Os chatbots para Whatsapp e os assistentes virtuais estão entre os recursos digitais que mais ganharam espaço nos últimos anos. Muitas empresas passaram a investir nessas ferramentas para aprimorar seus setores de marketing, vendas, atendimento e suporte.

A palavra em inglês “chatbot” é formada pela junção de dois outros termos: “chatter” (alguém que conversa) e “bot” (abreviação de “robot”, que significa robô, em inglês). Os chatbots são sistemas de inteligência artificial que possibilitam conversas automatizadas entre sistema e consumidores. 

Isso é feito por meio de textos e roteiros previamente definidos, para simular o atendimento humano em plataformas como o WhatsApp, que passou a ser muito utilizado por empresas de diferentes portes no Brasil, inclusive no setor de energia solar. 

Os chatbots são ferramentas de comunicação, automatização e armazenamento de dados. Têm diversas funcionalidades, e podem ser usados para esclarecer dúvidas, auxiliar os processos comerciais, oferecer conteúdo personalizado e até mesmo processar pagamentos. 

Se você está pensando em investir em um chatbot para ser implementado no WhatsApp da sua empresa de energia solar, então está no lugar certo! Confira a seguir os 7 melhores chatbots para WhatsApp. 

1 – Zenvia

Essa é uma plataforma de comunicação que oferece soluções em SMS, e-mail, voz, WhatsApp e demais aplicativos de mensagens.

A Zenvia é a parceira oficial no Brasil do WhatsApp Business API, uma ferramenta com foco em empresas de médio e grande porte que desejam integrar a rede social com outros canais e plataformas.

Com a Zenvia, é possível criar bots para diversas aplicações. Agendamento de reuniões e visitas técnicas, atendimento, FAQ, campanhas de marketing, geração e qualificação de leads… todas essas funções podem ser otimizadas com o uso da ferramenta. 

Veja as opção em chatboot para Whatsapp que separamos para você
Veja as opção em chatboot para Whatsapp que separamos para você.

Além das soluções de chatbot, a Zenvia também oferece possibilidades para automação, fluxos e disparo de campanhas. Ela oferece um plano inicial gratuito para 1 agente no chat, com recursos básicos.

Os testes gratuitos, no entanto, estão disponíveis apenas para alguns canais e funcionalidades, sem incluir os chatbots. Para usufruir desse recurso, é preciso assinar um dos planos, que têm valor a partir de R$ 40 ao mês. 

2 – Botsify

Essa é a ferramenta de chatbot escolhida por alguns dos maiores players do mercado, como Spotify, Unilever, Apple e Toyota. Oferece automatização na comunicação de canais como o Facebook, Instagram, sites e SMS, mas seu principal foco fica por conta do WhatsApp.

O Botsify possui funcionalidades para armazenamentos de dados e possibilidade de explorar recursos multimídia. Além disso, a ferramenta tem integração com diversos plugins e plataformas, como Zapier, Slack e as desenvolvidas pelo Google. 

A melhor parte é que o recurso possibilita criar um bot de forma simplificada e sem exigir nenhum conhecimento em programação.

Uma das suas funcionalidades interessantes é permitir que os usuários iniciem uma conversa com um atendente real quando o bot não consegue encontrar uma solução. 

Além disso, também dá para analisar as transcrições das conversas, gerar relatórios e ensinar o robô quais situações ele pode ou não resolver sozinho. Desse modo, amplia as possibilidades a serem exploradas e aprimora as capacidades da ferramenta conforme ela é utilizada. 

Os valores dos planos disponibilizados pelo Botsify variam. Você pode fazer um teste gratuito durante 14 dias, e os planos pagos começam em valores a partir de 49 dólares mensais. 

3 – Agentbot

O Agentbot é a solução desenvolvida pela Aivo para agilizar a comunicação de seus clientes. Assim como os demais bots, oferece a oportunidade de construir fluxos de conversa a partir da inteligência artificial.  

Sua interface é um dos seus principais diferenciais, já que é muito bem projetada e acessível. A plataforma oferece um recurso para ajudar seus clientes a tomarem decisões de design mais facilmente, de modo a construir o fluxo de conversa de modo mais eficaz e desenvolvê-lo com base nas interações obtidas.

Desse modo, é possível treinar seu bot para oferecer melhores respostas às consultas dos clientes e até mesmo incluir alguns toques diferenciados, como o uso de GIFs.

Neste artigo, separamos as principais opções em chatboot para whatsapp
Neste artigo, separamos as principais opções em chatboot para whatsapp.

Ao usar o Agentbot, sua empresa conseguirá gerar relatórios e fazer análises para aprimorar ainda mais seus processos operacionais, por meio da obtenção de dados analíticos diretamente relacionados às interações com os clientes. 

Outra vantagem é a possibilidade de integrar a plataforma com outros aplicativos, como Zendesk, Salesforce, Zapier e Genesys. Para saber o preço, é preciso agendar uma demonstração.

4 – Landbot

O Landbot é mais uma solução de chatbot que contempla grandes empresas, como Uber, LG e L’Oreal. Não à toa, já que essa é uma das plataformas mais robustas do mercado em termos de chatbots para marketing e vendas.

Possui opções de otimização para site, Facebook Messenger e WhatsApp, para conversas em texto e o uso de outras mídias, como vídeos, imagens e GIFs.

Quando necessário, a ferramenta também possibilita a intervenção humana nos chats com os consumidores, de modo que um atendente pode tomar a frente e fazer um atendimento mais personalizado em casos mais complexos. 

Possibilita, ainda, algumas integrações interessantes a serem realizadas nos planos pagos, como Google Analytics, Google Sheets, Salesforce, Mailchimp e Zapier.

Há uma versão gratuita, no entanto é bem limitada em relação às funcionalidades, e oferece apenas 100 chats ao mês apenas para sites. Os planos pagos são mais completos e seus valores são a partir de 30 euros por mês. 

5 – Leadster

A ferramenta de chatbot da Leadster foi desenvolvida para contemplar os setores de vendas e marketing, atendendo às necessidades das empresas, aumentando a geração de leads e a taxa de conversão dos sites e landing pages.

A automação do atendimento é uma ferramenta importante para o integrador solar
A automação do atendimento é uma ferramenta importante para o integrador solar.

Um dos seus principais diferenciais é a abordagem ativa, além da personalização de conversas, testes A/B (que divide o tráfego de uma página em duas versões e mede qual delas apresenta maior taxa de conversão), dashboard com métricas de desempenho e qualificação de leads. 

A plataforma oferece ainda uma ampla cobertura de integrações com mais de 200 outras soluções, entre elas RD Station, PipeRun, WordPress e Zapier.

Sua conta gratuita oferece as mesmas funcionalidades do plano pago, que se diferencia apenas pelo limite de leads gerados ao mês. A versão ilimitada custa a partir de R$ 189 mensais, e é possível fazer um teste gratuito por 14 dias.

6 – Kommo

Antes chamada de amoCRM, a Kommo é uma grande referência quando o assunto é gerenciamento de mensagens. Ela é capaz de automatizar grande parte do processo de funil de vendas, garantindo maior eficiência e produção de resultados. 

A ferramenta também produz relatórios para melhor compreensão sobre o comportamento de seus leads, viabilizando o acompanhamento de métricas que oferecem uma visão ampla do processo de vendas.

Além do WhatsApp Business, também possibilita integração com o Facebook Messenger, Telegram, Instagram e outros recursos, como MailChimp, LinkedIn, Google Analytics e Skype.

Essa é uma boa opção para centralizar o gerenciamento de suas interações com clientes por meio de chatbots com interações estruturadas por você, sem a necessidade de conhecimento sobre programação.

Todos os planos da Kommo são pagos, com valores a partir de 15 dólares ao mês por usuário. Há um teste gratuito de 14 dias para que você possa explorar a ferramenta completa antes de contratar um plano. 

7- Zendesk

Para completar nossa lista dos 7 melhores chatbots para o WhatsApp, vamos falar da solução desenvolvida pela Zendesk, que é uma das pioneiras no mercado.

Além de contemplar o app de mensagens favorito dos brasileiros, oferece chatbot também para sites, Instagram, Facebook, e-mail e voz/telefone.

A configuração do chatbot da Zendesk é flexível, dimensionável e apresenta os dados de maneira simplificada e completa para que você possa otimizar seu atendimento. Lançar um bot com essa ferramenta leva apenas alguns minutos, pois é totalmente descomplicado.

E ai, qual a melhor opção em chatbot para whatsapp para você?
E ai, qual a melhor opção em chatbot para whatsapp para você?

É possível, ainda, criar vários bots exclusivos para marcas, idiomas, localidades e departamentos diferentes. Não há uma versão gratuita, mas você pode fazer um teste sem custo em todos os tipos de planos, que tem valor a partir de 49 dólares mensais.

Os testes são importantes para garantir que você escolha uma ferramenta que de fato possa atender às especificidades do seu dia a dia como integrador solar. Para tomar a melhor decisão, certifique-se de escolher o recurso que melhor se adequa à realidade da sua empresa.

Depois que escolher a ferramenta de chatbot, confira nosso artigo com 30 frases de abordagem de vendas pelo WhatsApp para oferecer a melhor experiência para o seu cliente.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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