Qual a rentabilidade esperada na instalação de painéis solares?

A energia solar é um investimento que vem crescendo em popularidade nos últimos anos. Neste story apresentamos suas vantagens e mais detalhes sobre a rentabilidade que se pode esperar dela.

Economia e rentabilidade na instalação de um sistema fotovoltaico

A implementação desse sistema praticamente neutraliza qualquer preocupação com o alto consumo de energia, mudanças nas bandeiras tarifárias e qualquer outra surpresa que possa vir.

Em alguns casos, é possível obter uma economia de até 95% nos custos com a conta de luz, reduzindo drasticamente os gastos com energia.

Alguns dos fatores que atraem consumidores são: a isenção de ICMS, sustentabilidade, autonomia para gerar sua própria energia, linhas de créditos acessíveis e o aumento na produção energética.

Não deixe passar a chance de economizar, faça uma simulação e comprove

Na hora de escolher os equipamentos e a empresa que prestará o serviço de instalação, é fundamental ficar atento a alguns aspectos importantes, como a qualidade e a segurança.

Um sistema composto por equipamentos de alta qualidade apresentará mais durabilidade, e precisará de menos manutenção ao longo do tempo.

Os painéis solares possuem uma longa vida útil, com garantia de produção de energia por 25 anos, o que representa um excelente custo-benefício.

O consumidor passa a produzir sua própria energia de maneira ecológica, sustentável, inesgotável e limpa, valoriza seu imóvel e ainda gera créditos de energia para serem usados em futuras faturas.

Estima-se um retorno de em média 20% e até 25% ao ano sobre o capital investido, dependendo da região.

Painéis solares: tempo de retorno do investimento em tecnologia solar

Também chamado de “payback”, o tempo de retorno do investimento em energia solar representa o tempo necessário para que o custo da instalação seja liquidado e passe a dar lucro para o proprietário.

Sistemas fotovoltaicos no Brasil tem um payback que pode variar bastante, o que se deve à radiação solar (que depende da região) e tarifas cobradas pelas concessionárias de energia.

Quanto maiores estes valores, maior será também a economia envolvida e portanto menor será o payback do sistema.

Mesmo nos casos em que as condições não são tão favoráveis, vale considerar que os sistemas fotovoltaicos possuem mais de 25 anos de vida útil, o que garante pelo menos 17 anos de energia gratuita.

Além disso, um sistema fotovoltaico pode ajudar a valorizar seu imóvel, o que é mais um ponto positivo caso tenha a possibilidade de vendê-lo ou alugá-lo no futuro.