Já é certeza em todo o mundo que a energia solar é uma das tecnologias mais importantes para o futuro da humanidade. Através de uma produção sem agredir a natureza e de uma fonte inesgotável, ela pode ser utilizada em diferentes contextos.

Ainda mais em regiões que possuem infraestrutura precária para a tecnologia que a humanidade já possui. Por isso, no continente africano, essa tecnologia está em uso para uma atividade muitas vezes fora dos moldes que estamos acostumados.

Em algumas áreas rurais, a produção de eletricidade verde ajuda na segurança alimentar de milhares de pessoas. Entenda como isso é possível e, também, como pode ajudar outros países e regiões.

Conheça o projeto de energia solar para zonas rurais

Alguns desafios particulares de pescadores e agricultores de zonas rurais da África foram ouvidos e enfrentados pelo projeto SolCoolDry. Ele visa levar eletricidade para locais sem infraestrutura no continente. Assim, esses trabalhadores podem armazenar e preservar seus produtos mesmo em períodos de intenso calor.

Diversos institutos, universidades e empresas do setor energético do continente africano se uniram para desenvolver essa ação. Assim, podem levar energia solar para pessoas que precisam, tendo um impacto direto em seus trabalhos e vidas.

Energia solar tem diversas utilidades para a humanidade
Energia solar tem diversas utilidades para a humanidade

O sistema de 15 kWp desenvolvido pelo projeto é o suficiente para alimentar uma geladeira, máquina de gelo ou pequena câmara frigorífica. Além disso, a produção em excesso pode ser armazenada em baterias já inclusas. Assim, haverá energia solar suficiente para a produção de 1,5 toneladas de gelo em um dia inteiro.

Bem como, a eletricidade também ajuda a alimentar secadores para a secagem de alimentos que precisam deste processo para sua preservação prolongada. Por fim, a bateria de armazenamento também permite a utilização dos secadores durante uma noite inteira.

O projeto pode expandir seus bons resultados

O sistema fotovoltaico da SolCoolDry já chegou em algumas comunidades, tendo um grande impacto e resultado. Assim, percebeu-se a necessidade de ampliar a entrega de energia solar nas comunidades agrícolas e de pescadores na África rural.

Além disso, diversas empresas de tecnologia e do setor energético já demonstraram interesse em investir no projeto. Dessa forma, é possível esperar uma ampliação na entrega dos sistemas fotovoltaicos.

Além da instalação dos painéis solares, também é realizado um curso de capacitação para o uso e manutenção dos mesmos. Assim, o projeto garante que as comunidades e organizações com o SolCoolDry mantenham sua atividade por mais tempo.

Bem como, essa capacitação aborda temas sobre o processamento e preservação de alimentos agrícolas e marinhos. Ou seja, é toda uma preparação para que a comida de diversas regiões africanas tenham melhores condições de consumo. Bem como, diminuindo as possibilidades de enfermidades por intoxicação.

Fonte: Solar Quarter

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares