Hoje, mais de 2,4% da matriz energética do Brasil é representada pela energia solar, fazendo com que a fonte renovável ocupe o sexto lugar entre as fontes de energia elétrica mais usadas no nosso país.

Mas, apesar de o nosso clima ser bastante propício para a energia fotovoltaica, depois da lei publicada em janeiro de 2022 muitas pessoas ficaram confusas sobre as perspectivas de energia solar no Brasil.

O crescimento da energia solar chegou a mais de 200% entre 2020 e final de 2021 somente no setor de geração distribuída, e no ano passado, o aumento foi de aproximadamente 49% entre janeiro e dezembro de toda a potência produzida pela luz solar. Com isso, as expectativas são de que 2022 seja um dos melhores anos para o investimento em energia solar graças ao grande crescimento do mercado.

Confira a seguir a situação atual e as expectativas de energia solar no Brasil!

Qual a situação e perspectivas de energia solar no Brasil?

Depois de um crescimento exponencial no setor entre 2020 e início de 2022, a expectativa é que o mercado cresça mais 50% somente esse ano, com números que podem dobrar de valor graças à lei publicada em janeiro de 2022.

as expectativas são de um crescimento de pelo menos 50% de todo o setor
As expectativas são de um crescimento de pelo menos 50% de todo o setor

Isso porque, com a mudança nas tarifas para quem instalar o sistema de energia solar depois de janeiro de 2023, muitas famílias estão buscando investir na geração distribuída ainda este ano. Como resultado, o aumento nos investimentos em energia solar pode representar mais do que o esperado para o setor.

Mas, embora muitos imaginem que a nova lei trouxe apenas malefícios, a partir das novas regras muitas unidades geradoras terão tarifas mais baixas e poderão compensar seus créditos de forma diferente, sendo também vantajoso para muitas residências e empresas.

Outro fator que faz com que o mercado de energia solar tenha uma expectativa otimista é a alta no valor do kWh, graças a inflação energética e a crise hídrica que o país enfrenta desde 2021, além da alta do dólar. Isso faz com que muitas famílias e empresas busquem por alternativas que deixem a conta de luz mais baixa.

Os números são ainda mais animadores para a próxima década, já que uma pesquisa feita pelo World Energy Outlook mostrou que até 2031, há uma expectativa de aumento de 80% de energia solar no mundo todo, e ainda apontou que o uso de carvão tende a cair cada vez mais, ficando abaixo de 20% na demanda global de energia em meados de 2040.

Como ficará o mercado de trabalho?

A tendência é que o mercado de trabalho cresça junto, criando cada vez mais oportunidades no país envolvendo as instalações e manutenção do sistema solar. Isso porque, no ano passado, já era possível notar um crescimento na procura por esses serviços, especialmente de profissionais que fazem higienização das placas solares da forma correta.

o setor ainda criará diversos empregos nas áreas de instalação e manutenção de sistemas solares
O setor ainda criará diversos empregos nas áreas de instalação e manutenção de sistemas solares

Leia também Placas solares precisam de manutenções constantes? Quais os cuidados necessários?

A estimativa prevê uma melhora nos investimentos e criação de empregos nessa área, que além de melhorar o ambiente financeiro, ainda estimula investimentos estrangeiros em projetos de energia renovável, o que também poderia ser benéfico para a economia nacional.

Dentro desse universo, estima-se um crescimento em investidores de parques solares e ampliação de financiamentos para a energia solar, além de mais empresários interessados.

Leia também Como posso financiar energia solar? É possível financiar sem entrada?

Expectativas mundiais

Grande parte das empresas do Brasil e do mundo todo estão preocupadas com a preservação do meio ambiente e pautas que envolvem a sustentabilidade, fazendo com que as mesmas visem cada vez mais investir em energia de baixo impacto ambiental. Isso faz com que os investidores estrangeiros esperem apoiar ainda mais as iniciativas verdes do Brasil, e dá um sinal positivo para novos projetos.

A energia limpa também é uma das principais pautas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que fala mais sobre a importância dos países em emitir menos gases de efeito estufa até o final de 2022, quando acontecerá uma nova reunião sediada no Egito.

Além do estímulo para o uso de energias limpas e renováveis, a união ainda propõe a redução do uso de combustíveis fósseis e carvão, a fim de diminuir a emissão de CO2 na natureza. Isso nos faz acreditar que o mercado de energia solar tem potencial para crescer ainda mais, já que é a primeira vez na história que gases, petróleo e carvão são indicados como as principais causas de mudanças climáticas.

Sistemas fotovoltaicos em residências e empresas X usinas solares

Com o grande crescimento de geração distribuída, a estimativa é que os números cresçam ainda mais em 2022, especialmente porque as usinas solares estão sendo construídas gradualmente, sem previsão de um grande crescimento na esfera de substituição das hidrelétricas.

Isso faz com que as famílias prefiram investir em energia solar particular, a fim de diminuir não somente o impacto na natureza, mas também para gerar economia na conta de luz.

as usinas solares no Brasil possuem uma expectativa de crescimento, embora não o suficiente para se tornar a primeira matriz de geração elétrica do país para os próximos anos
as usinas solares no Brasil possuem uma expectativa de crescimento, embora não o suficiente para se tornar a primeira matriz de geração elétrica do país para os próximos anos

Agora que você viu qual a situação e perspectivas de energia solar no Brasil, entendeu que o mercado está cada vez maior no nosso país. Faça uma simulação e veja quanto você poderá economizar em conta de luz ao optar pela energia solar fotovoltaica, além de também estar fazendo seu papel e contribuindo para a preservação do meio-ambiente.

Posts Similares