Como saber se o cliente viu sua proposta ou não?

O momento seguinte ao envio da proposta de um projeto fotovoltaico é um dos mais delicados

No entanto, ao chegar a essa etapa do pipeline de vendas, nem sempre o cliente dá um retorno conforme foi combinado entre vocês.

E então, surge a dúvida se o cliente de fato viu a proposta, e qual seria o melhor momento para cobrar uma posição.

Com o follow-up

O follow-up é a prática de acompanhar um contato que já foi feito antes para obter uma resposta.

Para garantir uma boa estratégia de vendas, é preciso pensar em como manter um contato contínuo com potenciais clientes, de modo a fortalecer essa relação.

Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Escolha a opção correta para visualizar todas soluções que temos disponíveis!

Após o envio da proposta, o follow-up é ainda mais imprescindível, pois serve para saber se o seu cliente está alinhado com as condições oferecidas, para que não haja divergências no fechamento.

Dê algum tempo para que o cliente possa visualizar sua proposta e estudá-la. Afinal, investir em um sistema fotovoltaico nem sempre é uma decisão fácil.

Pela confirmação de leitura

Saber se o cliente leu o seu e-mail é muito útil, principalmente após o envio de uma proposta comercial.

A maioria das ferramentas que incluem o recibo de leitura nos e-mails funcionam com o Gmail, como as extensões Streak e MailTrack.

A Streak

oferece diversos outros recursos de CRM para profissionais que trabalham com marketing, vendas e suporte.

A MailTrack

é a mais indicada para quem ainda está aprendendo a mexer com esse tipo de ferramenta e procura algo mais intuitivo.

Luvik

Por meio dele, é possível desenvolver propostas comerciais e acompanhar se o cliente viu a proposta enviada.

Depois que a proposta for enviada, o Luvik fará o monitoramento de todos os cliques que o link recebeu por meio do tracking de visualizações.