Muita coisa mudou nos últimos anos, inclusive o mundo dos negócios. Os mercados precisaram se adaptar a novos contextos, e os consumidores criaram novas formas de interagir com as empresas. Esse cenário contribuiu com o desenvolvimento do que conhecemos hoje como o novo perfil do cliente.

É preciso considerar que muitas das pessoas que passaram a consumir nos últimos anos são jovens e adultos que cresceram na era da informação.

Isso significa que esses indivíduos estão acostumados a serem expostos a mais opções e opiniões de outros consumidores antes de tomar uma decisão de compra. 

Empresas e marcas que ignoram esse novo cenário podem estar desperdiçando grandes oportunidades de negócio e de crescimento no setor no qual atuam. Para que a sua empresa tenha sucesso no mercado de energia solar, é fundamental se adaptar ao novo perfil do cliente. 

No artigo a seguir, você poderá conferir mais detalhes sobre o comportamento do novo consumidor e como se adaptar a ele. Boa leitura!

O novo perfil do cliente

Atualmente, as pessoas recebem todo dia uma infinidade de informações e estímulos, o que, para as empresas, significa uma maior competitividade em relação à atenção do consumidor. 

Isso surte um impacto importante no perfil de consumo. Com a transformação digital e a informatização dos processos, o público tem se relacionado de maneira diferente com as empresas.

Perfil do cliente.

Hoje em dia, muitas pessoas optam por compras online e gostam de acompanhar as empresas e marcas com as quais se identificam através das redes sociais. 

Como consequência disso, fica mais fácil se manter conectado e antenado acerca das informações sobre produtos e serviços que são do seu interesse. Levando tudo isso em conta, como é o perfil do cliente?

Confira a seguir alguns detalhes importantes que precisam ser levados em consideração. 

Mais informados

Como a informação está mais acessível hoje em dia, os clientes conseguem se manter melhor informados, não apenas sobre a sua empresa em particular, como também a respeito dos seus concorrentes.

Esse é um grande risco, como você deve imaginar, mas também pode ser uma excelente oportunidade.

Quem não produz conteúdo de valor acaba ficando para trás, é verdade. Por outro lado, quanto mais valor você conseguir agregar ao seu produto, mais facilmente conseguirá conquistar a confiança do cliente e construir a credibilidade da sua empresa no mercado de energia solar.

Totalmente conectados

Também vale a pena considerar que os clientes desenvolveram o hábito de fazer pesquisas sobre o produto ou serviço no qual desejam investir. Sendo assim, estão mais conscientes a respeito das melhores escolhas e dos melhores negócios que podem fazer.

Os consumidores estão, portanto, mais antenados a respeito das opções disponíveis no mercado. Como as novas gerações nasceram e cresceram em meio às tecnologias digitais, estão habituadas a buscarem todo tipo de informação online, desde preços de produtos até informações técnicas.

Buscam identificação

Para entender o comportamento do consumidor, é preciso ter compreensão sobre o impacto e alcance que a sua empresa tem ou pode ter na vida das pessoas.

A partir disso, é possível gerar ideias e ter insights de modo a adaptar seu planejamento de comunicação, marketing e vendas de maneira precisa.

Atualmente, 76% dos consumidores brasileiros afirmam que suas decisões de compra são influenciadas diretamente pelos valores propagados pelas marcas e seus líderes.

Esse resultado foi obtido no estudo Global Consumer Pulse, da Accenture Strategy, que também identificou que 83% dos brasileiros preferem comprar de organizações que compartilhem valores semelhantes aos seus. 

Além disso, 87% dos consumidores esperam que as empresas sejam mais transparentes sobre os seus processos, inclusive sobre os produtos, testes em animais e condições de trabalho dos colaboradores.

Os valores e princípios das empresas nunca foram tão valorizados e observados como estão sendo hoje.  

Valorizam a personalização

Por muito tempo, as empresas atuaram com base na padronização de processos, desde a produção até o atendimento ao cliente. Hoje em dia, no entanto, essa abordagem já não funciona tão bem.

A padronização deu lugar à personalização, que oferece melhores resultados para atrair e conquistar o novo perfil de consumidor.

Hoje, as pessoas estão em busca de experiências únicas, entregas customizadas e atendimento personalizado. Apesar de muitas das interações com as empresas acontecerem de maneira virtual, os clientes estão em busca de relações mais humanizadas. 

Quer descobrir como atender a todas essas expectativas? Continue a leitura para saber mais!

Dicas para se adaptar a esse novo perfil 

Sabendo o que os consumidores procuram e apreciam, fica mais fácil desenvolver estratégias para garantir sua satisfação e adaptar sua abordagem persuasiva para que ela surta melhores efeitos. Confira a seguir algumas sugestões.

Ofereça informações úteis e completas

Antes, as lojas físicas eram o único ponto de informação sobre os produtos e serviços que ofereciam. Sendo assim, o consumidor precisava confiar na palavra do vendedor, que tinha um poder de influência muito forte sobre cada decisão de compras.

Essa relação mudou muito desde então. Hoje, confiar no vendedor muitas vezes não é o suficiente para que o consumidor se sinta seguro para realizar uma compra.

Ele provavelmente vai preferir consultar a opinião de outras pessoas que já investiram em energia solar antes, e, se possível, que escolheram as soluções oferecidas pela sua empresa. 

Forneça informações que venham a atingir e despertar o interesse do seu público alvo

Isso faz com que seja muito mais difícil e arriscado tentar mascarar aspectos negativos a respeito dos seus produtos ou serviços. Lembre-se que a transparência é um dos principais princípios valorizados pelos consumidores.

A melhor forma de ganhar a confiança das pessoas que chegam até a sua empresa é disponibilizar todos os dados que elas precisam para tomar uma decisão bem fundamentada.

Destaque os diferenciais dos seus produtos e serviços e personalize as abordagens de acordo com o que cada cliente busca e prioriza em relação ao investimento em energia solar.

Não deixe seus clientes esperando

Como já deu para notar, o perfil do cliente é bastante dinâmico. Isso significa que ele circula por diferentes ambientes e plataformas, buscando sempre as melhores oportunidades de negócios e as melhores experiências de compra. 

Levando isso em consideração, é interessante investir em estratégias que possibilitem otimizar a jornada de compra, como atendentes capacitados, autoatendimento e segmentação de serviços, por exemplo, para que o processo consuma menos tempo do cliente.

Independente das estratégias adotadas, para oferecer um atendimento de qualidade é preciso entender o seu consumidor e as suas necessidades, e, a partir disso, desenvolver alternativas para manter um diálogo construtivo e valioso. 

Um bom atendimento é determinante para garantir que seu cliente tenha uma boa experiência, consiga encontrar o que realmente está procurando e queira recomendar seu trabalho para outras pessoas interessadas em investir em energia solar.

Deixar de investir em atendimento pode custar muito caro para sua empresa. 

Entenda o seu público

Manter-se conectado com a realidade do seu público-alvo é fundamental. Como dito lá em cima, os consumidores estão valorizando cada vez mais as empresas que possuem princípios parecidos com os seus.

Procure entender como você pode oferecer os valores que são importantes para cada consumidor de acordo com as atitudes adotadas pela sua empresa. 

Esse processo pode parecer complicado, uma vez que demanda observação do comportamento do cliente e adaptação em relação a isso.

Os resultados fazem esse esforço valer a pena. Hoje em dia, é muito difícil uma empresa alcançar sucesso sem dar a devida atenção ao que o seu público deseja, precisa e valoriza.

Adote a abordagem de vendas consultivas

A abordagem de vendas consultivas tem se tornado cada vez mais relevante à medida que o perfil do cliente evolui. Com o avanço da tecnologia e a facilidade de acesso à informação, os consumidores modernos estão mais informados e exigentes do que nunca.

Eles não querem apenas um produto ou serviço; eles desejam uma solução personalizada que atenda às suas necessidades e desafios específicos.

Desenvolva uma abordagem de vendas personalizada e dedicada em solucionar as demandas do seu cliente

Nesse contexto, a abordagem de vendas consultivas se destaca como uma estratégia eficaz para ajudar as empresas a se adaptarem melhor ao novo perfil do cliente.

Em vez de se concentrar apenas em empurrar produtos ou serviços, a venda consultiva se dedica a entender profundamente as necessidades do cliente e fornecer orientação e soluções personalizadas.

Observe as tendências de consumo

Outra dica fundamental para se adaptar ao perfil dos seus clientes é estar atento às tendências modernas de consumo. O comportamento e as preferências dos consumidores estão sempre evoluindo, impulsionados por mudanças socioeconômicas, avanços tecnológicos e novas necessidades. 

Ao compreender e acompanhar essas tendências, as empresas podem ajustar suas estratégias de negócios, produtos e serviços para atender às demandas do mercado de maneira mais efetiva.

Como já vimos ao longo deste artigo, o comprador de hoje em dia está muito mais crítico em relação ao que consome e onde investe seu dinheiro. 

Sendo assim, é importante que ele consiga identificar qual o diferencial das suas soluções de energia solar, e quais são as vantagens que elas oferecem em relação às da concorrência.

O caminho é focar na solução de problemas, e não em especificidades técnicas. Adeque sua abordagem de acordo com a realidade do cliente.

Construa um relacionamento com seu público

Os novos consumidores não estão apenas em busca de produtos e serviços, e sim experiências de compra que sejam únicas, satisfatórias e memoráveis.

Muitos acabam se fidelizando a uma marca não pela solução oferecida, mas pelo bom atendimento e pela familiaridade e identificação com a empresa. 

O novo perfil de consumidor deseja se sentir valorizado, ouvido e envolvido com as marcas com as quais se relaciona. Nesse contexto, estabelecer um relacionamento sólido com o público é crucial para se destacar da concorrência e atender às expectativas em constante evolução. 

Aposte em novas tecnologias

Como uma das principais características de consumo atuais é o uso da internet, é preciso garantir que sua empresa se adapte a essa realidade. Afinal, esse é o melhor espaço hoje em dia para promover qualquer marca ou produto com uma boa relação custo-benefício, alcance e retorno. 

A internet é também o lugar ideal para investir no relacionamento com o cliente. As redes sociais tornaram mais fácil trocar ideias, promover a interação e a identificação e coletar feedbacks dos clientes.

Invista em tecnologias que venham otimizar os processos de sua empresa e melhorar a experiência de compra de cada perfil do cliente

Sendo assim, as redes são excelentes canais para se fazer presente no dia a dia do consumidor e interagir diretamente com ele.

Invista em um planejamento de marketing digital e faça um cronograma de postagens incluindo conteúdos relevantes e únicos, que façam seus clientes identificarem o valor de seguir sua empresa nas redes sociais.

Inove constantemente

A inovação deve ser parte da cultura do seu negócio, envolvendo todos os colaboradores. Do contrário, você corre o risco de perder vantagem competitiva e ficar para trás em relação à concorrência. 

Não tenha medo de inovar. Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas que se destacam são aquelas que são capazes de surpreender positivamente o seu público.

Para que faça sentido, é importante que essas mudanças estejam alinhadas com a estratégia e os valores do seu negócio. 

É esperado que as empresas sejam capazes de se reinventar, ainda mais no setor de energia solar, que está continuamente investindo em novas tecnologias e novidades.

Levando em conta a exigência do consumidor, é preciso oferecer algo que atenda às suas expectativas e acompanhe as mudanças no perfil de consumo.

Seguindo essas dicas, você já está mais preparado para se adaptar ao perfil do cliente. Se você acha que outros colaboradores da sua empresa podem se interessar por esse conteúdo, aproveite para compartilhar esse artigo em suas redes sociais!

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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