A equipe responsável pela etapa de pré-venda em energia solar, é responsável por realizar o primeiro contato com potenciais clientes interessados em investir nas soluções que a sua empresa oferece. Seu objetivo é garantir um processo de vendas mais eficiente, com profissionais focados especialmente na prospecção e na qualificação dos contatos.

O profissional encarregado dessa parte é chamado de SRD, uma sigla para Sales Development Representative, ou, em português, representante de desenvolvimento de vendas.

Quem trabalha nessa função dedica-se à etapa anterior à da venda propriamente dita, classificando o lead e repassando-o ao representante de vendas.

Sendo assim, essa etapa é responsável pelo início do ciclo de vendas, que consiste em identificar, conectar e qualificar as oportunidades de negócio. O SRD trabalha, basicamente, qualificando os contatos que apresentam maior potencial de se tornar clientes.

Confira a seguir mais detalhes sobre a etapa de pré-vendas em energia solar e as principais vantagens de investir nela. Boa leitura!  

O que é a etapa de pré-venda em energia solar?

Também chamada de Sales Development, a etapa de pré-vendas é uma área responsável por gerar leads e oportunidades para o time de vendas de uma empresa. 

Entenda o que é a etapa de pré-venda em energia solar
Entenda o que é a etapa de pré-venda em energia solar

Quando falamos em leads, estamos nos referindo a potenciais clientes que demonstraram interesse em adquirir ou contratar alguma das soluções oferecidas pela sua empresa de energia solar (como a instalação de um sistema fotovoltaico, por exemplo).

Os leads incluem pessoas que entraram em contato com a empresa para solicitar mais informações sobre o produto, consumidores que preencheram um formulário em um site da empresa solicitando uma cotação, e assim por diante.

Os leads podem, portanto, ser gerados através de ações de marketing e vendas, como anúncios em mídias sociais, participação em feiras ou eventos, entre outras maneiras. 

O objetivo da equipe de pré-vendas é justamente qualificar esses leads, ou seja, avaliar se eles têm potencial para se tornarem clientes da sua empresa, e se estão realmente interessados em adquirir um sistema de energia solar ou outra solução que seu negócio oferece.

Isso é importante para que seus recursos sejam utilizados da melhor forma.

O trabalho da equipe de pré-vendas pode incluir atividades diversas, como pesquisa de mercado, geração de listas de contatos, entrevistas e outras ações para identificar potenciais clientes e apresentar a eles a solução que sua empresa oferece. 

O principal objetivo desses profissionais deve ser aumentar o pipeline de vendas da empresa e fornecer ao time comercial oportunidades de venda qualificadas.

Mais importante que vender, é gerar venda qualificada. Que garanta a satisfação e fidelização do cliente
Mais importante que vender, é gerar venda qualificada. Que garanta a satisfação e fidelização do cliente

Isso pode incluir desde o contato inicial com o cliente potencial e todo o acompanhamento das oportunidades de venda até que elas sejam fechadas.

Pipeline de vendas é o termo utilizado para se referir ao conjunto de oportunidades de venda que uma empresa está trabalhando em um determinado momento.

É, portanto, uma ferramenta de gerenciamento que ajuda a acompanhar o progresso das vendas e avaliar o desempenho da equipe responsável por realizá-las.

Essa ferramenta pode incluir oportunidades em diferentes estágios do processo de venda, além de também ser usado para fazer previsões de vendas futuras e para planejar estratégias comerciais e de marketing. Clique aqui para conferir a diferença entre pipeline e funil de vendas.

Sendo assim, a equipe de pré-vendas deve ser capaz de identificar potenciais clientes de energia solar e apresentar a eles a solução com a qual sua empresa trabalha.

É comum que os profissionais SRD trabalhem em colaboração com o time de vendas, oferecendo suporte na prospecção de novos clientes e na qualificação de oportunidades.

Profissionais SRD apoiam o time de vendas
Profissionais SRD apoiam o time de vendas

Para saber mais sobre o assunto, confira a seguir as principais vantagens que a área de pré-vendas pode oferecer para a sua empresa de energia solar. 

Vantagens de investir em pré-vendas

A equipe de pré-vendas ou sales development em uma empresa de energia solar é a responsável por gerar leads e oportunidades de venda ou contratação de serviços.

Seus esforços devem estar voltados à realização de pesquisas de mercado para identificar potenciais clientes, ao contato inicial com esses clientes para apresentar a eles a solução oferecida pela empresa e ao acompanhamento das oportunidades de venda até que elas sejam fechadas.

A esses profissionais também cabe falar sobre os benefícios da energia solar e como o sistema pode atender às necessidades do cliente.

Levando isso tudo em consideração, investir na criação de uma etapa de pré-vendas em sua empresa de energia solar pode ser uma estratégia muito eficiente para aumentar o pipeline de vendas da empresa e, consequentemente, as chances de sucesso das vendas.

Vantagens em investir nestas ações
Vantagens em investir nestas ações

Algumas razões pelas quais investir em Sales Development pode ser uma boa ideia incluem:

Geração de leads qualificados

Como a equipe que trabalha com pré-vendas é especializada em identificar clientes com maior potencial e mostrar a eles como sua empresa pode sanar seus problemas, seu trabalho pode resultar em leads mais qualificados e oportunidades de venda mais interessantes.

Leads qualificados em energia solar são potenciais clientes que demonstraram interesse em adquirir um sistema de energia solar e que atendem a certos critérios que os tornam viáveis para a empresa.

Esses critérios podem incluir aspectos como a localização do cliente (para verificar se há opções viáveis de instalação), o tamanho da propriedade (avaliando se há espaço suficiente) e o orçamento do cliente (se ele possui condições financeiras ou crédito para adquirir o sistema). 

Como mencionado acima, a equipe de pré-vendas é responsável por qualificar os leads, ou seja, avaliar se eles são potenciais clientes viáveis e se estão realmente interessados em adquirir um sistema de energia solar.

Isso ajuda a garantir que apenas leads qualificados sejam passados para o time de vendas, para que haja melhor aproveitamento dos recursos. 

Os profissionais responsáveis por essa área podem contribuir para a geração de leads qualificados ao realizar pesquisas de mercado para identificar potenciais clientes que tenham interesse em energia solar.

Entenda como a geração de leads qualificados, facilita o trabalho da equipe de vendas
Entenda como a geração de leads qualificados, facilita o trabalho da equipe de vendas

Também podem participar de eventos e feiras relacionados à temática de energia sustentável para estabelecer contatos e gerar leads.

Outra maneira de fazer isso é com o investimento em anúncios de mídias sociais. Dessa forma, sua empresa promove o produto e gera leads através de anúncios segmentados com base em suas necessidades específicas, o que pode aumentar o interesse em adquirir o produto.

Aumento da eficiência do time de vendas

Ao gerar leads e qualificá-los, a pré-venda fornece à equipe comercial oportunidades de venda já encaminhadas, permitindo que esses encarregados concentrem seus esforços apenas em fechar negócios (já que não precisam mais se preocupar em prospectar clientes ou entrar em contato com consumidores em potencial).

Outra colaboração importante da pré-venda em energia solar é a possibilidade de realizar treinamentos junto ao time de vendas sobre técnicas eficazes que podem ajudar a aumentar seu desempenho e conversão. 

A pré-venda também deve acompanhar as oportunidades de negócio até que sejam de fato fechadas. Isso ajuda a garantir que os clientes fiquem satisfeitos com o produto ou serviço adquirido, continuem comprando da empresa no futuro e indiquem sua empresa de energia solar para outras pessoas interessadas. 

O suporte técnico é outra parte fundamental desse trabalho, já que ajuda a esclarecer dúvidas, lidar com objeções e aumentar as chances de fechar um negócio.

Melhor conversão da equipe de vendas
Melhor conversão da equipe de vendas

Todo esse trabalho é determinante para aumentar a eficiência da equipe comercial e garantir um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

Melhora da taxa de conversão de leads em vendas

Com uma equipe dedicada a gerar leads e qualificá-los, é mais provável que os leads sejam convertidos em vendas, o que resultará no aumento nas receitas da empresa.

Ao gerar leads e qualificá-los, os esforços voltados para a pré-venda podem aumentar as chances de que os leads sejam convertidos, já que são contatos provavelmente mais interessados no produto ou serviço oferecido.

Além disso, é preciso considerar os aspectos mencionados anteriormente: os treinamentos realizados, o acompanhamento das oportunidades de venda e a oferta de suporte técnico capacitado e personalizado são também determinantes para melhorar a taxa de conversão.

Aumento da retenção de clientes

Quanto mais satisfeito estiver o cliente com a solução oferecida, maiores as chances de conversão e também de mantê-lo fidelizado depois que a venda for fechada.

Aumento da retenção dos clientes
Aumento da retenção dos clientes

Uma boa maneira de garantir isso é fazendo um follow-up com os clientes após o fechamento do negócio para verificar se eles estão satisfeitos com o produto ou serviço adquirido e se há alguma dúvida ou problema que precise ser resolvido. 

O follow-up é importante porque permite que sua empresa mantenha contato com clientes, construindo uma relação mais próxima e saudável com eles, o que é fundamental para sua fidelização.

É também uma ótima maneira de resolver qualquer problema técnico que possa surgir, e de mostrar ao seu público que você se importa e está interessado em resolver integralmente seus problemas em relação à geração e abastecimento de energia. 

A pré-venda também ajuda a aumentar a retenção dos clientes ao oferecer atualizações e melhorias para os produtos ou serviços já adquiridos.

Essa é uma forma eficaz de mantê-los interessados e fidelizados à empresa, sobretudo se essa estratégia for alinhada à oferta de promoções e descontos exclusivos para incentivá-los a continuar comprando da empresa.

O investimento em pré-venda em energia solar tem mais a ver com a realocação de recursos da sua empresa, certificando-se de que seus princípios e valores sejam colocados em prática.

Aplicando a pré-venda em energia solar
Aplicando a pré-venda em energia solar

Não é necessário fazer grandes mudanças, mas é imprescindível colocar o consumidor como foco principal das suas ações e estratégias em marketing, para garantir sua satisfação e fidelização. 

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10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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