A eletricidade voltou a ser uma questão tensa no Brasil desde a época dos apagões. Contudo, agora o problema é sentido no bolso do consumidor e, cada vez mais, a energia solar se mostra como a melhor solução.

Ao que sugere a pesquisa da Cemig, em 2023, os consumidores em Minas Gerais enfrentarão um aumento de 11% em suas faturas, superando significativamente a previsão de 5,96% para o IPCA no mesmo período.

De acordo com um recente estudo realizado pela Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia), houve um aumento significativo na elevação de preços de energia em comparação com a inflação medida pelo IPCA, que foi de 58%, e com o mercado livre de energia, que teve uma alta de 9% no mesmo período.

Na contramão dos aumentos volumosos da energia elétrica, o investimento em energia solar se torna cada vez mais atraente e acessível, principalmente se considerarmos as opções crédito generosas.

Hoje, sem os sistemas fotovoltaicos, é preciso consumir menos para pagar valores maiores que nos anos anteriores. Por isso, a fonte solar mostra que é possível diminuir e muito esses valores, fazendo um consumo comum de eletricidade.

Realidade brasileira no bolso do consumidor

Nos últimos 8 anos o Brasil passou por situações delicadas que geraram um aumento de 70% nas tarifas residenciais de eletricidade. Além disso, foi o setor que teve maior crescimento comparado às outras inflações neste período.

Um exemplo de influência recente foi a decisão do STF de retomar as cobranças do ICMS sobre a eletricidade. Sem o cálculo diferenciado, a União voltará a receber bilhões de reais em arrecadações. Por fim, esse valor vai ter interferência nos valores das contas de eletricidade.

Em alguns estados espera-se um aumento maior do que 10% nas tarifas, um aumento considerável. Principalmente para as famílias de baixa renda, dificultando a compra em outros setores essenciais.

Energia solar pode salvar as finanças de diversas famílias brasileiras
Energia solar pode salvar as finanças de diversas famílias brasileiras

Com o aumento da energia solar no mix de eletricidade brasileira, ela se encontra em um momento propício para quem busca contas mais baixas. Nos últimos anos, vimos a queda dos preços desta tecnologia, o que facilitou o acesso a diferentes famílias.

Além disso, a energia solar é cada vez mais alvo de investimentos nacionais e estrangeiros. Com um retorno financeiro rápido e imediato, o investimento inicial acaba se pagando após 5 a 7 anos de instalação do sistema fotovoltaico.

Então, com uma vida útil de 25 anos, o consumidor acaba por muitos anos pagando apenas os valores mínimos da rede de eletricidade.

Futuro promissor para a energia solar

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais surgem dispositivos que podem facilitar a aquisição de sistemas fotovoltaicos. Alguns projetos já conseguem gerar energia solar compartilhada para conjuntos habitacionais, por exemplo.

Com o custo dividido entre os moradores, é possível realizar esse investimento inicial e que dará um retorno imediato. Além disso, o excedente produzido pode ser vendido para as próprias empresas de distribuição elétrica, ou para cooperativas e associações que trabalham no setor.

Caso você esteja interessado na instalação de energia solar em sua residência, pode buscar esses projetos para entender melhor os valores praticados na sua região. Outras pessoas que podem se beneficiar com o investimento solar são os pequenos e médios empresários.

Muitas das vezes, para quem tem comércio e indústria, as contas de eletricidade são cada vez mais altas e difíceis de pagar. Por fim, a fonte solar está em uma tendência de avanços e crescimentos e, por isso, não será uma tecnologia obsoleta.

Na verdade, é possível esperar condições cada vez melhores para o investimento no setor solar. Ainda mais se houver uma preocupação com os cidadãos e como o período da pandemia ainda afeta as condições financeiras dos brasileiros.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares