Ter um bom pós-venda é fundamental para empresas que desejam reter e fidelizar seus clientes. É durante essa etapa que será possível compreender a opinião do cliente a respeito do produto ou serviço adquirido, e se suas expectativas foram devidamente atendidas.
Além de ser uma forma de mostrar a cada cliente que você se preocupa com a opinião dele, o pós-venda também ajuda a identificar pontos de melhorias e garantir que os futuros clientes da empresa fiquem satisfeitos com o investimento realizado.
No artigo a seguir, vamos explorar com mais detalhes o que é o pós-venda e porque essa etapa é tão importante, com dicas imperdíveis para você ter o pós-venda solar ideal. Confira!
O que é pós-venda solar?
Ainda hoje há empresas que encerram o contato com o cliente após a compra ser concretizada, o que é um grande equívoco e desperdício de oportunidades. É justamente após a compra que é preciso investir em ações para reter e fidelizar esse consumidor, para que ele volte mais vezes e queira recomendar o produto/serviço adquirido para mais pessoas.
Como o próprio nome sugere, o pós-venda é uma etapa posterior ao fechamento do negócio entre empresa e cliente. Negócios que atuam com foco na retenção e fidelização de clientes devem usar esse estágio para aplicar estratégias que garantam que o cliente obtenha total satisfação com o produto ou serviço adquirido.
Sendo assim, essa etapa envolve, portanto, todos os processos que vêm depois do ato de vender, como um contato por e-mail, o envio de uma pesquisa de satisfação, a disponibilização de um cupom de compras em datas especiais, entre outros tipos de ações.
Apesar de ser fundamental para a fidelização de clientes, o pós-venda é, muitas vezes, uma etapa negligenciada pelas empresas, que perdem a oportunidade de transformar alguém que comprou uma vez em um cliente recorrente. Para saber como o pós-venda pode fazer a diferença nos resultados da sua empresa, confira o tópico a seguir.
Qual a importância do pós-venda solar?
Manter o contato com o cliente mesmo depois que a compra tiver sido realizada e através de ações estratégicas pode oferecer um grande diferencial para a sua empresa em relação à concorrência.
Muitas vezes, as iniciativas de pós-venda são justamente o que faz com que uma empresa seja lembrada pelos clientes.
E qual empreendedor não quer isso, não é mesmo? A fidelização dos clientes é uma saída com custo inferior para vender mais, já que aumenta as chances desses consumidores voltarem a fechar negócio com a empresa e ainda divulgarem seu trabalho para outras pessoas interessadas em investir em energia solar.
Ao nutrir o relacionamento com seus clientes e proporcionar uma experiência completa e positiva, eles passam a reconhecer o valor que sua empresa oferece e se convencem de que ela é a melhor opção para realizar novas compras no futuro.
Esse é um caminho muito mais curto do que o que é percorrido por um novo cliente, por exemplo, que precisa passar pela jornada completa até decidir fechar um negócio.
Sendo assim, se você quer fortalecer o relacionamento da sua empresa com seus clientes, não pode deixá-los escapar depois de fechar uma venda. É preciso se dedicar a conquistá-los, até mesmo para evitar que eles optem pela concorrência em um outro momento.
Assim, podemos concluir que o investimento na etapa de pós-venda é fundamental para garantir a satisfação do consumidor. Após a instalação de um sistema de energia solar, os clientes podem enfrentar dúvidas, problemas ou necessidades de manutenção.
Um atendimento pós-venda eficaz assegura que essas preocupações sejam tratadas prontamente, criando uma experiência positiva para o cliente.
Além disso, clientes satisfeitos tendem a se tornar defensores da marca e a recomendar os serviços da empresa a outras pessoas. O pós-venda bem executado pode ser um catalisador para a fidelização, gerando vendas adicionais por meio do boca a boca.
Já que essa etapa é tão importante, vale a pena conferir algumas dicas que te ajudem a ter o pós-venda solar ideal. Continue a leitura para saber mais!
Como ter um pós-venda solar ideal?
A estratégia de pós-venda parte do pressuposto de que não basta atender o cliente apenas quando ele entra em contato ou está presente na loja. É preciso pensar em ações que reforcem a experiência positiva com a empresa. Veja a seguir algumas delas.
1. Mantenha contato com o cliente
Ao manter contato com o cliente após a conclusão da venda, sua empresa terá a oportunidade de entender se o negócio realizado foi satisfatório, quais foram os pontos altos e baixos do processo comercial e ter um feedback para identificar o que poderia ser melhorado.
Esse acompanhamento é chamado de follow-up, e serve tanto para analisar o cenário quanto para lembrar o cliente de que sua empresa se preocupa em atender suas necessidades.
Uma das maneiras mais fáceis de estar em contato com os clientes após a compra é através do e-mail. Ao receber conteúdos relevantes, eles terão uma maior percepção a respeito do valor que sua empresa agrega à experiência de compra. Entendendo esse valor, os consumidores tendem a ser mais leais à marca.
O grande segredo do follow-up é o timing. Certifique-se de entrar em contato depois que o cliente tiver tempo de interagir com a solução de energia solar oferecida. Assim, você conseguirá ter acesso a uma opinião mais completa e valiosa.
2. Crie um programa de fidelidade
Uma das estratégias de pós-venda mais utilizadas pelas empresas nos últimos anos é a criação de programas de fidelidade. Eles permitem a aproximação dos clientes através da entrega de alguma recompensa ou benefício. Assim, todos os lados saem ganhando.
Esse tipo de programa também possibilita que o cliente tenha experiências mais relevantes e personalizadas com sua marca. Ao mesmo tempo, viabiliza a coleta de dados sobre ele, que poderão ser explorados para personalizar a experiência de compra.
A maioria desses programas costumam oferecer descontos exclusivos, brindes, pacotes promocionais e outros benefícios, que geralmente são obtidos a partir do acúmulo de pontos.
3. Esteja sempre um passo à frente
A lógica da pré-venda é a seguinte: se a empresa conseguir manter um relacionamento saudável e recorrente com seus clientes, evita correr o risco de que eles só procurem por ela quando tiverem um problema avançado com seu produto/serviço.
Assim, seu negócio se mantém sempre um passo à frente, demonstrando interesse, proatividade e visão de negócio para garantir a satisfação do cliente acima de tudo.
Isso contribui para criar a percepção de que a empresa genuinamente se preocupa, não apenas em fechar uma venda, mas em de fato resolver os problemas enfrentados pelo cliente.
4. Mantenha seus clientes informados
Hoje, mais do que nunca, os clientes estão valorizando experiências de compra que sejam verdadeiramente únicas e personalizadas, o que também deve englobar a etapa do pós-venda.
Empresas que possuem um banco de dados atualizado geralmente têm mais facilidade para enviar sugestões personalizadas de produtos e clientes para seus clientes. Essa é também uma forma de manter seu público atualizado sobre as novidades do setor de energia solar.
Através desse tipo de estratégia de comunicação, é possível manter a marca próxima do consumidor, demonstrando vantagens e dando dicas relacionadas à energia solar.
5. Envie presentes em datas especiais
Aniversários, Natal e Dia do Cliente são alguns exemplos de datas comemorativas que podem ser exploradas como pretexto para entrar em contato com seus clientes e tornar o relacionamento ainda mais próximo.
Ter esse cuidado mostra que a empresa se preocupa com o cliente e se lembra dele nessas ocasiões. Estratégias como essa fazem parte de iniciativas que visam humanizar as empresas, fortalecendo seu relacionamento com o público. A proximidade gerada a partir disso tem muito a oferecer para ambos os lados.
Sua empresa pode usar essas datas para mandar uma mensagem especial, um brinde personalizado ou um cupom de desconto para a próxima compra. A humanização das marcas é uma característica cada vez mais valorizada pelos consumidores.
6. Adote uma solução de CRM
Para ter o pós-venda solar ideal, é de suma importância contar com uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management). A maioria das opções disponíveis no mercado permite a integração de diferentes ferramentas, o que facilita ainda mais o trabalho realizado no pós-venda para oferecer suporte multicanal para o cliente.
Com uma plataforma de CRM, a empresa tem acesso a todas as informações sobre o cliente em um único lugar. Isso ajuda a equipe a elaborar melhor suas estratégias e personalizar o atendimento, de modo que possam resolver problemas antes mesmo que eles surjam de fato.
Se você tem interesse em investir nesse tipo de recurso, que tal conferir mais detalhes sobre as plataformas de CRM? Confira nosso artigo sobre as principais características de um sistema de CRM de energia solar.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.