Uma das maiores preocupações de quem pretende instalar energia solar fotovoltaica em casa, é se ela funciona também durante o outono e inverno, estações de sol mais ameno e com dias de temperaturas mais baixas. Mas será que as placas solares não funcionam em dias frios e nublados?

Por utilizar a luz do sol como fonte de energia renovável e limpa, o nome energia solar faz com que muitas pessoas acreditem que em dias de pouco ou quase nenhum sol, as placas não consigam captar luz solar o suficiente para a geração de energia.

Mas, na prática, não é assim que as coisas funcionam, embora existam algumas diferenças na geração de energia de dias normais que tenham muito sol, e dias mais nublados e frios.

Confira a seguir como a energia solar funciona em dias com pouco sol!

Placas solares não funcionam em dias frios?

As placas solares são formadas por diversas células compostas por camadas de silício, que são responsáveis por elétrons negativos e positivos. A partir dessa junção, forma-se um campo elétrico como em pilhas e baterias, por exemplo.

embora produzam menos, em dias nublados as placas solares ainda conseguem captar a luz do sol
embora produzam menos, em dias nublados as placas solares ainda conseguem captar a luz do sol

A temperatura ambiente interfere minimamente nessa geração de energia, já que o sistema utiliza a luz do sol em si, e não o calor como fonte de eletricidade. Isso quer dizer que em dias frios em que há uma grande incidência de luz solar, é possível gerar energia normalmente, independentemente da temperatura na região.

Além disso, as temperaturas mais baixas tendem a ser mais favoráveis para a geração de energia elétrica, já que como todo equipamento eletrônico, quanto menor a temperatura, mais facilmente a energia elétrica tende a fluir. 

No entanto, durante o inverno pode ocorrer uma baixa produção de energia devido aos dias nublados e a baixa do sol no hemisfério durante essa estação, o que faz com que radiação solar recebida nas placas seja menor comparada ao verão, além do dia terminar mais cedo, fazendo com que o sol emita seus raios por menos tempo.

é natural que durante o inverno a produção de energia seja relativamente menor, mas nada que impacte na demanda da residência ou empresa
é natural que durante o inverno a produção de energia seja relativamente menor, mas nada que impacte na demanda da residência ou empresa

Vale lembrar, porém, que uma companhia de energia solar qualificada fará uma análise de todos esses fatores para minimizar o impacto do inverno na produção de energia, fazendo com que a diminuição seja menor e a baixa na produção, seja mínima.

E em dias nublados?

Em dias nublados, porém, a produção de energia tende a cair um pouco mais. Isso acontece porque em dias frios, mesmo que a temperatura esteja mais baixa, o sol ainda está emitindo bastante luz nas placas, que conseguem captar normalmente a luz solar para converter em energia. Já em dias nublados, devido às nuvens, a captação da luz solar é menor.

É importante ressaltar que outro fator que também influencia diretamente na quantidade de energia solar produzida é a quantidade de placas solares.

Por exemplo, durante os dias nublados, uma residência com poucas placas solares podem não conseguir produzir energia o suficiente para suprir toda a demanda energética da unidade, e em sistemas On Grid, a rede de energia começa a suprir a demanda elétrica.

Já nos sistemas Off Grid, a bateria é acionada e toda a energia armazenada é usada para complementar a geração.

No entanto, caso a residência ou empresa conte com uma quantidade maior de placas solares, a produção consegue suprir sozinha demandas menores de energia durante o dia, ou grande parte dela.

A chuva interfere na geração de energia solar?

A chuva em si não interfere na geração de energia solar, o que significa que uma chuva rápida e fraca acompanhada de sol não interferirá tanto na produção de energia solar se comparado a temporais com muitas nuvens e dias com mais nuvens.

O que muitos não sabem é que a chuva é extremamente benéfica para as placas solares, já que ela auxilia na remoção de poeira e pequenas sujeiras que se acumulam na superfície com o passar do tempo.

No entanto, mesmo em períodos de muita chuva, é importante ficar de olho na manutenção e limpeza periódica das suas placas solares, contribuindo para o aumento da vida útil do seu sistema de energia solar fotovoltaico.

Leia também Quanto tempo dura o painel solar e como saber a hora de trocar o meu

Placas solares não funcionam em dias com neve?

Embora no Brasil seja algo raro, no Sul em dias de inverno é comum pequenas geadas e neves mais amenas. A grande preocupação de pessoas que moram nesses estados e possuem sistema de energia solar fotovoltaico é se a geração de energia seria prejudicada pela neve.

dias mais gelados e com neve também não interferem diretamente no sistema de energia solar
Dias mais gelados e com neve também não interferem diretamente no sistema de energia solar

E assim como a chuva, a neve faz com que a produção de energia solar caia levemente e seja necessário o uso da rede pública ou as baterias para auxiliar na demanda da residência. Porém, como na maioria dos casos no Brasil a neve cai especialmente durante a noite, isso não impacta diretamente a produção de energia solar, já que nesse período a produção de energia já não acontece por não haver luz solar.

Viu como a crença de que as placas solares não funcionam em dias frios e nublados não passa de um mito? Embora exista uma pequena redução na produção de energia em dias com pouco sol, isso não significa que seu sistema pare de funcionar 100%, já que mesmo com pouca luz solar, ele ainda consegue captar uma quantidade dos raios que passam pelas nuvens.

Posts Similares