Somos seres sociais e como tais, necessitamos estar em constante contato com outras pessoas. O que fazemos através de amigos, parentes e no trabalho. E nessas interações, técnicas podem ser implantadas para obter resultados específicos, no caso, a escuta ativa.

Uma pesquisa realizada pela Forbes, constatou que os brasileiros passam em média 8,7 horas por dia trabalhando. O que representa cerca de 48% do tempo total desperto. Ou seja, passamos um grande tempo em contato com colegas de trabalho, clientes, fornecedores, dentre outros. 

O que ressalta a importância de ter uma comunicação clara, eficaz e objetiva.

Aprendemos a falar e nunca mais paramos, e em contrapartida grande parte da população sente dificuldade em se comunicar. Seja pelo excesso de informação que lhe é apresentada ao mesmo tempo, falta de concentração ou desinteresse.

Técnica de comunicação para se destacar dos seus concorrentes

E se te contasse que para você conseguir ser entendido, ao invés de falar mais, você deve treinar a sua escuta? É isso que uma importante técnica de comunicação chamada Escuta Ativa propõe. Mas de que maneira? Vamos te explicar tudo logo abaixo! 

O que é escuta ativa?

Escuta ativa é uma técnica de comunicação que pode trazer grandes benefícios, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Ela tem a capacidade de gerar resultados positivos, como empatia, conexão verdadeira e o principal para seu negócio, mais vendas.

Ajuda a construir e manter, de maneira eficiente, uma conversa. Consiste em promover entendimento, entre ouvinte e interlocutor.

Ou seja, a pessoa que ouve consegue entender de maneira clara a mensagem que está sendo transmitida. Ela interpreta e assimila toda a informação passada.

Ouça seu cliente e suas necessidades.

A escuta ativa promove o desenvolvimento de habilidades de comunicação. Fazendo com que o ouvinte demonstre interesse verdadeiro no que está sendo passado para ele, promovendo confiança e criando uma conexão real entre as pessoas. 

No seu negócio isso pode se manifestar através de um melhor alinhamento e entendimento entre os setores da empresa, uma melhora na comunicação com a sua equipe e a criação de uma conexão mais forte com seus clientes. 

Qual sua importância e benefícios?

A escuta ativa melhora o relacionamento interpessoal, ou seja, você consegue se comunicar de maneira mais assertiva com seu cliente. Compreendendo melhor suas demandas e podendo ajudá-lo a resolver seus problemas de maneira mais prática. 

Isso melhora a visão que seu cliente tem de você e do seu negócio. Fará com que ele te enxergue como alguém com quem ele sempre pode contar quando houver uma necessidade.

Você criará um vínculo forte com esse cliente, facilitando sua comunicação por meio da demonstração genuína de interesse no que está sendo tratado e aumentando mais as chances de uma venda bem sucedida.

Ofereça um atendimento personalizado.

Como resultado dessa técnica, você passa a desenvolver mais a empatia. Que é a habilidade de se colocar no lugar de outra pessoa, sentir e compreender o que ela está passando, caso estivesse passando pela mesma situação.

Essa é uma habilidade extremamente necessária para que você possa realmente entender as dores do seu cliente.  

Com uma escuta mais treinada, você também consegue reduzir os conflitos internos da empresa, se comunicando de maneira mais clara e objetiva com seus colaboradores. Facilitando o entendimento do que está sendo passado a eles. 

Demonstrar real interesse no que o outro fala proporciona um melhor desempenho do trabalho em equipe, pois todos se sentiram à vontade para dar sua opinião sobre as demandas internas e externas.

Isso dará a você a chance de realizar mudanças positivas para a equipe, tornando o trabalho em grupo mais dinâmico e gerando resultados mais satisfatórios, pois todos estarão alinhados com os mesmos objetivos da empresa.

Como treinar sua escuta e praticar

Como toda habilidade, a escuta ativa precisa ser treinada e pode ser melhorada conforme você pratica. Tenha em mente que pode ser um pouco difícil no começo, mas com o tempo e determinação vai conseguir melhorá-la e alcançar resultados satisfatórios. 

Veja maneiras de treinar essa ação

Abaixo listamos um passo a passo para você começar a praticar sua escuta ativa.

1 – Tenha interesse real no que o outro está passando

Ao conversar com um cliente, mostre que realmente está interessado no que ele diz. Não tente adivinhar o que ele vai dizer, antes dele terminar de falar. Procure prestar atenção nas queixas dele, assim saberá como ajudá-lo.

Converse olhando nos olhos, isso demonstra que você realmente está ali, prestando atenção no que lhe é passado.

Falar enquanto olha no olho da outra pessoa faz com que ela preste atenção no que você diz, pois ela continuará a manter o contato visual. Assim vocês conseguiram se comunicar de maneira clara e eficaz.

2 – Mantenha o foco

Evite fazer outras coisas enquanto fala com seu cliente. Celulares ou computadores podem te distrair facilmente, e dar a impressão de que você não está realmente atento ao problema do seu cliente. Se concentre na pessoa com quem está conversando.

4 – Não julgue

Evite julgar a fala do outro, seja cliente ou colaborador. Exercite a empatia e tente imaginar como ele se sente. Isso ajudará você a compreender melhor o que está sendo comunicado. 

Seja um provedor de empatia e deixe seu cliente o mais satisfeito possível.

Pense que ele está ali por uma demanda, pessoal ou da empresa, e aquele problema pode ser grande para ele, pois geralmente pode se tratar de algo que precisa ser resolvido logo.

5 – Deixe o interlocutor à vontade

Tente criar um ambiente agradável para que seu cliente se sinta à vontade para conversar com você sobre a demanda dele. Perceba a maneira com que ele se expressa, tanto de forma verbal quanto corporal. Assim vai conseguir perceber se algo está incomodando ele. 

Muitas vezes, por não se sentir à vontade para discutir seu problema, o cliente deixa de relatar coisas importantes que poderiam fazer com que você oferecesse um produto ou serviço diferente.

Isso faz com que você não entenda de maneira exata o que ele procura e como consequência acabam não finalizando a venda.

6 – Faça perguntas

Fazer perguntas te ajuda a compreender melhor o que seu cliente está procurando. Assim pode se aprofundar mais sobre o assunto, conseguindo oferecer produtos que realmente farão a diferença no dia a dia dele.

Evite bagunçar o raciocínio do seu cliente

Porém, tome cuidado! Perguntas em excesso ou descontextualizadas podem acabar incomodando e afetando a experiência de compra do cliente. 

Deixe a conversa fluir de maneira natural, se atentando em manter o assunto na demanda principal do cliente, e fazendo perguntas para se aprofundar mais e verificar se existem outras oportunidades que possam ser exploradas melhor.

7 – Mantenha a postura corporal

Manter uma postura corporal correta ajuda você a passar uma imagem mais profissional. Conversar com alguém que mantém uma postura adequada e olha nos olhos faz com que a outra pessoa mantenha mais o foco no que está sendo falado e preste mais atenção. 

8 – Treine sua empatia

Treinar sua empatia vai fazer com que você consiga entender melhor a situação pelo qual seu cliente está passando, vai te ajudar a ver pela perspectiva dele e oferecer o produto que o atenderá de uma maneira mais completa e eficaz.

Isso criará um vínculo de confiança entre seu cliente e você, fazendo com que ele se sinta mais à vontade para se comunicar e fortalecendo a relação entre vocês.

Transmita confiança e domínio do seu ramo ao seu cliente.

Ter uma conexão forte ajuda seu cliente a pensar primeiramente em você, caso haja necessidade de realizar uma compra ou consulta de produtos e serviços

Não se esqueça que para ser ouvido é necessário saber ouvir. Esse treino vai melhorar gradativamente sua escuta ativa, fazendo com que as pessoas gostem de conversar cada vez mais com você, pois sentem que você verdadeiramente as escuta.

O resultado? Mais clientes procurando por você, pois sabem que você vai ajudá-las a encontrar as soluções que procuram.

Não se esqueça, se este artigo fui útil para você e lhe ajudou a solucionar uma dúvida ou problema que você estava enfrentando, não deixe de seguir nossos canais de comunicação para ficar sempre por dentro de tudo o que há de novo no mercado de energia solar!

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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