A Savannah Energy Niger Solar Limited, subsidiária integral da empresa de energia com sede no Reino Unido, anunciou que assinou um Memorando de Acordo (MOA) com o governo do Níger para desenvolver 2 usinas de energia solar fotovoltaica com uma capacidade de geração de energia instalada combinada de até 200 MW.

Espera-se que os dois projetos propostos estejam localizados a 20 km das cidades de Zinder e Maradi, respectivamente, no sul do país. Além disso, cada usina terá capacidade produtiva entre 50 e 100 MW, disse a empresa em comunicado à imprensa.

Chegada dos novos projetos de energia solar

Os estudos de viabilidade do projeto devem ser concluídos ao longo do próximo 1 ano, segundo os dados da empresa. Espera-se que as duas usinas de energia solar recebam sanções em 2024, com a possibilidade de licitações e investimentos de capital privado.

A empresa Savannah espera financiar os 2 projetos a partir de uma combinação de seus próprios fluxos de caixa gerados internamente e receitas vindo de apoio estatal e do setor privado.

Energia solar é alvo de investimento em Níger
Energia solar é alvo de investimento em Níger

Ibrahim Yacoubou, Ministro de Estado de Energia e Energias Renováveis ​​do Níger, comentou sobre a importância destes novos projetos de energia solar. Esses projetos se somam ao Parc Eolien de la Tarka de até 250 MW, uma usina eólica que também surgiu a partir da empresa Savannah.

Em março de 2022, a empresa assinou um acordo com o Ministério para a construção e operação do parque eólico como produtor independente de energia (IPP) na região de Tahoua, no sul do Níger.

Novos planos para um futuro verde

Andrew Knott, CEO da Savannah Energy, disse que é este tipo de projeto de alto impacto de desenvolvimento que a empresa de energia renovável está buscando entregar, com o potencial de aumentar o fornecimento de eletricidade na rede no país em mais de 20%.

Catherine Inglehearn, embaixadora britânica no Níger, disse que esses investimentos estrangeiros são cruciais para o desenvolvimento social e econômico contínuo do Níger.

A declaração disse que os projetos de energia solar devem ser conectados à seção centro-sul da rede elétrica do Níger, que deverá ser interconectada à zona da rede elétrica ocidental (que serve Niamey) até 2026, como parte de um projeto financiado pelo Banco Mundial.

A Savannah Energy, cotada na AIM, está ativa em Camarões, Níger e Nigéria e busca maiores parceiros em outras nações. Com isso, os países que precisam do investimento externo estão conseguindo superar crises energéticas através da energia solar.

Fonte: ZAWYA

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares