Apesar de vivermos a era tecnológica, nem todas as pessoas do mundo têm acesso à eletricidade. Por isso, a energia solar pode ser uma grande aliada na democratização do acesso a essa demanda básica nos dias atuais.

Então, grandes países e organizações podem auxiliar regiões menores e com pouca infraestrutura nos seus desenvolvimentos. Isso é o que a União Europeia está fazendo com comunidades de outros continentes.

Recentemente, ela fez uma ação nas Filipinas, para que vilarejos locais pudessem ter acesso a energia solar. Assim, desenvolvendo a economia e as possibilidades de crescimento das famílias da região.

Veja como foi a ação da União Europeia

A União Europeia forneceu cerca de 30.500 unidades de sistemas solares domésticos (SHS) para vilarejos remotos em Mindanao. Essa é uma tentativa de reduzir o problema de eletricidade no país, com cerca de um milhão de residências nas Filipinas ainda sem acesso à energia.

O programa foi marcado por uma cerimônia realizada pela UE em conjunto com o Banco Mundial e a National Power Corporation (Napocor) na cidade de Davao, na segunda-feira.

“Estamos orgulhosos de ter financiado esta ação que atingiu diretamente comunidades vulneráveis ​​e isoladas, proporcionando uma solução sustentável para uma necessidade básica como o acesso à eletricidade”, disse Christoph Wagner, chefe de cooperação da delegação da UE ao país, na cerimônia

Impacto da possível da energia solar nas comunidades

Por sua parte, Ndiamé Diop, Diretor do Banco Mundial para Brunei, Malásia, Filipinas e Tailândia, observou que “ainda há mais de 1 milhão de lares nas Filipinas sem acesso à eletricidade, a maioria em regiões remotas e isoladas ou ilhas de Mindanao.

Diop disse que governança adequada, financiamento público e soluções de energia renovável fora da rede “são essenciais para levar eletricidade a essas famílias e comunidades remotas e empobrecidas”.

A UE forneceu uma doação de 18,4 milhões de euros como parte do Programa de Acesso à Energia Sustentável de 66 milhões de euros da União.

Os SHS já estão instalados nas casas das famílias beneficiárias de cinco cooperativas elétricas em Bukidnon, Sultão Kudarat, Davao do Sul, Cotabato e Cotabato Sul.

A Napocor realizou a aquisição em massa de sistemas de painéis de energia solar e facilitou a entrega e instalação de 30.500 unidades para residências dentro das áreas de franquia das cinco cooperativas elétricas participantes. 

energia solar ao redor do mundo pode salvar o mundo.

Cada pacote SHS inclui um painel solar de pico de 50 watts, controlador de carga com baterias de íons de lítio que podem alimentar pelo menos 4 lâmpadas LED, rádio, lanterna e portas USB para carregar gadgets.

Possibilidades futuras para a energia solar

Além da União Europeia, outros blocos econômicos podem realizar ações que incentivam a democratização da energia solar. Isso é benéfico não só para os países que recebem os apoios, mas também para o mercado e a produção tecnológica.

Com um maior número de locais com acesso a painéis solares, aumenta a demanda de conhecimento, produtos e profissionais especializados. Além disso, o acesso à eletricidade é essencial para que as comunidades possam estudar, trabalhar e ter acesso a uma diversidade maior de realidades.

Dessa forma, espera-se que essa recente ação da União Europeia tenha replicações em mais locais do mundo. Ajudando a avançar para um planeta mais verde, sustentável e igualitário através da energia solar.

Posts Similares