A energia solar fotovoltaica é uma das alternativas energéticas mais procuradas no Brasil e no mundo nos últimos anos. A economia que proporciona nas contas de luz e o fato de ser uma energia limpa e renovável fazem dela uma opção viável e interessante.
Mesmo nesse cenário favorável, a instalação de painéis solares ainda requer um investimento inicial alto. Quer saber mais detalhes a respeito do custo de um sistema fotovoltaico? Basta continuar a leitura.
Instalação de energia solar: O custo de um sistema solar fotovoltaico
Há várias questões envolvidas no cálculo do investimento necessário para implementação de painéis solares, pois cada projeto é desenvolvido levando em consideração as características de cada edificação.
O principal fator é a quantidade de energia consumida pelo imóvel que receberá a instalação. Quanto maior a demanda de energia, mais potência vão precisar ter os painéis.
Você pode obter uma média do consumo mensal ao somar o consumo em kWh que consta nas suas últimas doze contas de luz, dividindo por 12. Essa é uma das informações que vão servir de base para a realização do orçamento do seu projeto.
Além disso, também é preciso avaliar se o telhado do imóvel dispõe de um local adequado para acomodar os equipamentos. Áreas com muitas árvores ou prédios podem ter a incidência dos raios de sol comprometida, o que interfere diretamente no desempenho do sistema.
Antes de falar dos valores, é importante pontuar que, além das particularidades de cada projeto, outra questão que pode influenciar no seu custo final é a grande divergência de valores que há entre os fornecedores desse tipo de equipamento. Sendo assim, o custo médio pode variar bastante também.
De modo geral, em residências, o sistema pode custar entre R$ 15 mil e R$ 50 mil. Como o sistema é modular, pode ser dimensionado de acordo com as necessidades de cada usuário.
Quanto mais cara for a conta de luz do imóvel em questão, maior será o valor inicial necessário para instalação do sistema. Sendo assim, a tendência é que os valores sejam maiores nos casos de instalação de painéis fotovoltaicos em empresas e indústrias.
Ainda que o custo inicial seja proporcional aos valores das contas de luz, é nos casos de maior consumo que o investimento mais vale à pena, pois a economia de energia acaba gerando um retorno financeiro ainda mais rápido.
Continue a leitura para saber também sobre o custo da manutenção de um sistema fotovoltaico.
Quanto custa para fazer a manutenção?
Há três tipos principais de manutenção que podem ser realizadas em sistemas fotovoltaicos: preventiva, preditiva e corretiva. A principal delas é a manutenção preventiva, que deve ser realizada anualmente. Veremos mais detalhes sobre cada uma delas a seguir.
Manutenção preventiva
Essa manutenção é muito importante para evitar danos nos módulos solares e preservar a vida útil do sistema. Ajuda a manter o sistema funcionando de maneira eficaz e por mais tempo, evitando custos com reposição de peças ou eventuais reparos. O custo da manutenção anual fica em torno de 0,5% do investimento inicial no sistema solar fotovoltaico.
Envolve basicamente uma limpeza periódica nos painéis, com o objetivo de minimizar os riscos de falhas no sistema. Vários fatores podem afetar a produção de energia dos painéis. A sujeira é um dos principais, mas também um dos mais simples de serem corrigidos.
Vale a pena dedicar um tempinho para fazer essa limpeza anual, pois resíduos concentrados ao longo do tempo podem formar manchas nas placas solares e favorecer o desenvolvimento de fungos que podem causar corrosão nos painéis, reduzindo a sua vida útil.
Quanto mais limpos estiverem os painéis, melhor será o seu desempenho para a produção de energia. Estima-se que a sujeira acumulada sobre eles pode causar perdas de até 25% da geração em alguns casos
Para realizar essa manutenção basta usar água e um pano macio, mas o mais indicado é contratar uma empresa qualificada para fazer esse tipo de limpeza, para não correr o risco de causar danos aos painéis ou, pior ainda, sofrer uma queda grave.
Manutenção preditiva
Esse tipo de manutenção não precisa ser tão frequente quanto à preventiva. Consiste em uma inspeção visual periódica dos painéis, com a finalidade de identificar possíveis arranhões, manchas, rachaduras ou qualquer outro tipo de dano ao painel.
Para saber quando é necessário realizar a manutenção preditiva, é preciso acompanhar o desempenho do equipamento através do sistema de monitoramento. Com os módulos funcionando regularmente, não há necessidade de se preocupar.
Caso de fato seja preciso realizar a manutenção preditiva, tome os devidos cuidados: use equipamento de segurança para subir no telhado e não se apoie sobre os módulos.
Esse tipo de manutenção também é importante para reduzir os custos com manutenção corretiva, pois possibilita a identificação de danos logo no início.
Manutenção corretiva da Instalação de energia solar
Como o próprio nome já sugere, essa manutenção tem o propósito de corrigir algum dano ocorrido aos painéis. Quando ocorre uma queda no desempenho e é identificado algum tipo de avaria nos módulos, é preciso contratar o serviço de uma equipe capacitada para realizar a manutenção corretiva.
Por isso é tão importante realizar os outros dois tipos de manutenção regularmente, de modo a identificar o quanto antes qualquer dano que possa surgir no painel. Se detectado no início, o problema pode ser simples de ser reparado, e menores serão os gastos necessários para recuperar o bom desempenho do sistema.
Como a manutenção corretiva só é necessária em casos específicos, os usuários podem passar longos períodos de tempo sem nem mesmo precisar se preocupar com a necessidade de realizá-la.
A praticidade e o baixo custo com relação às manutenções necessárias são aspectos que acabam reforçando a energia solar como uma fonte de energia econômica e exequível em diversas realidades.