O mercado de energia solar cresce cada vez mais ao redor do mundo e, por isso, recebe investimentos crescentes. Além disso, as possibilidades de trabalho e atuação da tecnologia solar são mais diversas.

Dessa forma, o mercado solar tem mais impacto nas contas de energia, nas vidas das pessoas, na formação e, também, nas oportunidades de trabalho. Veja quais áreas serão essenciais no futuro do crescimento da energia renovável ao redor do globo.

Desenvolvimento de células perovskita

Essa nova tecnologia está progressivamente mais presente no mercado de energia solar. Percebe-se que a utilização da perovskita amplia a eficiência de conversão da incidência solar em eletricidade.

Contudo, ainda há muitos investimentos, estudos e descobertas a serem feitas com esse material. Por isso, é possível acompanhar de perto a vanguarda da revolução na área com esse e outros produtos utilizados nos painéis solares.

Por fim, encontrar maneiras de potencializar a produção desse mineral, com redução de custos, pode democratizar a energia renovável ao redor do mundo.

Agricultura e energia solar

A agrovoltaica, às vezes conhecida como agrossolar, é o uso simultâneo de áreas de terra para produção de alimentos e geração de energia, eliminando a competição pelo uso da terra. 

As empresas estão trabalhando em coisas como painéis transparentes que permitem que as plantações cresçam abaixo deles.

Devido ao alto potencial interdisciplinar nesse mercado de energia solar, startups podem surgir para crescer o investimento no segmento. Essa é uma nova forma de pensar a sustentabilidade, aliando energia limpa, produção de alimentos e agroecologia. 

Reciclagem de painéis de energia solar

O mercado de energia solar trata sobre sustentabilidade e responsabilidade com o meio ambiente. Por isso, é importante pensar no impacto do lixo produzido na construção das infraestruturas necessárias para a conversão de eletricidade.

Reciclagem de tecnologia solar é ponto chave para um futuro sustentável
Reciclagem de tecnologia solar é ponto chave para um futuro sustentável.

Assim, um primeiro ponto que pode ganhar destaque é o reaproveitamento de materiais já utilizados em antigos painéis solares. Bem como, a construção de novas infraestruturas a partir da reciclagem de materiais advindos de outros produtos de fora do mercado.

Limpeza e manutenção de painéis solares

Com o crescimento dos investimentos em energia solar residencial e empresarial, cresce também a necessidade de especialistas na área. Então, tanto instaladores, quanto profissionais de manutenção serão necessários para atender a alta demanda mundial.

Ainda mais com locais transicionando de combustíveis fósseis para energias renováveis, serão necessários grandes grupos de pessoas qualificadas. Dessa forma, a sustentabilidade estará aliada a criação de empregos e aumento de renda familiar.

Além disso, políticas públicas podem gerar empregos e levar energia solar para comunidades com dificuldades de infraestrutura. Com isso, é possível ver que o investimento no setor solar se faz necessário para que diversos segmentos da sociedade sejam impactados positivamente.

Quer ficar atualizado?

Quer ficar atualizado sobre as últimas notícias e tendências sobre energia solar? Então siga o blog da Solfácil que oferece o que há de melhor de conteúdo para o consumidor final ou integrador sobre a geração de energia distribuída!

Posts Similares