Para melhor entender o novo selo de eficiência energética, vamos entender qual a origem e quais os tipos de selos, quais os objetivos e as tendências para 2030 com novas tecnologias mais eficientes e maior concorrência entre as empresas.

Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE)

O sistema de selos teve início com o Programa Brasileiro de Etiquetagem da Inmetro, que veio com o objetivo de diminuir o impacto do meio ambiente, aumentar o desenvolvimento industrial e a economia para o consumidor, o programa foi iniciado de forma voluntária ao informar a eficiência energética dos produtos com o objetivo de estimular a população a comprar os equipamentos mais eficientes onde iriam ter menos custos e menor impacto ambiental.

Neste processo duas parcerias muito importantes alavancaram o projeto, sendo a Eletrobrás utilizando o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e a Petrobrás, utilizando o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet).

Após esse trabalho ser iniciado foi criada uma lei em 17 de outubro de 2001, de nº 10.295 a Lei de Eficiência Energética, com o objetivo de padronizar e através de testes em laboratório avaliar e classificar a eficiência dos produtos de acordo com cada categoria, deixando de ser algo voluntário e passando a ser algo obrigatório por lei.

Classificação dos produtos

Os produtos são testados em ambientes laboratoriais com o objetivo de medir e classificar a eficiência energética, ruídos, vazão, entre outros, gerando um resultando que é demonstrada através de uma letra sendo a letra A, a mais eficiente e a letra C ou G, a menos eficiente, no caso do menos eficiente vai depender do equipamento se irá ser classificado de A até C ou de A até G.

Essa classificação é muito importante para o consumidor, pois tem acesso às informações do equipamento que antes não tinha, podendo escolher o que terá menos impacto ao meio ambiente, menor custo e até mesmo com o menor ruído, sabendo também que está realizando a compra de um produto com maior qualidade.

Para os fabricantes, o objetivo é desenvolver produtos mais eficientes para manter a classificação alta, garantindo uma alta qualidade comparada aos concorrentes. Com o objetivo de sempre desenvolverem produtos diferenciados, a tendência da indústria é desenvolver produtos que sejam cada vez mais eficientes com maior durabilidade e menor impacto ao meio ambiente.

Tipos de selos

O Inmetro classifica os produtos com uma etiqueta sendo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), essa classificação é de acordo com a eficiência energética, porém as parcerias participantes do programa sendo o Procel e o Conpet, que geram um selo para os produtos mais eficientes da categoria, ou seja, se na etiqueta do Inmetro estiver o selo do Procel ou do Conpet isso quer dizer que o produto é um dos mais eficientes da categoria estando com a letra A em sua classificação.

 Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel)

O selo Procel é direcionado aos produtos com maiores eficiências energéticas de cada categoria, ou seja, se o equipamento for testado pelo Inmetro e receber a etiqueta de maior eficiência que é classificada com a letra A terá esse selo da Procel. O consumidor ao ter acesso a esta informação pode escolher o melhor produto que terá menos custo e impacto ambiental, esses produtos podem ser eletrodomésticos em geral.

O Procel também tem um selo chamado Procel Edificações, com o objetivo de diminuir o impacto ambiental reduzindo o consumo de energia e água em construções, sabendo que 50% da utilização de energia elétrica é consumida nas obras de edificações.

A eficiência energética é medida de acordo com a utilização consciente de água e luz, ou seja, a racionalização da água, o aquecimento da água através de energia fotovoltaica, ventilação natural, iluminação natural, medição individualizada, entre outros. Esse Selo visa ter uma diminuição a utilização de energia elétrica, podendo ter uma economia de até 50% com menor investimento, a recomendação é que esse selo que seja implementado desde a etapa inicial do projeto, pois irá ter um impacto positivo na obra, esse aumento de eficiência pode ser realizado com a utilização de energia eólica e solar por exemplo.

Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet)

O selo Conpet é direcionado aos produtos derivados de gás natural e petróleo que utilizam esses recursos para seu funcionamento, o selo é gerado para aqueles produtos que recebem a classificação A do Inmetro de acordo com a categoria, ou seja, se o produto tiver o selo Conpet o consumidor irá identificar que está comprando é um produto com maior eficiência, contribuindo com a diminuição do impacto ambiental através do menor consumo de combustíveis fósseis, esses produtos podem ser aquecedores de gás, cooktop, fogão, carros, entro outros.

Novo Selo de eficiência Energética

O Inmetro traz um novo modelo de etiqueta de eficiência energética, a Etiqueta de Conservação de Energia Elétrica (Ence), tem como objetivo aumentar a eficiência dos eletrodomésticos ainda mais, a fim de diminuir o uso de energia elétrica com menor impacto ambiental e menor custo para o consumidor.

Atualmente a etiqueta demonstra a eficiência do produto de A até G, com essa nova medição de eficiência, todos os eletrodomésticos irão receber uma medição que são divididas em três tipos:

A+: O produto que recebe essa etiqueta tem uma eficiência 10% maior comparada com os produtos da categoria A.

A++: O produto que recebe essa etiqueta tem uma eficiência 20% maior comparada com os produtos da categoria A.

A+++: O produto que recebe essa etiqueta tem uma eficiência 30% maior comparada com os produtos da categoria A.

Essa classificação traz para o mercado uma competição por produtos mais eficientes com menor custo e impacto ambiental.

A partir de 2025, todos produtos deverão ser 40% mais eficientes para entrar na categoria A+++, e em 2030 ter a eficiência de 61% maior.

Os eletrodomésticos como refrigeradores por exemplo que funcionando 24 horas por dia terão um impacto significativo na conta de luz, como também no mercado existem os modelos inverter, onde já apresentam uma eficiência maior como refrigeradores, ar-condicionado e máquina lavar roupas, contendo um inversor de frequência para controlar a rotação e sensores para controlar a temperatura dos equipamentos.

Sempre que pesquisar sobre produtos leve em consideração a etiqueta do Inmetro, verificando a classificação com maior eficiência A, A+, A++ ou A+++, verificando se tem o selo Conpet ou Procel.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares