Num avanço notável em direção à inovação ecológica, a Noruega implantou com sucesso os painéis solares montados no solo mais a norte do mundo, no remoto arquipélago de Svalbard.

Esta conquista é particularmente impressionante considerando que o arquipélago está envolto numa escuridão perpétua desde o início de outubro até meados de fevereiro de cada ano.

A introdução de 360 painéis solares, meticulosamente dispostos em seis filas num campo desolado, significa um salto substancial no sentido de energizar as comunidades isoladas do Ártico com energia limpa e ecológica.

Estes painéis solares estão agora operacionais, fornecendo eletricidade à Rádio Isfjord, uma antiga estação de rádio marítima que foi transformada num centro para turistas.

Localizado a uma distância desafiadora de aproximadamente 1.300 quilômetros do Polo Norte, o ventoso arquipélago de Svalbard, também conhecido como Spitsbergen, permanece acessível exclusivamente por barco ou helicóptero, dependendo das condições climáticas.

Mons Ole Sellevold, consultor técnico em energia renovável da empresa estatal de energia Store Norske, expressou que esta instalação “é considerada o sistema fotovoltaico (PV) montado no solo mais ao norte do mundo”. Enfatizou ainda o aspecto pioneiro, afirmando que este projeto representa o primeiro de sua magnitude no Ártico.

Aproveitando as vantagens ambientais do Ártico para os painéis solares

Aumentando estes painéis solares ao nível do solo, um conjunto adicional de 100 painéis solares adorna o telhado da estação de rádio, que, até agora, dependia de geradores a diesel para obter energia.

Prevê-se que estes painéis solares no telhado satisfaçam cerca de metade das necessidades de eletricidade da estação, ao mesmo tempo que reduzem significativamente as suas emissões de dióxido de carbono. Durante os meses de verão, a região desfruta do brilho constante da luz do dia, fenômeno conhecido como “sol da meia-noite”.

Estes painéis solares capitalizam ainda mais o efeito “albedo”, aproveitando as propriedades reflexivas da neve e do gelo. Além disso, as temperaturas frias aumentam sua eficiência operacional.

Por outro lado, a região mergulha na escuridão total desde o início de outubro até meados de fevereiro, tornando inviável para a Rádio Isfjord abandonar totalmente a sua dependência dos combustíveis fósseis.

Explorando diversas rotas para energia sustentável

Store Norske reconhece que uma transição abrangente para a energia verde na estação pode exigir a consideração de soluções alternativas, como parques eólicos. Esta transição é impulsionada tanto por preocupações ambientais como por fatores econômicos, nomeadamente as elevadas despesas associadas à aquisição e transporte de gasóleo.

Além disso, os painéis solares oferecem benefícios econômicos, facilidade de manutenção e durabilidade excepcional.

Esta instalação solar constitui um projeto-piloto pioneiro destinado a avaliar a viabilidade da aplicação de tecnologias semelhantes a cerca de 1.500 outros locais e comunidades espalhadas pelo Ártico.

Painéis solares no Ártico
Painéis solares no Ártico

Estas comunidades, desligadas das redes eléctricas convencionais, partilham o imperativo crítico de procurar soluções energéticas sustentáveis. Sellevold sublinhou a importância deste esforço, afirmando: “Pretendemos transformar a Rádio Isfjord num banco de testes – um local de prova de conceito – para desenvolver tecnologia testada no Ártico que possa ser posteriormente replicada em locais análogos.”

Fonte: EuroNews

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares