Com o crescimento do mercado de eletricidade sustentável, uma profissão que ganha destaque é a de integrador de energia solar.

O interesse por parte da população é interessante, já que apresenta o setor como um bom empregador e fonte de investimento. Para isso, porém, há alguns desafios aos quais você precisa estar atento.

O que é um integrador de energia solar?

Antes de se focar nos desafios dessa profissão, é preciso primeiro entender a que ela se refere. Assim, pode-se descrever o integrador de energia solar como um intermediário entre a distribuidora e o consumidor final. Ou seja, este é o profissional responsável por fazer o meio de campo entre as duas partes e de fato fechar o negócio. Por isso, algumas de suas principais funções são:

mercado fotovoltaico
  • Vender: Buscar por clientes potenciais, realizar a negociação e fechar a venda;
  • Projetar: Analisar a quantidade de placas necessárias de acordo com o projeto;
  • Regularizar: Homologar e regularizar os sistemas fotovoltaicos junto aos órgãos competentes;
  • Instalar: Realizar a instalação dos equipamentos e garantir seu correto funcionamento;
  • Atender: Exercer o papel de pós-venda, oferecendo um atendimento ágil e de qualidade.

10 Desafios de um integrador de energia solar

Agora que já sabe como funciona a profissão, chega o momento de conhecer alguns de seus principais desafios. Para isso, abaixo você poderá encontrar 10 dos pontos que mais complicam a vida de um integrador de energia solar. Fique atento a cada um deles e já se prepare para superá-los

10. Entender o mercado

Ainda que seja relativamente novo, o mercado de energia solar está em ampla expansão. Sendo assim, é mais do importante que você saiba como este funciona e quem são seus concorrentes.

Além disso, vale a pena ter um bom entendimento sobre a tecnologia, bem como as necessidades e os desafios de seus consumidores. Sabendo tudo isso, ficará bem mais simples alcançar o sucesso tão esperado.

integrador de energia solar

09. Buscar por conhecimento

Outro ponto interessante de se analisar é o conhecimento sobre o funcionamento dos próprios equipamentos. Obviamente, há muita tecnologia envolvida, o que significa que o integrador de energia solar deve apresentar um entendimento sobre os produtos que comercializa.

Em muitos casos, o mais indicado é buscar por uma especialização na área, a qual te dará a compreensão necessária para ser um bom profissional.

08. Abrir uma empresa

Para podar atuar neste mercado, é preciso que você abra uma empresa e cuide desta com um verdadeiro negócio. Por isso, saber um pouco de administração é bem-vindo, assim como se informar sobre as prática do mercado.

Lembre-se de realizar essa etapa sempre junto a especialista, o que garantirá que tudo está sendo feito conforme a lei. Para trabalhar com as distribuidoras, afinal, você precisará emitir nota fiscal.

07. Investir no negócio

Como qualquer outro negócio, iniciar no mercado como integrador de energia solar não é muito barato. Comparado a outras opções, é um montante menor, mas ainda assim alto para muitas pessoas.

Por isso, um planejamento se faz necessário para tirar esse sonho do papel e buscar seu retorno. É interessante ter um espaço próprio para receber os clientes e acomodar sua equipe, o qual pode trazer mais alguns custos para iniciar o trabalho.

06. Saber se comunicar

Em um mundo conectado, saber se comunicar deixou se ser apenas conseguir se expressar ao vivo. Hoje em dia, qualquer negócio necessita de uma boa comunicação para encontrar seu público e lucrar.

Para isso, não há como evitar as redes sociais, os e-mails e telefonemas. Ou seja, gostando ou não, você terá um contato regular com essas tecnologias, sendo importante saber como manuseá-las corretamente.

05. Prospectar clientes

Com o auxílio da tecnologia ou não, uma parte significativa de seu trabalho será buscar por potenciais clientes. Essa é a prospecção, algo bastante valorizado em um mercado sobre o qual as pessoas não têm tanta informação.

Dessa forma, um integrador de energia solar deve descobrir onde se encontra seu público-alvo e qual a melhor maneira de contatá-lo. Acertando nesta etapa, todas as outras ficam mais simples.

integrador de energia solar

04. Negociar e educar

Mesmo encontrando os clientes, não pense que será tarefa simples vender seus produtos e serviços. Primeiramente, este é um investimento alto para o padrão brasileiro, o que significa que você precisará educar o provável comprador.

Aqui, é vital explicar as funcionalidades das placas voltaicas, bem como os benefícios que elas trarão à vida do consumidor. Você também despenderá de um tempo para negociar os valores e o pagamento antes de, enfim, fechar a venda.

03. Projetar o sistema

Se você pensa que a venda é o estágio final desse projeto, saiba que a realidade é bastante diferente. Na verdade, é neste ponto que se inicia seu relacionamento com o consumidor, que poderá por algumas décadas.

Primeiramente, então, você fará o projeto fotovoltaico para o cliente, o qual exigirá um conhecimento técnico avançado. Além disso, será preciso também apresentar o projeto ao consumidor e explicá-lo cada uma das etapas do projeto.

02. Instalar o equipamento

Como é de se esperar, após fechar a venda e ter o projeto aprovado, chega a hora de instalar os painéis. Como integrador de energia solar, este também é seu papel, sendo que este pode ser dividido em dois pontos principais.

O primeiro diz respeito à correta instalação de todo o equipamento, garantindo seu funcionamento e seus resultados. Em seguida, é preciso se focar no atendimento e no cuidado enquanto estiver na casa do cliente. Se a experiência for boa, ele com certeza recomendará para seus conhecidos.

01. Realizar o pós-venda

Como explicado acima, seu relacionamento com esse comprador está apenas começando. Sendo assim, a instalação das placas representa apenas o ponto inicial dessa relação. Para qualquer problema ou dúvida que o cliente tiver, você deve se colocar à disposição para auxiliá-lo.

Ainda que não seja uma tarefa remunerada, é a tarefa que assegurará uma boa experiência junto à sua empresa e à distribuidora que você representa.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares