A criação de um blog ou site é uma das principais técnicas de marketing digital para negócios que buscam formas de expandir e reforçar sua presença online. Há duas formas de gerar acesso a seus conteúdos, usando o tráfego pago e gratuito. Mas pouco adianta escolher qualquer uma delas se sua estratégia não for bem estruturada.

Lembre-se que a internet está repleta de conteúdos sobre os mais diversos assuntos, o que aumenta ainda mais a competitividade entre as empresas do mesmo segmento. Se você não oferecer conteúdo de qualidade para seu público-alvo, seus concorrentes certamente vão. 

Ao desenvolver uma estratégia de marketing para aumentar a visibilidade da sua empresa, é possível investir tanto em tráfego pago quanto em tráfego orgânico.

Decisões como essa envolvem aspectos como o objetivo do seu negócio ou da sua campanha de marketing, custo-benefício, recursos disponíveis e qual é a urgência em relação aos primeiros resultados.

Confira a seguir qual a diferença entre esses dois tipos de tráfego.

Tráfego pago e gratuito

Quando falamos em tráfego orgânico, estamos nos referindo aos visitantes que chegam até o site ou blog de sua empresa por meio de mecanismos de busca (como ao fazer uma pesquisa no Google, por exemplo) sem que seja necessário investir em campanhas de anúncios. Ou seja, de maneira gratuita. 

Ao realizar uma busca no Google (ou em qualquer outro buscador, como Bing ou Yahoo!), o usuário digita uma palavra-chave ou uma pergunta, como, por exemplo: “energia solar”, ou “como funciona um sistema fotovoltaico?”.

As particularidades do tráfego pago e gratuito
As particularidades do tráfego pago e gratuito.

Em seguida, tem acesso a uma lista com diversos sites que correspondem à busca, que podem ou não sanar a sua dúvida.

Ao clicar em um dos resultados da página de buscas, o usuário é direcionado ao site por iniciativa própria. Há alguns critérios que levam uma pessoa a clicar em um determinado resultado em vez de outro: 

  • Quando o link aparenta ser mais relevante ou conter informações mais úteis; 
  • Quando a fonte é mais confiável ou tem mais autoridade em relação ao assunto pesquisado;
  • Se o domínio já for conhecido pelo usuário que fez a busca; 
  • Quando corresponde melhor à intenção de pesquisa do usuário naquele momento.

Isso tudo faz a diferença na hora de realizar uma pesquisa. Como deu para notar, o aumento do tráfego orgânico está diretamente relacionado à autoridade e reconhecimento da sua empresa na internet, e à qualidade e relevância dos conteúdos produzidos em seu site. 

Seu conteúdo tem mais chances de aparecer bem posicionado no Google se atender a essas exigências, que correspondem ao algoritmo do buscador. O usuário pode chegar ao seu site por meio do tráfego orgânico de três formas.

Uma delas é o tráfego direto, quando o visitante digita a URL do site direto no campo do navegador. Tem também o tráfego de referência, quando um usuário clica em um backlink (link posicionado estrategicamente em um texto de outro site que guia o leitor até a sua página).

Por último, tem o tráfego social, que é gerado a partir das redes sociais.

Além dos backlinks, há outros fatores que compõem o algoritmo do Google, como otimização de SEO, a velocidade de carregamento do site, seu tempo de existência, a quantidade de acessos, entre muitos outros.

São mais de 200 aspectos que determinam o posicionamento de uma página em um buscador

O tráfego pago, por sua vez, envolve um investimento direto para que os usuários acessem a sua página. Isso pode ocorrer por meio de links patrocinados nos mecanismos de busca, ou através de posts impulsionados nas redes sociais.

Com essa estratégia, páginas específicas serão exibidas com destaque, aumentando o número de cliques e, consequentemente, de visitantes. Oferecem, portanto, um aumento nas oportunidades de negócio. 

Ao investir em tráfego pago no Google Ads, por exemplo, sua empresa escolhe um conjunto de palavras-chave relacionadas ao seu negócio ou conteúdo publicado, e sempre que alguém fizer uma busca utilizando um dos termos escolhidos, seu link será exibido em destaque.

É uma técnica muito utilizada por quem deseja aparecer mais, reforçar sua imagem perante o público-alvo e conquistar mais leads.

Nas modalidades de tráfego pago e gratuito, vemos uma diferença de entrega de resultado a seus usuários
Nas modalidades de tráfego pago e gratuito, vemos uma diferença de entrega de resultado a seus usuários.

Além do Google, já mencionado, há vários outros canais disponíveis para serem explorados por meio do tráfego pago, como Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e portais de notícias, entre outros.

Continue a leitura para saber mais sobre os prós e contras de cada uma dessas estratégias.

Quais as vantagens e desvantagens de cada um?

O tráfego orgânico é um dos pilares do Inbound Marketing, estratégia focada na atração de usuários por meio de conteúdos e materiais de alto valor. Logo, uma de suas principais vantagens é que os resultados são duradouros.

Além disso, tem baixo investimento, já que não é preciso impulsionar conteúdos e criar campanhas com anúncios pagos. 

Os links patrocinados só geram visitas e cliques enquanto a campanha está no ar e há um orçamento.

Já um conteúdo evergreen (que não tem data de validade, pois é perene, duradouro, e permanece atualizado por um longo tempo), por exemplo, continuará gerando visitas enquanto seu domínio estiver no ar, pois oferece informações valiosas ao público-alvo.

Esse tipo de post contribui para o fortalecimento da autoridade do seu negócio na internet, pois quanto mais conteúdos informativos e relevantes, mais sua empresa tende a ser vista como uma referência no segmento que atua. 

Entretanto, é uma estratégia que pode demorar alguns meses até entregar os primeiros resultados. Isso significa que, se a sua intenção é atrair visitantes com alguma urgência, talvez essa não seja a melhor alternativa.

Além disso, embora o tráfego orgânico exija um investimento inicial baixo se comparado com o pago, é importante pontuar que ele não é totalmente gratuito, já que envolve a produção de conteúdo e, portanto, requer uma equipe para tal.

Também é preciso considerar os gastos com a criação do site e o registro do domínio.

O tráfego pago, por sua vez, oferece uma entrega mais rápida de resultados, já que o seu conteúdo passa a ser exibido com destaque para o público.

Como é de se imaginar, o trafego pago entrega resultados mais rápidos. Porém o tráfego orgânico auxilia na longevidade dos resultados
Como é de se imaginar, o trafego pago entrega resultados mais rápidos. Porém o tráfego orgânico auxilia na longevidade dos resultados.

Esse aspecto faz dessa estratégia a escolha ideal para lançamentos de produtos ou campanhas de awareness, quando o objetivo é promover a visibilidade de uma marca, produto ou serviço

Com o uso adequado e estratégico de termos e palavras-chave, o tráfego pago possibilita aumentar a taxa de conversão, entregando conteúdos e soluções relevantes para os usuários. Mas como dito acima, para manter o fluxo de tráfego pago constante, é preciso ter sempre anúncios ativos.

Se o orçamento de determinada campanha se esgotar, os anúncios param de ser exibidos para o público.

Ainda em dúvida sobre qual escolher? Confira a seguir qual a melhor opção. 

Qual a melhor estratégia, tráfego pago ou orgânico?

Ambas as opções de marketing apresentadas neste artigo têm o mesmo objetivo: atrair mais visitantes para o site da sua empresa e gerar mais tráfego que a concorrência. Essa é provavelmente a única semelhança entre elas. 

Enquanto a mídia paga exige investimento constante em anúncios para continuar gerando resultados, o tráfego orgânico requer a produção de conteúdos relevantes e correspondentes aos interesses da sua persona. 

Ao optar por priorizar a segunda opção, é importante ser persistente e realista, pois pode ser necessário trabalhar de 3 a 6 meses para obter resultados orgânicos consistentes.

Negócios com paciência e comprometimento tendem a conquistar posições cada vez mais privilegiadas nos resultados de busca, mas isso requer que essa estratégia seja aplicada com frequência e continuidade, utilizando os conhecimentos de SEO a seu favor.

Ainda que o tráfego pago seja mais eficiente nesse sentido, tem como desvantagem o custo e os riscos de perder dinheiro caso o anúncio não seja bem elaborado.

Outro aspecto a ser considerado é que esse investimento nem sempre garante cliques, pois, além de muitos internautas ignorarem esses anúncios, há meios de bloqueá-los.

Para tomar a melhor decisão, é preciso avaliar qual o objetivo do seu negócio. Como essas metodologias se complementam e podem perfeitamente caminhar juntas, a nossa recomendação é combiná-las. 

Desde o início das atividades da sua empresa no universo digital é preciso pensar a longo prazo e considerar que o tráfego orgânico só trará resultados lá na frente.

Entenda porque combinar as duas opções é a melhor escolha que uma empresa que quer os melhores resultados, deve fazer!
Entenda porque combinar as duas opções é a melhor escolha que uma empresa que quer os melhores resultados, deve fazer!

Também é importante pensar no momento presente, e por isso pode ser necessário investir em tráfego pago para fazer as vendas aumentarem.

Assim, você estrutura um conjunto de estratégias que, se aplicadas de forma adequada, complementam uma à outra e podem trazer benefícios a curto, médio e longo prazo para a sua empresa. 

Além disso, vale pontuar que a diversidade de tráfego é muito positiva para o seu site. Esse é, inclusive, um dos aspectos relacionados ao algoritmo dos mecanismos de busca que pode favorecer o tráfego orgânico. 

Ao combinar as duas estratégias, você conseguirá construir autoridade e se tornar uma referência em seu nicho de atuação com os conteúdos de valor, ao mesmo tempo em que gera reconhecimento e atrai um maior números de visitantes em menos tempo com a mídia paga. Interessante, hein?

E você, já tem experiência com alguma dessas formas de obter tráfego para seu site? Qual sua opinião sobre elas? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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