O Uzbequistão estabeleceu uma meta ambiciosa, a de gerar 30% de sua eletricidade a partir de fontes de energia renováveis ​​até 2030. Para isso, é preciso aproveitar a energia solar em abundância no país

O Uzbequistão tem uma média de 330 dias de sol por ano e o potencial de produção de energia é enorme. Hoje, projetos solares de grande escala estão atraindo investidores privados internacionais para o país.

Investimentos em energia solar

Recentemente, a empresa francesa, Total Eren, desenvolveu uma das primeiras estações solares no Uzbequistão. Lançada em julho de 2022, ela está localizada a cerca de 100KM a oeste da cidade de Samarcanda. 

O projeto de grande escala tem grande impacto local, gerando cerca de 270.000 kWh por ano, o suficiente para suprir as necessidades de 140.000 residências.

Além disso, os painéis solares mudam de posição a cada dois minutos. Assim, eles seguem a trajetória do sol para maximizar ao máximo sua produção de energia solar. A Total Eren, que visa construir mais projetos solares de grande escala no Uzbequistão, instalou apenas as tecnologias mais recentes.

Uzbequistão avança na produção de energia solar
Uzbequistão avança na produção de energia solar

Bem como, as reformas nos últimos anos abriram caminho para investimentos internacionais em projetos de energia renovável. O estado dá garantias de longo prazo para comprar eletricidade verde.

Por fim, a International Finance Corporation, membro do Grupo Banco Mundial, ajuda o Uzbequistão a estruturar projetos de Parceria Público-Privada (PPP) de energia renovável. Dessa forma, o país avança cada vez mais no mercado solar.

A nova realidade do Uzbequistão

Pequenas e médias empresas também estão começando a usar energia solar no Uzbequistão. Principalmente aqueles no setor agrícola, que estão se voltando cada vez mais para a energia verde.

Os painéis solares instalados em uma fábrica de costura em Samarcanda em seu telhado permitem que os moradores economizem dinheiro. Bem como, ficam isentos de impostos sobre a terra e a propriedade na área coberta pelos painéis, por no mínimo 10 anos.

O governo do Uzbequistão lançou recentemente uma plataforma digital que permite aos proprietários de casas particulares comprar painéis solares em prestações sem juros ou um reembolso de 30% se pagarem tudo de uma vez.

Painéis solares são instalados nos telhados de muitos edifícios estatais no Uzbequistão. O país pretende maximizar seu uso de energia solar nos próximos anos. Para isso, não mede esforços e investimentos.

Em suma, o Uzbequistão está estabelecendo suas ambições para a energia verde e incentivando tanto os investimentos estrangeiros quanto os locais a embarcar.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares