Sem a inclinação ideal do telhado, o proprietário do galpão pode vir a enfrentar diversos problemas estruturais no futuro, além dos prejuízos financeiros como consequência disso. Por essas e outras razões, fazer um cálculo confiável e seguro referente à inclinação do telhado é fundamental para garantir uma boa estrutura para o galpão. 

No artigo a seguir, vamos falar sobre a inclinação do telhado, a importância da sua segurança na obra e como o seu cálculo deve ser feito. Boa leitura! 

Por que a inclinação do telhado para galpão é importante?

O telhado de um galpão tem diversas funções importantes: garantir a segurança das pessoas que vão trabalhar nele contra o calor e o frio, o vento, a poluição e a chuva; proteger os equipamentos e mercadorias que possam ficar armazenados neles; viabilização das atividades que serão exercidas em seu interior, entre outras.

Preencha os dados abaixo que respondemos na próxima live e lhe avisaremos por email.

Entenda o porque a inclinação de um telhado é tão importante, para o bom resultado do projeto
Entenda o porque a inclinação de um telhado é tão importante, para o bom resultado do projeto

A inclinação do telhado é um aspecto primordial na construção de qualquer obra. Existe para que seja possível escoar toda a água da chuva com segurança, evitando goteiras e infiltrações no galpão que podem levar a diversos outros problemas, como curto circuitos, mofo e até mesmo riscos à integridade física das pessoas que trabalham no galpão.

Além disso, a inclinação do telhado ajuda a proteger as telhas, que se não forem impermeáveis sofrerão desgaste mais rápido e podem quebrar devido ao acúmulo de água. 

A melhor forma de evitar o surgimento desse tipo de inconveniente e minimizar os riscos de gastos futuros para reparar os danos é fazer o cálculo correto da inclinação do telhado. Para isso, conte com um profissional capacitado, que vai te assegurar que a construção seja realizada seguindo todas as normas de segurança. Confira a seguir como deve ser feito esse cálculo. 

Como calcular a inclinação ideal do telhado para galpão?

O ideal é que o cálculo de inclinação do telhado seja feito já no início do projeto, antes mesmo da obra começar. Assim, é possível ter uma visão mais ampla de como será a estrutura do galpão, garantindo que terá a inclinação adequada descoberta a partir do cálculo.

Deixar para fazer o cálculo posteriormente pode levar a uma série de problemas. Se a estrutura não levar em consideração o telhado e a sua inclinação, aumenta os riscos de cálculos errados e problemas estruturais futuros. Melhor prevenir, não é mesmo?! 

Além do cálculo da obra em si, também deve ser feito um estudo sobre o comportamento dinâmico do vento, já que os efeitos de carregamento do vento sobre a cobertura do galpão dependem diretamente da sua inclinação.

É fundamental também considerar as especificações dos tipos de telhas. Em galpões simples, as mais utilizadas são as de aço galvanizado, que são mais leves e possibilitam aumentar o espaçamento das terças. A desvantagem fica por conta da alta transmissão de ruído e calor ao ambiente interno. 

Outra questão a ser considerada é a determinação do item 11.6.1 da Norma Brasileira 8800, que propõe que “todas as coberturas e pisos de edifícios sujeitos ao recebimento de água de chuva, com inclinação inferior a 5%, devem ser verificados para assegurar que a água não venha a se acumular em poças em decorrência dos deslocamentos da estrutura”.

Aprenda como calcular a inclinação ideal de um telhado para galpão
Aprenda como calcular a inclinação ideal de um telhado

Na hora de realizar o cálculo da inclinação, os principais pontos que devem ser levados em consideração são a unidade de medida, o tipo de telha e os acessórios do telhado. Veremos cada um deles mais detalhadamente a seguir. 

A unidade de medida

Para esse tipo de cálculo, normalmente usa-se a porcentagem, pois trabalhar com graus é complexo, principalmente aplicando essa unidade de medida em relação ao restante da obra. O cálculo é feito através do percentual em relação à metragem da estrutura. 

Dessa forma, se a inclinação recomendada pelo seu fabricante é de 10%, essa indicação significa que a cada 100 centímetros de estrutura, o telhado deve subir 10 centímetros. O mesmo vale referente às outras inclinações: se a recomendação é de 30%, a cada 100 centímetros de estrutura o telhado deve subir 30 centímetros, e assim sucessivamente. 

Os centímetros são usados para facilitar o entendimento e visualização do quanto o telhado do galpão deve aumentar de tamanho em relação à estrutura da edificação. 

O tipo de telha

O tipo de telha escolhido é um dos principais fatores a serem considerados, pois geralmente é o que define a inclinação do telhado. Cada tipo de telha possui uma inclinação ideal sugerida, que normalmente inclui um intervalo de variação que deve ser seguido. 

Não usar a inclinação recomendada pelo fabricante da telha pode causar problemas variados na estrutura do seu galpão, como goteiras, infiltrações e até mesmo o comprometimento das telhas e de toda a estrutura. 

As inclinações mais comuns são:

  • Telhas cerâmicas: de 30% a 40%, dependendo do tipo e tamanho;
  • Telhas de concreto: de 30% a 40%, com variações como as cerâmicas;
  • Telhas de fibrocimento: 10% a 30%, mas alguns tipos (como o calhetão) podem chegar a 5%;
  • Telhas galvanizadas: 3%, devido à sua qualidade metálica. 

Acessórios no telhado para galpão

Além de considerar a unidade de medida e o tipo de telha escolhido para estruturar o telhado do seu galpão, também é importante realizar outros cálculos levando em conta outros detalhes. Por exemplo, se deseja que o telhado seja meia água, duas, quatro, etc. 

Esses aspectos servem para que o construtor responsável saiba a posição das cumeeiras (telhas curvadas que devem ser posicionadas na parte superior do telhado), e também o quanto o telhado deve ultrapassar os limites da parede. 

Além disso, também é indicado aproveitar os cálculos e a análise da inclinação do telhado do seu galpão para instalar as calhas na posição definida como mais adequada. 

Agora que você já tem uma noção dos elementos que devem ser considerados para fazer o cálculo da inclinação, confira a seguir como fazer a base da estrutura. 

Como fazer a base de um galpão?

A construção do telhado de um galpão depende diretamente da base, que deve ser feita a partir de uma estrutura metálica, servindo como cobertura para a edificação. 

Entenda como funciona a construção da base de um galpão
Entenda como funciona a construção da base de um galpão

O primeiro passo é consultar o código de obras, para avaliar as regras e permissões para a construção no espaço em questão. Contrate uma empresa de construção civil para desenvolver o projeto do seu galpão, pois assim você terá soluções para as suas exigências, de modo que sejam atendidas segundo as possibilidades.

Na hora de elaborar o projeto, é importante que ele inclua todas as exigências e detalhes possíveis, pois quanto mais completo o projeto, menos imprevistos você terá pela frente. 

A obra em si tem início na nivelação do chão, o que vai garantir qualidade à estrutura que será levantada. Normas como a NBR 13133 devem ser respeitadas, para garantir a segurança de todo o processo. Depois, é hora de instalar as vigas metálicas, que conferem mais resistência à obra. 

A inclinação do telhado, assim como as demais etapas da construção de um galpão (ou de qualquer outro tipo de obra) é um assunto que deve receber a devida atenção. Por isso, os cálculos devem ser realizados e revisados por um profissional capacitado no assunto.

Como o galpão é parte importante do seu negócio, vale a pena investir um pouco a mais para garantir a segurança de todos. 

Como a Solfácil pode lhe auxiliar

Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Ao integrar a solução de financiamento com parceiros estratégicos e know-how para projetos e homologações, criamos um ambiente favorável para implementação da energia solar, seja por parte do consumidor ou por parte do integrador. Quer saber mais? Defina seu interesse:

Posts Similares

Estórias Solares