Uma ferramenta de CRM pode ser muito útil para uma empresa de energia solar, pois pode ajudar a gerenciar o  relacionamento com os clientes e otimizar o processo de vendas. CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente em português, uma estratégia de marketing e vendas com foco no cliente. 

Ao investir em uma ferramenta de CRM, sua empresa de energia solar terá a oportunidade de melhorar a qualidade do atendimento oferecido e, assim, conquistar a satisfação dos clientes e maximizar suas vendas e lucratividade.

Confira a seguir mais detalhes sobre as possibilidades que a ferramenta CRM oferece para a sua empresa de energia solar. 

Quais as possibilidades que o CRM oferece?

Ao implementar um sistema de CRM em sua empresa, você pode usufruir de uma infinidade de possibilidades e facilidades. É uma solução estratégica, que centraliza o gerenciamento de contatos, leads, relacionamento com o cliente, vendas e campanhas.

Com isso, você terá acesso a ferramentas para organizar informações sobre os seus contatos, clientes e parceiros de negócios, desde nomes, endereços e meios de contato, até preferências, padrões de consumo e interesses em geral. 

Quais as possibilidades que o CRM oferece?
Quais as possibilidades que o CRM oferece?

A partir disso, é possível gerar, identificar, segmentar e rastrear leads qualificados, o que também é feito por meio de campanhas de marketing para atração e conversão. Com um CRM, sua equipe de vendas em energia solar poderá direcionar melhor os esforços para atender os clientes mais interessados ou com maiores chances de conversão. 

Com uma ferramenta de CRM, você também pode acompanhar o relacionamento com seus clientes ao longo do tempo, a partir do primeiro contato, passando pelo momento em que se torna um cliente em potencial, e até mesmo após a venda ser concretizada. 

Todo o processo de vendas fica mais organizado após a implementação de um sistema de CRM, que viabiliza a análise de dados, criação de estratégias de acompanhamento e aumento da eficiência das medidas adotadas durante todas as etapas do funil de vendas.

Com isso, há um melhor aproveitamento de esforços e recursos, já que as iniciativas realizadas são mais assertivas. E isso também diz respeito às campanhas de marketing, já que, com o CRM, você também poderá monitorá-las para aumentar a visibilidade da marca, atrair novos clientes e manter a relação com os que já foram fidelizados.

Isso resulta em um melhor controle e monitoramento da jornada de compra de cada cliente, com registro detalhado de informações importantes e das interações realizadas. 

Controle a jornada de compra do cliente
Controle a jornada de compra do cliente

Além do gerenciamento de todas as etapas de vendas, o investimento em um sistema de CRM também favorece a automatização de processos, como na hora de estabelecer contato com os leads, enviar newsletter, comunicar sobre ofertas e outros tipos de conteúdos que sejam interessantes para eles.

Esse tipo de plataforma também fornece informações estratégicas sobre o desempenho das equipes envolvidas em marketing e vendas, adiantando tendências e permitindo que sua empresa tome decisões mais elaboradas, baseadas em dados concretos e, portanto, com maior potencial para otimizar resultados. 

Para saber mais sobre as funcionalidades que um sistema de CRM pode oferecer, confira o próximo tópico.

Quais as principais funcionalidades de um bom CRM?

Com tantas opções no mercado, escolher uma boa ferramenta de CRM pode ser um verdadeiro desafio. São muitas as variedades disponíveis, com características que atendem empresas de diferentes portes e segmentos.

Quais as principais funcionalidades de um bom CRM?
Quais as principais funcionalidades de um bom CRM?

Observar as funcionalidades que essas plataformas oferecem é o caminho para escolher aquela que melhor atende às necessidades da sua equipe comercial. 

Há 4 tipos de CRM: 

  • Operacional (com ferramentas para atendimento, suporte técnico, help desk e pós-vendas);
  • Analítico (para personalização do atendimento); 
  • Colaborativo (viabilizando a união de equipes em prol do mesmo objetivo); 
  • Estratégico (integrando todos os tipos anteriores).

Veremos a seguir as principais funcionalidades oferecidas pelos melhores CRMs do mercado.

Integração com outras ferramentas

Para se beneficiar de todo o potencial que uma ferramenta de CRM pode oferecer, é importante integrá-lo a outras plataformas utilizadas pela sua empresa de energia solar, como sistemas de automação de marketing, software financeiro, software de atendimento ao cliente e ferramentas de geração de leads. 

Integração com outras ferramentas de gestão
Integração com outras ferramentas

Priorizar esse tipo de funcionalidade é importante, pois, dessa forma, a implementação do CRM será de fácil adaptação, sem causar mudanças drásticas na rotina das equipes. 

Armazenamento na nuvem

Essa funcionalidade é uma das principais tendências em armazenamento de dados, arquivos e sistemas atualmente.

As primeiras ferramentas de CRM lançadas eram comumente armazenadas no servidor local, mas hoje em dia as melhores e mais inovadoras opções do mercado ficam armazenadas na nuvem. 

Armazenamento na nuvem
Armazenamento na nuvem

Por meio dessa configuração, é possível acessar documentos e softwares sem a necessidade de que estejam armazenados no computador. Os itens ficam salvos em servidores externos e podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet pelos usuários que possuírem autorização.

Os benefícios disso incluem a isenção de custos de manutenção e instalação do software, e a possibilidade de acesso remoto à ferramenta, assim os membros da equipe terão mais praticidade e poderão trabalhar e utilizar a ferramenta de qualquer lugar.

Criação de funis de vendas com CRM

O funil de vendas é um modelo de estratégia de marketing que descreve o processo de aquisição de clientes, desde o primeiro contato até a conclusão da compra.

A forma como o funil é estruturado normalmente reflete a jornada do cliente, desde a descoberta do produto até a decisão de compra. Uma ferramenta de CRM é bastante útil em relação ao funil de vendas, já que permite fazer a sua gestão de maneira simplificada.

Criação de funis de vendas com CRM
Criação de funis de vendas com CRM

As melhores plataformas de CRM disponíveis no mercado permitem que a sua empresa crie etapas padronizadas, de acordo com a realidade dos seus clientes e facilitando as atividades no dia a dia. Com isso, garante à equipe uma visão transparente das negociações em andamento, que terá condições de priorizar as melhores oportunidades de vendas.

Algumas ferramentas também oferecem a possibilidade de criar múltiplos funis de vendas, de acordo com a equipe, produto ou canal de entrada. Assim, é possível personalizar as etapas, tarefas e metas para cada funil, com o acompanhamento dos resultados através de relatórios gerados automaticamente. 

Criação de lembretes

Um sistema de CRM é um investimento extremamente útil para o dia a dia de qualquer empresa, sobretudo por possibilitar uma melhor organização. 

Criação de lembretes pelo CRM
Criação de lembretes pelo CRM

Uma das funcionalidades mais interessantes é criar lembretes de tarefas prioritárias, como fazer o follow-up com cada cliente, por exemplo, ou realizar alguma ação referente a negociações que precisam de mais atenção. 

Com isso, o dia a dia do integrador solar fica mais organizado e produtivo, e diminui as chances de que uma tarefa importante seja deixada de lado. 

Produção de relatórios em tempo real

Outra funcionalidade indispensável em um bom CRM está relacionada aos relatórios gerados em tempo real. Com isso, sua equipe não precisará coletar dados manualmente, nem esperar para ter acesso aos relatórios produzidos. 

Isso possibilita que o trabalho seja mais dinâmico, ágil e eficiente, viabilizando um melhor acompanhamento do desenvolvimento das equipes e de cada vendedor, com dados fáceis de serem interpretados. 

Produção de relatórios em tempo real
Produção de relatórios em tempo real

Com isso, será mais fácil identificar vendedores e etapas do processo de compra com maior potencial para apresentar limitações e dificuldades. Assim, poderá implementar as mudanças necessárias, como um treinamento, por exemplo. 

Com este artigo, esperamos que você e sua empresa possam aproveitar os benefícios e as muitas possibilidades que as ferramentas de CRM têm a oferecer.

Se você tiver alguma dúvida ou desejar obter mais informações sobre o assunto, deixe seu comentário abaixo. Nosso interesse é ajudá-lo a ter cada vez mais sucesso como integrador solar.

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