Nos últimos anos, muito se falou sobre mineração de bitcoins e altas taxas de consumo de energia. Alguns países, inclusive, tiveram problemas com essa prática. Por isso, algumas pessoas começaram a se questionar sobre o uso de painéis solares para alimentar parte dessa mineração.

Assim, um YouTuber, VoskCoin, muito popular na plataforma, resolveu fazer um teste para seus mais de 600 mil inscritos. Através de cálculos ele mostrou diferentes cenários possíveis para minerar criptomoedas com energia solar.

Como foi feita a averiguação?

Basicamente, o YouTuber utilizou matemática e conhecimento de mercado para averiguar a viabilidade do uso de painéis solares para mineração de bitcoins. É importante ressaltar, que esses valores usados podem variar de acordo com diversos fatores. Por exemplo, o preço dos materiais, a intensidade e duração da irradiação solar, o consumo de cada computador, entre outros.

Usando um modelo de mineradora como parâmetro para consumo, ele calculou o consumo total de eletricidade para 1 mês. Então, partiu para o cálculo de quantos painéis solares seriam necessários, chegando ao resultado de 35.

Porém, esse número é considerando fatores climáticos ideais de horas solares. Então, para dias chuvosos ou épocas sem tanta presença solar, pode varias o valor de mineração. Outro fator importante para quem pensa em fazer isso, é o investimento inicial.

Antes de começar a minerar, é preciso adquirir painéis solares e adaptar sua rede elétrica para utilizá-la. Além disso, há o custo da própria mineradora e de um computador que suporte a atividade durante todos os dias e todas as horas.

Vale a pena usar painéis solares para minerar bitcoins?

Como é de se imaginar, a resposta não é muito animadora. Devido a todos os custos, o tempo de retorno é muito grande. No mínimo, em 5 anos você conseguiria pagar os investimentos feitos para começar.

Isso considerando, ainda, os valores e fatores ideais de mineração e contando com a valorização do bitcoin. Levando em conta que o YouTuber utilizou a realidade dos Estados Unidos, é possível pensar em um cenário semelhante no Brasil.

Mineração de bitcoins com painéis solares pode ser viável no futuro
Mineração de bitcoins com painéis solares pode ser viável no futuro

Os valores para iniciar tal processo seria alto, ainda mais com as peças de computadores com preços subindo nos últimos anos. Então, é improvável que alguém conseguiria lucrar a curto e médio prazo com tal atividade em escalas particulares.

Por outro lado, esse vídeo gerou uma boa discussão sobre o consumo consciente de eletricidade em uma atividade que teve duras críticas. Talvez, se encontrarem maneiras de aumentar a produção de energia com os painéis solares, essa possibilidade seja mais viável para quem deseja minerar.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares