Passa ano, entra ano e a energia solar fotovoltaica ganha cada vez mais adeptos no setor industrial. São diversas as vantagens que essa forma de geração de energia oferece, mas a diminuição dos custos na conta de luz e a redução dos impactos negativos ao meio ambiente são as principais e mais atrativas. 

Os custos com energia elétrica no setor industrial são uma das maiores preocupações dos empresários, devido ao maquinário pesado e as horas contínuas de produção. Tudo isso faz com que o consumo de energia seja bastante elevado nas indústrias, levando a gastos muito altos, comprometendo boa parte do orçamento do negócio. 

Investir em uma fonte de energia alternativa pode ser a solução que você procura para reduzir os custos e contribuir com o crescimento da sua empresa. Confira a seguir. 

Como funciona?

A geração de energia elétrica para indústrias a partir da energia solar fotovoltaica funciona de maneira semelhante à realizada em residências e estabelecimentos comerciais. Como no caso das indústrias há necessidade de uma maior geração de energia, o processo geralmente é feito em larga escala, devido ao tamanho do sistema fotovoltaico. 

Veja como funciona o sistema de energia solar para indústrias e empresas
Veja como funciona o sistema de energia solar para indústrias e empresas

Na maioria dos casos, os painéis solares são instalados nos telhados, e por isso não ocupam espaço nem atrapalham o funcionamento das atividades diárias da indústria.

Assim como os sistemas fotovoltaicos instalados em residências e comércios, nas indústrias essa tecnologia também apresenta longa durabilidade e pouca manutenção, reduzindo, assim, as despesas extras.  

A energia solar em indústrias e fábricas pode ser adotada por empresas de qualquer porte e segmento. Diversas indústrias alimentícias, têxteis, farmacêuticas, mecânicas e moveleiras de todo o Brasil já aderiram aos sistemas fotovoltaicos. 

Para garantir um bom serviço e ter tudo funcionando perfeitamente, é imprescindível contar com o trabalho de empresas confiáveis e com credibilidade no mercado. Assim, você fica tranquilo desde o momento de elaboração do projeto, passando pela escolha dos equipamentos até a instalação do sistema e eventuais manutenções, caso sejam necessárias.

Continue a leitura para saber mais sobre as vantagens que a energia fotovoltaica oferece ao setor industrial. 

Quais os benefícios da energia solar para as indústrias?  

Com pouco tempo após a instalação de um sistema solar fotovoltaico em uma indústria ou fábrica, os empresários já podem notar bons resultados para o seu negócio. Inclusive, essa decisão pode fazer com que proprietários recebam incentivos fiscais do governo, e o valor investido em energia solar rende muito mais do que qualquer aplicação. Veremos a seguir cada uma dessas vantagens.  

Economia nas contas de luz

Independente do porte e do nicho de atuação da sua indústria, investir em energia solar fotovoltaica é uma escolha que pode gerar economia dentro de pouco tempo. Ao conquistar cada vez mais espaço no mercado, essa tecnologia sofreu consideráveis reajustes de preço, tornando-se algo mais acessível. 

Hoje, com a instalação de um sistema fotovoltaico simples, um dono de indústria pode economizar até 95% da sua fatura de energia. Além disso, o valor investido acaba retornando em pouco tempo através da economia nas contas de luz. 

Não oferece riscos ao meio ambiente

A energia solar é obtida a partir dos raios solares, uma fonte natural, não poluente e inesgotável. Ao investir em energia solar fotovoltaica, além de reduzir os custos com energia elétrica, o empresário também consegue diminuir o uso dos recursos naturais, que vão se esgotar ao longo do tempo.

O fim dos recursos naturais é uma preocupação atual que concerne a grandes produtores de todo o mundo, e por isso é responsabilidade de cada um procurar soluções alternativas para reduzir o impacto que suas empresas e indústrias têm na natureza. 

A geração de energia solar é obtida através da instalação de um sistema fotovoltaico, composto por painéis solares capazes de captar a energia dos raios solares e transformá-la em energia elétrica.

Energia solar oferece somente benefícios ao meio ambiente
Energia solar oferece somente benefícios ao meio ambiente

Os equipamentos que formam o sistema fotovoltaico são fabricados a partir de processos industriais altamente tecnológicos e muito controlados, por isso não causam danos ao meio ambiente. 

Assim, todo o processo de geração de eletricidade através da energia solar é realizado de modo sustentável, proporcionando vantagens que vão muito além da economia apenas. 

Alta durabilidade e manutenção reduzida da energia solar

Outro grande ponto positivo a respeito dos sistemas de energia solar é a longa vida útil dos equipamentos empregados, de no mínimo 25 anos.

Para ter um sistema que de fato alcance essa durabilidade, é fundamental investir em aparelhos de alto desempenho e com qualidade elevada, além de realizar as manutenções conforme orientado pela empresa responsável pela sua instalação. Falando nisso, também vale a pena contratar uma empresa confiável, que tenha reconhecimento no setor. 

As manutenções citadas são geralmente simples e de caráter preventivo, envolvendo a limpeza a cada seis meses ou um ano para remover resíduos como poeira, folhagens e dejetos de pássaros dos painéis solares. 

Instalação não invasiva

Os sistemas fotovoltaicos são simples e práticos de serem instalados quando o serviço é realizado por uma empresa com experiência. Naturalmente, o tamanho da usina vai influenciar no tempo de instalação: uma instalação residencial pode ser feita em até 3 dias, enquanto que uma industrial pode levar alguns meses.

A boa notícia é que, mesmo que leve um tempo a mais para o sistema ser instalado, isso não interfere nas atividades internas da empresa. Por serem acomodados nos telhados, os equipamentos não ocupam espaço nem atrapalham a circulação dos funcionários. 

Cultura de sustentabilidade

A questão da sustentabilidade está cada vez mais em alta, sobretudo no mundo corporativo. Empresas de diversos segmentos estão investindo em tecnologias que garantam essa vantagem, pois é uma forma de estar a par do mercado e também de incentivar as pessoas a terem consciência ecológica. 

Esse tipo de postura possibilita o desenvolvimento de campanhas e projetos eficientes, capazes de reeducar seus funcionários e público em geral sobre a importância de desenvolver e explorar alternativas sustentáveis e ecologicamente corretas. 

Financiamento facilitado

Atualmente, ficou mais fácil investir em sistemas solares fotovoltaicos devido às linhas de financiamento que são oferecidas por bancos públicos e privados. 

Muitos dos financiamentos oferecidos oferecem a possibilidade de pagar as parcelas da usina com a economia obtida nas contas de luz após a sua instalação. Facilidades como essa fazem com que o investimento neste tipo de sistema seja algo muito mais acessível e econômico. 

Créditos de energia solar

Outro fator que faz da energia solar fotovoltaica um investimento positivo para as indústrias e consumidores no geral é a geração de créditos de energia. Esses créditos são gerados quando uma unidade consumidora (como uma  empresa que possui um sistema solar fotovoltaico instalado) injeta o excedente de energia elétrica produzida na rede da concessionária local. 

Veja como funciona os créditos gerados pelo uso de energia solar
Veja como funciona os créditos gerados pelo uso de energia solar

Isso é possível, pois a usina solar tem a capacidade de muitas vezes produzir uma quantidade de energia elétrica maior do que a que será de fato consumida. Assim, para que essa energia excedente não seja desperdiçada, o inversor solar a direciona para a rede da concessionária para que possa ser utilizada em outros locais. 

Os créditos de energia tornam o sistema fotovoltaico uma solução ainda mais rentável. 

Vale a pena investir em energia solar para indústrias? 

Tendo contato com todas essas vantagens que a energia solar pode proporcionar a sua indústria, você provavelmente deve estar se perguntando se de fato esse investimento vale a pena. 

A verdade é que essa tecnologia é mais uma forma do seu negócio ter uma vantagem competitiva no mercado, já que medidas ecologicamente sustentáveis estão sendo cada vez mais procuradas e cobradas pelos consumidores e investidores. 

Isso tudo faz da energia solar fotovoltaica uma grande tendência de mercado, que só tende a crescer cada vez mais nos próximos anos. Sendo assim, investir em energia solar fotovoltaica é o mesmo que investir no futuro do seu negócio.

Energia Solar em sua Indústria com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua indústria e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Posts Similares