O Instagram é uma plataforma que oferece grande potencial para uma empresa de energia solar que deseja impulsionar suas vendas e criar uma relação de maior proximidade com seus potenciais clientes. 

A versão de conta profissional da rede chama-se Instagram Business, e garante alguns recursos exclusivos para ajudar empresas a crescerem e entenderem melhor os seus seguidores e os resultados obtidos com suas estratégias de marketing.

Se nas contas pessoais o foco é a interação com perfis familiares, na versão profissional o Instagram oferece uma infinidade de recursos interessantes para criação de conteúdo e otimização de desempenho.

Sendo assim, se o seu objetivo é aumentar o impacto da sua empresa, fomentar o debate acerca de energias sustentáveis e impulsionar a descoberta de novas tecnologias de forma profissional, é hora de conhecer melhor o Instagram Business e as vantagens que ele oferece. Confira a seguir! 

Acesso a métricas relevantes

Esse é um dos diversos recursos exclusivos que o Instagram oferece apenas em sua versão profissional. Ao usar um perfil Business, você terá acesso a indicadores detalhados e específicos, que te ajudam a ter uma melhor percepção a respeito das suas estratégias de conteúdo. 

Uma empresa de energia solar que usa a versão Business tem acesso a muito mais dados do que o Instagram normal
Uma empresa de energia solar que usa a versão Business tem acesso a muito mais dados do que o Instagram normal.

Algumas das informações mais valiosas que o Instagram fornece para contas profissionais, estão: 

  • Alcance das postagens e stories;
  • Impressões;
  • Quantidade de interações;
  • Visualizações de vídeos;
  • Cliques do link na bio;
  • Posts salvos;

A maioria dessas informações pode ser visualizada considerando um período específico, ou de forma individual para cada postagem publicada no perfil de sua empresa. 

Desde o seu lançamento, em 2010, o Instagram tem sempre buscado formas de inovar e oferecer ferramentas atrativas para seu público. Mas de nada adiantaria tantos recursos se os usuários que usam a rede como ferramenta comercial não pudessem saber o que está dando resultado. 

Pensando em como beneficiar os negócios que usam o Instagram para promover seus produtos e serviços, os desenvolvedores da plataforma desenvolveram o Instagram Insights, que oferece dados complexos e relevantes como os mencionados acima para análise de resultados. 

Essas informações podem ser a base para rever estratégias e analisar o desempenho de cada post no feed ou no story. Assim, você saberá em quais formatos e conteúdos mais vale a pena investir, e quais pode deixar de lado.  

Conhecer melhor o seu público

Considerando que a sociedade está se tornando cada vez mais conectada e presente no ambiente digital, os consumidores estão valorizando muito mais empresas que se fazem presentes nas redes sociais e se dedicam a oferecer conteúdos de qualidade, com criatividade e dinamismo. 

Com o Instagram Business é mais fácil criar uma relação mais próxima com seu cliente
Com o Instagram Business é mais fácil criar uma relação mais próxima com seu cliente.

As informações fornecidas pelo Instagram Business também incluem dados demográficos, como a idade, o gênero e a localização de seus seguidores.

Assim, as empresas conseguem analisar detalhadamente o público que está presente em suas redes e avaliar seu comportamento, hábitos e preferências.

Com esses dados, é possível criar uma persona alinhada com a sua audiência e criar conteúdos mais assertivos e que chamem a atenção do público, melhorando o relacionamento com os clientes e impulsionando as vendas em energia solar. 

Para que essa relação de proximidade e identificação seja possível, conhecer seu público a fundo é fundamental. Isso impacta até mesmo na linguagem que será adotada pela sua empresa nas redes sociais, já que faz toda a diferença para atingir o público de maneira natural e espontânea.  

Promover publicações e criar anúncios segmentados

Tendo um perfil comercial no Instagram, outra vantagem é a possibilidade de criar anúncios para promover a sua empresa e fazer com que a sua mensagem alcance mais pessoas.

Além disso, também servem para ampliar a sua rede, divulgar um produto, promover um lançamento ou uma campanha específica, gerar tráfego para o seu site, entre outros. 

Os anúncios podem ser criados no formato de carrossel, stories, vídeo, foto e coleção. A escolha entre eles deve ser feita a partir do que mais funciona com seu público, mas sempre vale a pena explorar novas possibilidades.

Promover publicações e fazer anúncios pode ser muito eficaz quando utilizado de maneira correta, mas o que funciona em um perfil não necessariamente vai surtir efeitos tão positivos em outros. Por isso, é importante experimentar, fazer testes e sempre avaliar os resultados. 

A empresa de energia solar pode promover de maneira muito mais eficaz seus conteúdos
A empresa de energia solar pode promover de maneira muito mais eficaz seus conteúdos.

Esses recursos são gerenciados pelo Instagram Ads, onde você pode promover publicações a partir da segmentação do público, escolher o período que deseja divulgar e posteriormente conferir os relatórios sobre o desempenho. 

Criar uma vitrine para seu e-commerce

A internet se tornou um terreno fértil para compras e consumo: uma pesquisa feita pela We Are Social mostra que cerca de 90% dos internautas já visitou uma loja virtual algum dia. 

Aproveitando essa tendência, a equipe do Instagram lançou a função Shopping, que oferece mais um recurso valioso para empresas e lojas que têm perfil na plataforma e vendem suas soluções online. 

Para usufruir desse recurso, é preciso estar com o perfil configurado no Instagram Business vinculado à página da sua empresa no Facebook.

Assim, é possível criar algo semelhante a um catálogo ou vitrine virtual, onde seus clientes podem visualizar as mercadorias com as quais você trabalha. 

Para ativar esse recurso, o Instagram faz uma análise do perfil e, estando tudo ok, é possível se beneficiar com diversas funções, como a possibilidade de marcar os produtos da loja (com link direcionando para o site) e inserir os valores dos produtos.

Como é criada uma aba específica para isso, a compra e visualização dos produtos se torna algo muito mais prático e intuitivo. 

Inserir um botão de ação 

O Instagram Business permite a configuração de diversos botões no perfil da sua empresa. Esse recurso foi desenvolvido considerando que quem acessa um perfil comercial o faz por ter interesse em conhecer mais a seu respeito, para entrar em contato ou para descobrir os produtos e soluções oferecidos. 

Múltiplas ações que o Instagram Business oferece
Múltiplas ações que o Instagram Business oferece.

Na prática, essa possibilidade contribui para facilitar o acesso do cliente às informações e contato com a empresa.

É uma excelente oportunidade para criar um CTA (Call-To-Action, ou chamada para ação em português) que combine com o perfil da sua empresa de energia solar. Atualmente, os botões que estão ativos são os seguintes: 

  • Entrar em contato pelo WhatsApp.
  • Enviar e-mail.
  • Ligar.
  • Enviar mensagem.
  • Visitar site ou Loja.

‍ Clicando em um desses botões, o seguidor é automaticamente direcionado de acordo com a ação escolhida. Por exemplo, basta clicar em cima do botão para entrar em contato via WhatsApp e em seguida o aplicativo de mensagens é aberto para iniciar uma conversa com a empresa. 

Esse tipo de ação ajuda a deixar seu perfil mais completo e o contato com sua empresa mais acessível. Além desse botão, também é possível incluir o link do seu site na bio, ampliando a gama de informações disponíveis em seu perfil e garantindo mais credibilidade à sua empresa. 

Fortalecer seu relacionamento com o público

Manter um perfil no Instagram pode impulsionar o relacionamento com seus clientes e associar uma imagem positiva à sua empresa. Além disso, os recursos oferecidos pela plataforma também favorecem o contato e interação entre marca e usuário.

Otimização do atendimento. É mais um benefício que a empresa de energia solar pode ter
Otimização do atendimento. É mais um benefício que a empresa de energia solar pode ter.

No Instagram, o cliente pode enviar mensagens pelo direct para tirar dúvidas ou ter mais informações sobre algum serviço, facilitando esse contato. A empresa também pode incentivar a interação por meio de enquetes, campanhas por hashtags e outros recursos.

E falando em hashtag, essa funcionalidade facilita a busca dos usuários por inspirações de marcas e conteúdos relevantes. Outra vantagem é que as pessoas podem compartilhar os produtos e marcar a empresa, fortalecendo essa relação de proximidade e lealdade. 

Lembre-se de utilizar os dados demográficos disponibilizados pelo Instagram Insights para conhecer melhor seu público e desenvolver estratégias que possam mantê-lo engajado no seu perfil. 

Melhorar sua estratégia de conteúdo

Divulgar uma empresa, marca, produto ou serviço nem sempre é uma tarefa fácil, pois depende também de como o público recebe essa publicidade.

Mas uma das grandes vantagens do Instagram Business é que, quando os resultados obtidos não são os esperados, sempre é possível descobrir novas formas de melhorar. E os recursos mencionados até aqui têm papel crucial nesse sentido. 

Quando algo não vai vem, é preciso avaliar todas as variáveis, o que é muito mais fácil devido a todas as informações e dados que o Instagram Insights fornece. Assim, é possível enxergar com clareza quais são os pontos que precisam de melhoria e traçar novos caminhos. 

Em um perfil pessoal, esse tipo de análise detalhada não seria possível, o que dificultaria a mudança de estratégias. 

Além desses benefícios, ter um perfil Business no Instagram é fundamental para o sucesso da sua empresa no universo digital. Um perfil corporativo passa mais credibilidade do que um perfil pessoal, e favorece que as pessoas entrem em contato com sua empresa para obter mais informações.

Você que tem ou trabalha em uma empresa de energia solar, deve analisar muito bem essas vantagens e procurar a versão mais profissional do Instagram, o Business
Você que tem ou trabalha em uma empresa de energia solar, deve analisar muito bem essas vantagens e procurar a versão mais profissional do Instagram, o Business.

Para tirar o melhor proveito de todas essas vantagens, é importante que sua estratégia de conteúdo para o Instagram seja bem definida, o que envolve um bom cronograma de planejamento. Clique aqui e confira como fazer o seu. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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