A Alemanha colocou uma ousada meta de atingir 80% de uso de energia renovável em relação à sua demanda total anual até 2030. Para conseguir isso, o Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática (BMWK) aprovou uma estratégia para acelerar o aumento da produção de energia solar no país.

Até o final de 2022, o país conseguiu instalar cerca de 142 GW de energia renovável em diferentes projetos com variedade de fontes. Dentro desse valor, cerca de 66,5 GW vinham de sistemas fotovoltaicos, o que equivale a 47% do total.

Crescimento necessário da energia solar alemã

Então, para atingir a meta colocada para até 2030, a Alemanha precisa aumentar em quase 3 vezes seu crescimento anual de produção de energia solar. Atualmente, o país cresce 7 GW por ano, o que precisa crescer até 22 GW.

Uma opção, é subir progressivamente até esse valor a partir de 2026. Assim, o país conseguiria somar os 80% de produção de energia renovável para todas suas demandas em seu território.

Energia solar lidera a transição energética na Alemanha
Energia solar lidera a transição energética na Alemanha

Para atingir essa marca, a BMWK pretende acelerar o processo de aprovação e instalação de sistemas fotovoltaicos. Assim, já especula que metade da expansão necessária virá no setor de energia solar residencial. Os telhados das casas e as fachadas de prédios são os principais alvos do governo como chave para a expansão.

Outro ponto de foco da organização é criar modos de atrair cada vez mais alemães para o setor de energia sustentável residencial. Ainda mais em um período de crise energética que dificulta a vida na Europa.

Medidas e tópicos para a expansão solar

No ano passado, a BMWK já realizou algumas ações para incentivar o crescimento da energia solar na Alemanha. Uma dessas medidas foi diminuir as sobretaxas de produção para pessoas com sistemas fotovoltaicos em suas casas.

Com isso, ela incentivou que até mesmo casas de aluguel pudessem ter seus sistemas fotovoltaicos. Assim, o consumidor passou a sentir cada vez mais a diminuição dos valores de suas contas de eletricidade.

Outras ações visaram simplificar a aquisição de dispositivos, tanto nacionais, quanto estrangeiros. Isso permitiu que as empresas de instalação solar conseguissem um maior número de projetos com diferentes valores. O resultado disso foi uma maior penetração dos sistemas fotovoltaicos em residências com diferentes rendas familiares.

Além disso, um dos tópicos importantes discutido dentro da BMWK é a falta de mão de obra qualificada para a instalação de projetos solares. Por isso, o governo vai investir na capacitação de pessoas em todo o seu território.

Dessa forma, além de expandir a inserção da energia solar no país, também vai gerar empregos. Em um momento de crise, são essas ações do governo que criam possibilidades para os cidadãos se reestruturarem. Ainda mais depois da pandemia que fragilizou a economia internacional.

Fonte: PV-Tech

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares