Os painéis solares comerciais de hoje têm uma vida útil de 25 a 30 anos, o que significa que os painéis instalados na década de 1990 estão se aposentando. Mas, desmontá-los e reciclá-los não é tão simples quanto levá-los a um depósito de reciclagem.
Cada painel solar contém camadas de metais preciosos extraídos, como prata, cobre e alumínio, bem como polisilício. Entenda como empresas e startups europeias estão otimizando esses equipamentos e seu reaproveitamento.
Extração de materiais dos painéis solares
A extração desses materiais é tradicionalmente imprecisa e demorada, reduzindo seu valor e aumentando sua pegada de carbono. Em resposta, a startup francesa ROSI Solar desenvolveu uma maneira de extrair e recuperar os materiais valiosos dentro de cada painel fotovoltaico.
Um processo térmico remove os polímeros que mantêm os materiais com cada painel solar juntos.
Em seguida, os materiais são triados mecanicamente, recuperando as células fotovoltaicas, que contêm silício de alta pureza e fios de prata. Uma vez recuperados, eles podem ser reutilizados na cadeia de suprimentos de painéis solares ou transformados em outros produtos.
Este processo de design circular estende a vida útil dos materiais e reduz a dependência de metais de mineração.
Como aumentar a vida útil
As startups também estão procurando maneiras de expandir a vida útil dos painéis solares. Alguns fornecedores optam por substituir totalmente os painéis em vez de arcar com o custo do reparo, aumentando sua pegada de carbono.
Em resposta a Clever Solar Devices, uma startup espanhola, está focada no que chama de Fotovoltaica 4.0. Ele usa hardware patenteado e software integrado de IA para diagnosticar a integridade de painéis solares individuais, em tempo real e remotamente, sem interromper a produção
Isso permite detectar quais módulos fotovoltaicos específicos estão com defeito e substituí-los adequadamente.
Reutilização de painéis solares
Enquanto as startups estão trabalhando para estender a vida útil e a usabilidade de materiais de painéis solares individuais, também há espaço para reutilizá-los para criar novos produtos.
A startup alemã SunCrafter desenvolveu tecnologia para dar aos módulos fotovoltaicos de fazendas solares industriais uma segunda vida na forma de novos produtos.
Ao aplicar um processo de remanufatura, os módulos solares são transformados em sistemas fotovoltaicos plug-and-play. Assim, eles podem carregar qualquer dispositivo elétrico ou bateria de 12 volts e funcionar por décadas sem manutenção ou reparo.
Embora existam milhares de startups de energia solar na Europa, ainda há desafios enfrentados pelo setor que precisam ser enfrentados para que a região cumpra seus compromissos climáticos.
Por exemplo, no ano passado, uma pesquisa da associação comercial europeia SolarPower Europe descobriu que o número de funcionários precisaria dobrar de 466.000 em 2021 para mais de 1 milhão para atender às metas solares da Europa.
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.