A Agência de Cooperação Técnica da Alemanha, GIZ Brasil e a Universidade Federal de Santa Catarina acordaram uma parceria para produzir hidrogênio verde. O valor do investimento será de R$12 milhões para a produção de energia elétrica, hidrogênio e amônia verdes no laboratório do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da UFSC.

O investimento da Cooperação Alemã vai assegurar a obra do novo bloco do laboratório da UFSC, um prédio em construção que servirá como vitrine para a indústria da viabilidade e aplicação da tecnologia. Os recursos também serão utilizados para a capacitação de pesquisadores, professores e estudantes. 

O hidrogênio verde é aquele obtido com o uso de uma fonte renovável de energia, no processo de eletrólise da água que o separa do oxigênio naquela molécula.“Você pode usar o hidrogênio para, a partir dele, fazer diversas coisas, desde usá-lo numa célula combustível para convertê-lo de volta em eletricidade até ser usado como combustível.

Por exemplo, os foguetes são todos movidos a hidrogênio” explica o professor Ricardo Ruther, coordenador do Grupo Fotovoltaica, da Universidade Federal de Santa Catarina.

O Projeto faz parte do Projeto H2Brasil da GIZ, que trabalha em conjunto com o Ministério de Minas e Energia (MME) pela expansão do mercado de hidrogênio verde (H2V) no Brasil. O principal objetivo da parceria é o estímulo ao desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas ao H2V e seus derivados.

Confira aqui o story do post!

Posts Similares