As inovações do setor de energia solar não param de surpreender. De uns tempos para cá, diversos fabricantes estão disponibilizando modelos de inversores fotovoltaicos híbridos, que possuem, simultaneamente, entradas para conexão de módulos fotovoltaicos e baterias. Além disso, esses equipamentos também incorporam funções de gerenciamento de energia e backup.

Diferentemente dos inversores convencionais, esse modelo possibilita a otimização do sistema fotovoltaico ao oferecer duas funções simultâneas. Confira a seguir mais detalhes sobre o inversor solar híbrido e suas principais características. 

O que é um inversor híbrido?

O objetivo principal do inversor solar híbrido é converter a corrente contínua de um sistema fotovoltaico em corrente alternada. No entanto, a principal característica que o difere dos outros tipos de inversores é a sua capacidade de trabalhar ao mesmo tempo entre sistemas on e off-grid. 

O conceito “híbrido” nesse equipamento possui dois sentidos. Um deles é a possibilidade de operar simultaneamente como uma fonte de energia (através do trabalho realizado pelos painéis solares) e um banco de baterias, que armazena a energia gerada. O outro sentido diz respeito à capacidade de operar tanto conectado à rede, quanto de maneira isolada. 

Confira tudo o que você precisa saber sobre os inversores solares híbridos
Confira tudo o que você precisa saber sobre os inversores solares híbridos

Antes, os bancos de baterias eram exclusividade dos sistemas fotovoltaicos off-grid, usados principalmente em áreas remotas que não possuíam acesso à rede de distribuição de energia. Mais recentemente, se tornaram uma opção viável e interessante também para as instalações alimentadas pela rede da distribuidora de energia. Assim, têm a finalidade de backup para alimentação de emergência, quando há falha na rede.

Além disso, o banco de baterias também serve nesse contexto para otimizar o uso da energia elétrica. Isso pode atender diferentes objetivos, como o autoconsumo totalmente local a partir do armazenamento da energia excedente (o que é chamado de “exportação zero”). 

Outra vantagem é que esse modo de operação favorece o time shifting, ou seja, possibilita armazenar energia nas baterias quando há pico de geração pelos painéis, para que seja utilizada nos horários que possuem as tarifas mais elevadas.

Tem também o corte do pico, um modo de operação semelhante ao anterior, mas com o uso da energia armazenada para suprir picos de consumo. 

Desse modo, o inversor solar híbrido funciona como um adaptador de energia, que garante a segurança do sistema por meio do painel solar, monitorando a energia produzida para garantir sua melhor aplicação. Seu grau de eficiência deve ser, no mínimo, de 94%, e os inversores podem ser acomodados em diferentes lugares, como nos painéis solares ou próximos ao quadro de luz do imóvel.

Saiba o que é um inversor solar híbrido
Saiba o que é um inversor solar híbrido.

No modo on-grid, o equipamento trabalha como uma fonte de corrente, injetando a energia dos painéis solares ou das baterias na rede elétrica de distribuição. No modo off-grid, atua como uma fonte de tensão, fornecendo alimentação para as cargas conectadas em sua saída.

Nesse último caso, tem o papel de um nobreak, já que é capaz de garantir o abastecimento com a energia armazenada nas baterias quando nenhuma outra fonte de energia está disponível. 

A grande vantagem do inversor solar híbrido quando comparado aos inversores on-grid e off-grid é justamente a possibilidade que oferece de atuação simultânea entre esses dois modos de operação. Assim, possibilita que o sistema fotovoltaico trabalhe conectado à rede enquanto o banco de baterias é carregado, e vice-versa. 

Como o inversor híbrido funciona?

O inversor solar híbrido é um equipamento basicamente composto por dois tipos de inversores, sendo assim trabalha conectado à rede (como um inversor interativo) ao mesmo tempo em que está conectado diretamente às cargas (tal qual um inversor autônomo).

Ambos os inversores são alimentados pelo banco de armazenamento das baterias, mas atuam separadamente quando um dos tipos se encontra desconectado. Isso significa que, em ocasiões nas quais há queda de tensão da rede elétrica, o inversor off-grid entra em operação para alimentar as cargas e manter o funcionamento de energia do imóvel.

Aprenda como funciona o inversor solar híbrido
Aprenda como funciona o inversor solar híbrido.

Assim, edificações que contam com um inversor híbrido estão menos suscetíveis a apagões e falhas de distribuição de energia. Para isso, é preciso que sejam feitas algumas alterações na instalação de modo a manter o funcionamento de um inversor multifuncional.

A grande vantagem do inversor híbrido é sua dupla funcionalidade, garantindo mais versatilidade e autonomia energética. Seu uso garante que nunca falte energia limpa e renovável em seu imóvel.

Durante os períodos noturnos ou de chuva, o consumidor pode alterar sua função para autônoma, utilizando seu banco de baterias para gerar energia. Assim, não precisa recorrer à rede da distribuidora. 

No entanto, há também algumas desvantagens, como o alto custo de investimento em relação às placas solares tradicionais e sua instalação mais complexa, que necessita de um maior espaço. As baterias que realizarão o armazenamento de energia também possuem um custo elevado e precisam ser substituídas em alguns anos, o que acaba encarecendo o projeto. 

O sistema em funcionamento

Enquanto a rede CA for mencionada, o inversor dará primazia à alimentação das cargas convencionais e de backup [usando energia fotovoltaica (FV), da bateria ou da rede]. Em sequência, procederá ao carregamento da bateria e, caso haja um excedente de energia FV, poderá direcionar essa energia para a rede ou operar em um modo de consumo nulo. O controle sobre o carregamento ou descarregamento da bateria em relação à rede também fica à escolha do usuário.

Em um contexto de conexão à rede elétrica (cenário ON-GRID), quando não há disponibilidade da rede CA, apenas as cargas prioritárias conectadas à saída de backup serão supridas pelo inversor, utilizando a energia proveniente dos módulos FV ou da bateria.

Funcionamento de sistemas híbridos.
Imagem reprodução web Goodwe.

A funcionalidade de proteção contra o compartilhamento de energia atuará na saída convencional conectada à rede. O usuário tem a possibilidade de definir um limite máximo para a descarga da bateria.

Em uma configuração independente da rede elétrica (cenário OFF-GRID), somente as cargas de alta prioridade conectadas à saída de backup serão alimentadas pelo inversor, aproveitando a energia gerada pelos módulos FV ou armazenada na bateria. A funcionalidade de proteção contra o compartilhamento de energia será aplicada à saída de conexão convencional à rede. O usuário tem o poder de estabelecer um valor percentual máximo para a descarga da bateria.

Quais as características técnicas?

Normalmente, os inversores caracterizados como híbridos encontrados no mercado apresentam as seguintes características: 

  • Possuem entradas para módulos fotovoltaicos e baterias
  • Operam nos modos on-grid e off-grid. 

No entanto, é importante atentar na hora de fazer sua compra, pois nem todo inversor sinalizado como híbrido é, de fato, híbrido. O que acontece é que há inversores que são comercializados como se fossem híbridos mas que possuem apenas entradas para os módulos fotovoltaicos e baterias, sem a configuração para operação como on-grid. 

Confira as características do inversor solar híbrido
Confira as características do inversor solar híbrido.

Esses equipamentos geralmente possuem uma entrada para corrente alternada CA, permitindo carregar as baterias com energia da rede. Por causa disso, acabam recebendo erroneamente a denominação on-grid, mas essa entrada serve apenas para alimentar um carregador de baterias interno.

Ou seja, são simplesmente inversores off-grid com uma porta CA de entrada, mas a melhor forma de defini-lo é como inversor-carregador. 

Esclarecida essa questão, é hora de falar das especificidades dos inversores que são verdadeiramente híbridos. Eles possuem ao menos duas portas de entrada, uma delas bidirecionais para possibilitar a operação com baterias, e a outra unidirecional para a conexão com os painéis solares.

Além disso, deve possuir uma ou mais portas para corrente alternada, com a capacidade de operar nos modos on-grid e off-grid. Assim sendo, o inversor opera com um fluxo de energia que pode ser unidirecional ou bidirecional, de acordo com seu modo de operação. 

Linha monofásica da Solfácil

Um inversor monofásico híbrido é um dispositivo eletrônico avançado que combina as funções de um inversor monofásico tradicional com recursos adicionais para gerenciamento de energia, armazenamento e integração de múltiplas fontes de energia.

Esse tipo de inversor é especialmente projetado para sistemas de energia residencial ou comercial que utilizam fontes de energia diversificadas, como painéis solares fotovoltaicos, baterias de armazenamento e a rede elétrica convencional.

Linha ES G2 3.5 e 6 kW | Monofásico | 2 MPPTs | Inversor Híbrido (LV)

O inversor solar híbrido de armazenamento de energia da Linha ES G2 da GoodWe, novidade na loja da Solfácil, otimiza o uso da energia solar gerada, controlando o fluxo de energia com inteligência. Ele muda automaticamente entre os modos on-grid e off-grid em menos de 10ms (modo UPS) e suporta cargas pesadas como ar condicionado.

Inversor monofásico hibrido ES G2.

Sua flexibilidade é aprimorada por permitir conexão de até 3 inversores em uma única fase. As conexões Plug & Play para CC, CA e comunicação agilizam a instalação, sendo compatível com várias baterias de 48V, incluindo a Lynx Home U da GoodWe. Para quem busca independência energética, o ES G2 é a escolha ideal.

Consulte os valores em nossa loja!

Bateria compatível com o inversor hibrido

Uma bateria compatível com um inversor híbrido é um dispositivo de armazenamento de energia que pode ser integrado ao sistema do inversor híbrido. Essa bateria é projetada para armazenar o excesso de energia gerada por fontes como painéis solares e fornecê-la quando a demanda é alta ou quando não há geração de energia.

A compatibilidade garante que a bateria possa ser facilmente conectada e controlada pelo inversor híbrido, permitindo a otimização do uso da energia armazenada, o aumento do autoconsumo e, em alguns casos, a operação independente da rede elétrica.

Linha Lynx Home U 5.4 e 32.4kWh

A série Lynx Home U é uma bateria de lítio de baixa tensão otimizada para residências, compatível com inversores GoodWe ES/EM/SBP. Oferecendo desempenho premium, essa solução integrada simplifica a instalação e é versátil para autoconsumo e backup, com capacidade ajustável de 5,4 a 32,4 kWh.

Linha Lynx Home U.

A configuração é fácil com a fiação Plug and Play e reconhecimento automático do módulo. Aproveite essa eficiente solução de armazenamento de energia solar sob demanda.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares