Por ficarem expostas às ações do tempo como chuva e sol, as placas solares geram algumas dúvidas a respeito da sua manutenção e dos cuidados que devem ser tomados para que sua vida útil se prolongue e a troca seja feita depois de muitos anos. Mas será que as placas solares precisam de manutenções constantes?

Assim como todo equipamento, o sistema de energia solar fotovoltaico requer alguns cuidados periódicos relacionados à higienização das placas, além de outras medidas que auxiliam na hora de preservar o bom funcionamento e geração de energia.

Aprenda a seguir quais são esses cuidados e de quanto em quanto tempo é necessário fazer a manutenção das placas!

Quais as manutenções necessárias para as placas solares?

Embora o sistema fotovoltaico necessite de algumas manutenções básicas voltadas especialmente para a substituição de fios em alguns casos, a manutenção das placas solares estão relacionadas especialmente com a limpeza da superfície que fica exposta.

as manutenções das placas solares estão voltadas especialmente para a higienização
As manutenções das placas solares estão voltadas especialmente para a higienização

Isso porque é normal que a poeira e poluição acabem se acumulando nos telhados, impactando diretamente na produção de energia e bom funcionamento dos painéis solares se não forem higienizados periodicamente.

Em grandes metrópoles como São Paulo, por exemplo, as placas podem acumular sujeira em menos de 6 meses, fazendo com que a necessidade de limpeza seja ainda mais frequente graças à grande taxa de poluição do ar.

Outro fator que pode acabar acumulando sujeira em suas placas solares são as pombas e passarinhos, especialmente se você morar em locais que tenha muitas aves por perto, o que aumenta ainda mais a necessidade da limpeza do seu equipamento.

Até mesmo o acúmulo de folhas de árvores pode interferir no desempenho dos painéis solares, e a estimativa é que o acúmulo de sujeira na superfície dos painéis possa diminuir em até 25% da produção de energia e eficácia do equipamento, de acordo com o NREL – Laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos.

A boa notícia é que com a manutenção correta das suas placas solares, você não terá nenhum problema com a diminuição de produção de energia elétrica, sendo necessário verificar as condições do equipamento sempre que notar alguma irregularidade na sua produção sem nenhum motivo aparente – muitos dias nublados seguidos, por exemplo.

Leia também Placas solares não funcionam em dias frios ou nublados? E em dias de chuva?

Placas solares precisam de manutenções constantes?

A boa notícia é que você não precisa limpar suas placas solares todos os meses, e um dos fatores que mais impactam na necessidade de limpeza constante é a chuva.

Isso porque em cidades que chove com uma boa frequência, ou em épocas de chuva em abundância no país, a limpeza das sujeiras superficiais como folhas e poeira, por exemplo, é feita naturalmente. Nesses locais, a higienização pode ser feita a cada 8-10 meses sem que a produção de energia elétrica seja prejudicada.

Isso acontece porque normalmente as placas solares são instaladas com uma certa inclinação, o que faz com que a chuva escorra pelos painéis ao invés de ficar empoçada. Com isso, acaba levando a poeira e folhas embora junto com a água.

em regiões mais secas, o ideal é que você limpe as placas a cada 6 meses
Em regiões mais secas, o ideal é que você limpe as placas a cada 6 meses

Em regiões mais secas, no entanto, o ideal é que a higienização das placas solares seja feita a cada 6 meses, pelo menos, a fim de prejudicar a captação da luz solar.

O ideal é que você fique sempre de olho nos seus painéis e avalie se há ou não necessidade de fazer a manutenção e higienização da superfície. Em casos de uma camada leve de poeira, um pano macio e úmido com água pode ser o suficiente para fazer a limpeza.

Qual a melhor forma de limpar seu painel solar

O mais indicado para fazer a limpeza das placas são escovas com cerdas macias ou um rodo próprio para limpeza de vidro, que normalmente possui um lado para puxar a água e outro com um pano macio para remoção de poeira e sujeiras.

Nesses casos, você consegue fazer a limpeza sem precisar subir no telhado, especialmente se as placas estiverem posicionadas na lateral do seu telhado. É possível até mesmo jogar água com a mangueira com uma pressão leve após passar o pano úmido com o rodo.

Em algumas residências e empresas, porém, as placas ficam em locais de difícil acesso devido à arquitetura do telhado, e nesses casos, é necessário usar a escada para fazer a limpeza. 

No entanto, não é indicado que você suba no telhado sem experiência, e dê preferência em contratar uma empresa ou profissional capacitado para isso.

Existe um melhor horário para limpar os painéis solares?

Não existe de fato um horário que seja melhor para fazer a limpeza dos seus painéis, embora a higienização seja mais fácil em dias burlados ou pela manhã e começo da noite, quando não há sol para que a água não evapore com mais facilidade durante a higienização.

Uma dica é fazer a limpeza pela manhã depois de uma noite de chuva leve, já que a sujeira ficará mais fácil de remover e o processo será mais rápido.

quanto menos sol, melhor para a higienização
quanto menos sol, melhor para a higienização

Lembre-se somente de nunca utilizar objetos metálicos para limpar seus painéis solares, nem produtos abrasivos para tentar remover a sujeira. Isso fará com que o vidro do painel solar risque, o que não somente afeta o desempenho do equipamento, mas também a segurança do seu sistema de energia solar fotovoltaico.

Após conferir se as placas solares precisam de manutenções constantes e ver como é fácil fazer a limpeza periódica do seu sistema de energia solar, não deixe de seguir nossas dicas para maior segurança do seu sistema. Quase fique com dúvidas sobre qual produto pode ser usado para limpar as placas, prefira contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço. 

Posts Similares