Durante a construção de um galpão, é necessário escolher o tipo de telha que vai compor a cobertura da edificação. É preciso atentar para a grande diversidade de telhas disponíveis no mercado, sendo a telha metálica a principal opção para telhados de galpões industriais. Apresenta boa durabilidade, segurança e uma ótima relação custo-benefício. 

Por essas razões, as telhas metálicas são as mais recomendadas na construção civil para esse tipo de obra, representando um investimento que vale a pena. Confira no artigo a seguir qual a telha metálica mais barata para coberturas de galpões. 

Por que escolher uma telha metálica?

Para fazer uma escolha acertada com relação às telhas de uma obra, é fundamental levar em conta as características e especificações do lugar. Edificações de grande extensão, os galpões são geralmente usados como armazéns ou adaptados para a realização de atividades diversas.

Veja porque a telha metálica pode ser uma excelente opção para sua obra
Veja porque a telha metálica pode ser uma excelente opção para sua obra

Em função disso, podem demandar melhor isolamento termoacústico para preservar o bem-estar dos funcionários e/ou garantir proteção aos produtos e equipamentos armazenados no local. Essas demandas vão depender das atividades que serão exercidas no galpão, por isso é importante considerá-las. 

Em geral, um dos principais aspectos que devem ser priorizados em qualquer tipo de construção é a durabilidade do material que compõe a telha. A depender da telha escolhida, a cobertura do galpão vai precisar de mais ou menos manutenções em um determinado período de tempo. Por isso, escolha o material que oferece o melhor custo-benefício. 

As telhas metálicas são indicadas sobretudo nos casos em que a estrutura do galpão também é metálica,  ou pré-moldada de concreto. Como são fabricadas sob medida, é necessária uma quantidade menor de peças para cobrir a estrutura do telhado. Por essa razão, o valor das telhas metálicas também pode variar muito, a depender do projeto do galpão. 

O material utilizado nas telhas metálicas, garante maior resistência e durabilidade aos telhados, facilitando sua instalação, limpeza e manutenção. Também podem ser feitas com diversos tipos de curvaturas, se adaptando a telhados mais baixos ou íngremes.

Os principais tipos de telhas metálicas para telhados de galpão industrial são as galvanizadas, termoacústicas ou de galvalume.

São excelentes opções por interagirem bem com diversos elementos complementares (como forros, isolamentos térmicos e acústicos, para-raios, iluminação artificial e aparelhos de climatização), dessa forma contribuindo para a redução do consumo de energia elétrica. 

As telhas metálicas podem ser montadas em vãos cada vez maiores e com estruturas de apoio reduzidas, o que representa uma grande vantagem para esse tipo de cobertura. A resistência e a leveza do seu material são o que garantem isso, aumentando o custo-benefício e atraindo ainda mais clientes.

Além disso, coberturas com telhas metálicas formam unidades termoacústicas que reduzem a passagem de calor e ruído para o ambiente interno. Isso ajuda a proporcionar bem-estar aos funcionários e maior proteção aos itens e equipamentos armazenados em seu interior. 

Atualmente, já é possível escolher as telhas de acordo com a cor de sua preferência. Esse é um ponto positivo para quem não quer deixar a estética da sua construção a desejar. A tecnologia para pintura proporciona maior diversidade de cores e uma proteção extra contra as intempéries.

Confira mais detalhes sobre os tipos de telhas metálicas no próximo tópico. 

Quais os tipos de telhas metálicas e qual o mais barato? 

Há três tipos principais de telhas metálicas que podem servir para a cobertura de galpões industriais, sendo elas as telhas galvanizadas, galvalume e termoacústicas. 

Há vários tipos de telhas metálicas, veja os tipos e o que mais atende as suas necessidades
Há vários tipos de telhas metálicas, veja os tipos e o que mais atende as suas necessidades

Começando pelas galvanizadas, são telhas fabricadas em aço e banhadas em zinco fundido. Seu revestimento diminui os riscos de ferrugem e oxidação, e são telhas que garantem segurança na montagem e na manutenção da estrutura.  

As telhas galvalume possuem um revestimento mais resistente do que as galvanizadas, devido à sua composição, que é de 55% alumínio, 46,5% zinco e 1,5% silício. Tal aspecto faz com que ela seja a escolha preferida de muitos consumidores, principalmente quando a construção fica localizada em áreas nas quais há muita corrosão atmosférica.  

Por fim, temos as telhas termoacústicas, que são compostas por duas lâminas de aço preenchidas com poliestireno expandido ou poliuretano, gerando o isolamento térmico e acústico ideal.

No entanto, essa vantagem pode elevar seu preço. Sendo assim, escolher as telhas termoacústicas pode fazer com que o preço final do seu telhado seja elevado, principalmente se tratando da cobertura de grandes espaços. 

As telhas de aço feitas com folhas simples de chapas finas galvanizadas ou galvalume são a opção mais barata possível se você deseja investir nesse tipo de cobertura. São leves e podem ser do tipo trapezoidais ou onduladas.

Sua espessura padrão varia entre 0,43mm a 0,90mm, podendo ser mais espessas quando feitas sob encomenda. Como já dito acima, são muito usadas para coberturas de galpões e grandes estruturas, que demandam a construção de uma cobertura leve e que não trabalhem com produtos químicos que emitam gases corrosivos. 

Essas telhas podem ser compradas em cor natural ou já pintadas eletrostaticamente, na cor solicitada pelo cliente. Não são recomendadas para cobertura de residências e galpões comerciais onde o conforto térmico deve ser priorizado.

Quando usadas para coberturas de garagem, é preciso pintar uma das faces para evitar reflexo do sol. Para escolher esse tipo de telha mais em conta, é preciso abrir mão do isolamento termoacústico (fornecido pelas telhas sanduíche). 

Continue a leitura para saber se de fato vale a pena investir nas telhas metálicas para a cobertura do seu galpão. 

Vale a pena investir em telha metálica? 

Como todas as outras decisões que envolvem a sua obra, na hora de escolher a telha mais adequada para a cobertura do galpão também é importante observar as características e particularidades do seu projeto. 

Veja se vale a pena você investir no telhado feito com telhas metálicas
Veja se vale a pena você investir no telhado feito com telhas metálicas

A constituição e o formato de cada modelo de telha devem ser levados em consideração, para assim se certificar de que você escolherá algo que de fato atenda ao que procura. 

As telhas metálicas são uma opção que certamente oferece mais vantagens que as demais: têm uma excelente relação custo-benefício, e podem ser fabricadas segundo as preferências de cada cliente. Essas e outras razões já citadas ao longo do texto são determinantes para que elas sejam as mais sugeridas no ramo da construção civil. 

Se um galpão resistente, durável e seguro é o que você deseja, é nas telhas metálicas que encontrará a melhor solução para o seu projeto. 

Energia Solar em sua Indústria com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua indústria e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Escreva pra gente ou deixe seu comentário abaixo, ficaremos felizes em atendê-lo. 

Story referente ao post

Posts Similares