas as suas dúvidas.

Energia Solar em Propriedades Rurais com a Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar na sua propriedade rual e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Posts Similares