A energia solar é produzida por meio dos painéis solares que compõem um sistema fotovoltaico. A quantidade de painéis necessários para suprir a demanda de energia de uma casa depende de fatores como o consumo do imóvel e a incidência dos raios solares na região onde a tecnologia será instalada.  

Para fazer esse cálculo e desenvolver um bom projeto fotovoltaico, é necessário realizar o dimensionamento da energia solar. Descubra a seguir como esse processo é feito e porque ele é tão importante para obter a quantidade adequada de painéis em um projeto. Boa leitura!  

O que é o dimensionamento de energia solar? 

Ao estudo e análise das especificidades do local onde o sistema fotovoltaico será instalado dá-se o nome de dimensionamento, que inclui também a escolha dos equipamentos que serão utilizados para a geração de energia.

Por meio desse procedimento é possível chegar na quantidade adequada de painéis solares que um projeto fotovoltaico precisa ter para atender a demanda de energia do imóvel. O dimensionamento é uma etapa fundamental para garantir um sistema com funcionamento eficaz. Sua execução precisa ser desenvolvida por empresas especializadas em soluções de energia solar. 

Entenda o que é o dimensionamento da energia solar
Entenda o que é o dimensionamento da energia solar.

Para definir o tamanho do sistema fotovoltaico necessário para suprir a demanda energética da sua residência, é preciso considerar algumas variáveis importantes. Prossiga com a leitura para conferir quais são essas variáveis e detalhes sobre cada uma delas.

Variáveis que interferem no dimensionamento 

Para obter o dimensionamento da energia solar é preciso ter uma média mensal do consumo de energia, a média de radiação solar local e a potência do painel solar.

Esses dados são indispensáveis para realizar o cálculo e garantir um projeto fotovoltaico que atenda à demanda de energia de maneira eficaz e satisfatória. Veremos a seguir como cada variável interfere nesse procedimento. 

Consumo elétrico do imóvel

A demanda elétrica do imóvel interfere diretamente na quantidade de painéis solares que será necessária para compor seu sistema fotovoltaico. Quanto maior o consumo, maior a quantidade de painéis para atender a demanda de energia.  

Aprenda a fazer a media de consumo de um imóvel
Aprenda a fazer a média de consumo de um imóvel.

Para descobrir qual o consumo elétrico da sua casa, consulte as contas de luz do último ano e calcule uma média anual do consumo. Para isso, basta somar os consumos dos últimos doze meses, e dividir por 12.

Como forma de baratear o investimento total necessário, alguns consumidores optam pela instalação de um número menor de painéis do que é necessário. Assim, garantem apenas uma parte do consumo da residência.

A economia será menor em comparação a um sistema fotovoltaico que atenda a demanda total por energia, mas o investimento também não será tão alto. 

Média de radiação solar local

Quanto maior o índice de radiação solar no local que receberá a instalação, menos painéis solares serão necessários para suprir a energia consumida pela residência. Isso acontece pois os módulos fotovoltaicos presentes nos painéis produzem energia a partir da incidência da luz do sol. 

Em um país continental com o Brasil, por exemplo, é possível encontrar variações de incidência solar de uma região a outra, o que interfere na quantidade de painéis solares necessários. Confira a seguir os índices médios de radiação global de acordo com as regiões brasileiras:  

  • Nordeste:  5,9 Kwh/m²
  • Centro-Oeste:  5,7 Kwh/m²
  • Sudeste: 5,6 Kwh/m² 
  • Norte:  5,5 Kwh/m² 
  • Sul: 5,2 Kwh/m²

Como há essa variação, a localidade onde o equipamento será instalado é determinante no cálculo da quantidade de painéis solares. Além disso, a disponibilidade diária de luz do sol pode variar bastante ao longo de todo o território brasileiro, de acordo com a época do ano e a regularidade das chuvas.

Entenda a radiação de cada localidade e como ela influencia na geração da energia
Entenda a radiação de cada localidade e como ela influencia na geração da energia.

Ainda que a radiação solar seja um fator muito importante para a geração solar fotovoltaica, não é apenas ela que deve ser levada em conta. Como vimos acima, o dimensionamento considera diversas variáveis, sendo essa apenas uma delas. 

Até mesmo porque os módulos solares fotovoltaicos fazem uso de alta tecnologia e são fabricados para obter o aproveitamento máximo a uma temperatura de 25ºC. Cada grau acima, o módulo perde um pouco de rendimento.

Sendo assim, mesmo que o nordeste apresente a melhor radiação solar, os sistemas fotovoltaicos instalados nessa região apresentam perda de rendimento devido às altas temperaturas locais. Por isso as outras variáveis são tão importantes quanto a irradiação solar.  

Potência do painel solar

O modelo, os componentes e a tecnologia utilizada na fabricação de um painel interferem diretamente na sua potência. Assim como o consumo do imóvel e a incidência solar, essa é mais uma variável indispensável ao realizar o dimensionamento de um projeto fotovoltaico. 

Saiba como funciona a potencia de cada painel solar
Saiba como funciona a potência de cada painel solar.

A potência de um painel determina a quantidade máxima de energia que o equipamento é capaz de gerar em condições climáticas favoráveis. As instalações residenciais para gerar energia solar costumam utilizar placas solares com potência a partir de 340 Watts-pico (Wp). 

Outros fatores que interferem no dimensionamento 

O consumo elétrico do imóvel, a média de radiação solar local e a potência do painel solar são os principais fatores a serem considerados ao realizar o dimensionamento de energia solar, mas não são os únicos. Aspectos como a direção e a inclinação do painel também interferem na produção de energia solar. 

No Brasil, o ideal é que os painéis solares sejam instalados em direção ao norte geográfico, assim têm condições de obter a melhor incidência solar. A inclinação deve ser a mesma da localidade onde o sistema será implementado. 

Saiba os fatores que interferem no dimensionamento de energia solar
Saiba os fatores que interferem no dimensionamento de energia solar.

Com tantos detalhes a serem analisados durante a execução do dimensionamento de energia solar, é imprescindível que esse trabalho seja realizado por uma empresa especializada, com um time de profissionais qualificados. Vale lembrar que um trabalho vai desde o dimensionamento até a instalação dos equipamentos e sua manutenção, se for necessário.

Como são diversas variáveis que interferem nesse cálculo, os números finais também podem variar muito de acordo com cada projeto. Para se certificar de ter suas necessidades supridas por um projeto fotovoltaico eficaz, nada melhor do que confiar em quem entende do assunto. 

Antes de fechar o negócio, faça alguns orçamentos e confira nossas dicas do que deve ser considerado na hora de contratar uma empresa de energia solar

Confira aqui o story do post!

Posts Similares