O grafeno, uma única camada de átomos de carbono dispostos em uma rede hexagonal, pode revolucionar a energia solar, abrindo caminho para uma fonte de energia mais eficiente e sustentável para o futuro. O que se deve a sua versatilidade em inúmeras aplicações.

A energia solar é reconhecida há muito tempo como uma solução crucial para os desafios globais de energia e meio ambiente. Apesar de suas inúmeras vantagens, como limpeza, sustentabilidade e abundância, a energia solar enfrenta obstáculos em termos de eficiência e custo.

Os painéis solares tradicionais à base de silício têm limitações na conversão eficaz da luz solar em eletricidade. Além disso, os processos de produção intensivos e caros associados aos painéis de silício dificultam sua adoção generalizada.

Painel solar
Painel solar

Com sua notável condutividade elétrica, flexibilidade e transparência, o grafeno tem a capacidade de superar as limitações dos painéis à base de silício. Tornando as células solares mais eficientes, econômicas e ecológicas.

Por que usar grafeno nos panéis de energia solar?

Maior eficiência para captação de energia solar

Uma das vantagens mais significativas do grafeno é sua capacidade de absorver um amplo espectro de luz, incluindo comprimentos de onda ultravioleta, visível e infravermelho. Essa propriedade permite que as células solares baseadas em grafeno capturem mais luz solar e a convertam em eletricidade com maior eficiência em comparação com as células tradicionais baseadas em silício.

Pesquisadores já alcançaram eficiências de até 22% com células solares baseadas em grafeno, superando a faixa média de 15% a 20% para células baseadas em silício.

Flexibilidade e a resistência

Além disso, a flexibilidade e a resistência mecânica do grafeno oferecem maiores possibilidades de design, permitindo a integração de células solares em várias superfícies e estruturas. A flexibilidade das células à base de grafeno também aumenta sua durabilidade, reduzindo os custos de manutenção e estendendo sua vida útil.

Melhor para o meio ambiente

A produção de células solares baseadas em grafeno oferece benefícios ambientais significativos em comparação com os painéis de silício tradicionais. Isso porque a produção de silício envolve altas temperaturas e o uso de produtos químicos tóxicos, levando a emissões nocivas e poluição ambiental.

Em contraste, o grafeno pode ser produzido por métodos mais ecológicos, como a deposição química de vapor, que opera em temperaturas mais baixas e envolve a decomposição de gases contendo carbono.

Assim, as propriedades únicas do grafeno são uma grande promessa na transformação da energia solar em uma fonte de energia mais eficiente, econômica e sustentável para o futuro. Ao superar as limitações dos painéis tradicionais à base de silício, as células solares à base de grafeno têm o potencial de melhorar a indústria de energia solar tornando-a mais acessível e ecológica.

Fonte: Citylife

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares