Havia cerca de 100 milhões de painéis solares fotovoltaicos (PV) individuais na Austrália no final de 2022. Estima-se que esse número provavelmente crescerá para mais de 2 bilhões na luta para atingir a meta de emissões líquidas zero para 2050. Esse crescimento significa que o país acumulará uma montanha de 450 mil toneladas de painéis usados ​​até 2040.

Gerenciar todos os painéis fotovoltaicos descartados será um trabalho enorme. Ainda mais que eles podem ser uma fonte de valor social, ambiental e econômico. Uma nova pesquisa mostra exatamente isso, confira o que ela informa sobre o assunto.

O que recuperar da reciclagem de painéis solares

Os painéis fotovoltaicos contêm uma variedade de materiais valiosos. Eles também podem ser reutilizados, como em prédios desabitados de comunidades e clubes esportivos, para bombas de irrigação agrícola ou para camping.

No entanto, atualmente, eles tendem a seguir um ciclo de vida linear de uso e descarte. Isso resulta em muitos painéis solares sendo enviados para aterros ou armazenados e, com isso, seu valor é desperdiçado.

A Universidade de Queensland e a Circular PV Alliance avaliaram o mercado de painéis fotovoltaicos usados ​​e excedentes na Austrália. Eles tinham como objetivo entender o perfil e o mercado de reciclagem de painéis no país. Bem como, identificar dificuldades que poderiam atrapalhar uma economia circular neste setor.

A durabilidade dos equipamentos de energia solar são bem extensas
A durabilidade dos equipamentos de energia solar são bem extensas

Para isso, além de uma pesquisa universitária, foi realizado um aprofundamento técnico através das partes envolvidas no projeto. Uma série de entrevistas aconteceu com especialistas neste setor australiano.

Através disso, foi possível identificar temas e oportunidades que marcam o cenário vivido na Austrália. Assim, será mais fácil definir abordagens, metas e formas de progredir na reciclagem de painéis solares por lá.

Problemas e possíveis soluções

No geral, houve uma grande preocupação entre os entrevistados de que os painéis solares estão sendo desativados antes do fim de suas vidas produtivas. Algumas razões principais se destacaram.

Uma delas foram os certificados de energia renovável incentivarem os investidores fotovoltaicos a instalar novos painéis em vez de prolongar a vida útil dos mais antigos. Isso acontece porque o subsídio é pago integralmente na instalação, e não à medida que a energia é gerada

Outra preocupação foi a qualidade dos painéis solares vendidos no país, que possuem uma alta taxa de falhas. Por fim, uma última preocupação são os projetos de maior porte possuírem limitações, incentivando a compra de novos dispositivos.

Esses problemas contribuem para o aumento das já grandes quantidades de painéis descartados provenientes de fazendas solares e reivindicações de garantia e seguro. Por outro lado, a pesquisa também avança em encontrar métodos cada vez melhores de reciclagem desses painéis.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares