O 1º lote de painéis solares instalados na maior fábrica de máquinas-ferramenta da DMG Mori, na cidade de Iga, no Japão, vem gerando 5.400 kW de energia solar desde o começo de fevereiro deste ano.

O projeto levou 6 meses para ser finalizado e esses dispositivos vão produzir 6 milhões de kWh por ano. Ou seja, o suficiente para suprir cerca de 13% da demanda anual de eletricidade desta fábrica em específico.

Continuação do projeto

A seguir, a instalação do 2º lote de painéis fotovoltaicos será finalizada ainda este ano e passará a fornecer 5.200kW a partir de fevereiro de 2024. Por fim, o 3º lote entrará em tem previsão de início de funcionamento marcado para dezembro do próximo ano, gerando 2.800kW adicionais, cobrindo um total de 130 mil metros quadrados de telhados.

A produção total de 13,4 MW vai suprir 30% da demanda anual da fábrica e tornará a instalação o maior sistema de geração de energia solar para uso comercial privado da história do Japão. 

Toda a eletricidade gerada pela instalação será consumida na fábrica de máquinas e ferramentas de Iga, reduzindo as emissões de CO2 do local em aproximadamente 5.300 toneladas todos os anos a partir de sua conclusão.

Essa foi uma das maneiras que a empresa encontrou de superar os problemas de abastecimento energético que alguns países estão passando. Além disso, é uma alternativa sustentável que promove sua valorização no mercado local.

A DMG Mori está fazendo inúmeros esforços para alcançar uma operação sustentável, orientada para a reciclagem e neutra em carbono. Agora, ela utiliza energia verde e sustentável em todas as suas instalações, buscando a autossuficiência. Porém, pela grande escala de suas produções, o caminho continua sendo percorrido.

Além da energia solar, algumas de suas fábricas utilizam biomassa de resíduos de madeira de suas produções e de outras empresas.

Energia solar no futuro da empresa

Outro sistema de energia solar está em operação na fábrica da DMG Mori nos EUA em Davis, Califórnia, desde novembro de 2022. Além disso, a partir de fevereiro de 2025, a fábrica de Nara no Japão também começará a gerar eletricidade a partir de painéis solares.

Empresa japonesa segue o caminho de seu país com a energia solar
Empresa japonesa segue o caminho de seu país com a energia solar

Bem como, o grupo compensa as emissões de CO2 que não consegue reduzir, investindo em projetos sustentáveis ​​de proteção do clima internacionalmente reconhecidos. Desde 2021, todos os processos de fabricação da DMG Mori, desde a aquisição de peças até o envio do produto, buscam essa neutralidade na produção de carbono.

Hoje, todas as máquinas DMG Mori no mundo são enviadas com o logotipo “Máquina Verde”. Por fim, a empresa continuará a expandir o uso de energia renovável para acelerar a redução das emissões de CO2 e contribuir para a realização de uma sociedade neutra em carbono, segundo falas de seus responsáveis.

Fonte: PES Media

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares